Linha de Fundo: Grandes a caminho do Jamor e CR7 vem ao Dragão

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

FC Porto, Benfica e Sporting seguem em frente na Taça de Portugal. Dragões voltaram a apanhar um susto, na Luz deu goleada e os leões foram categóricos. Ainda o cada vez mais histórico Cristiano Ronaldo, visto da Linha de Fundo

Foi você que pediu mais um beirão?

FC Porto 2 (Mehdi Taremi 4′, Marega 24′) – CD Tondela 1 (João Mendes 20′)

Uma semana depois do empolgante 4-3 para a Liga, FC Porto e Tondela regressaram ao Dragão para discutirem a passagem aos oitavos-de-final da Taça. Seguem em frente os campeões nacionais e detentores do troféu. Vitória por 2-1, com mérito, mas com alguns sustos… outra vez.

Sérgio Conceição promoveu quatro alterações no onze em relação ao jogo da última jornada da Liga, entraram Diogo Costa, Diogo Leite, Grujic e Corona.

O Tondela voltou a apresentar-se com uma linha de cinco defesas.

Assumindo a infinitiva inicial o FC Porto entrou a ganhar: aos 4 minutos Taremi a marcar.
Chegou a vez da resposta beirã, aproveitando a facilidade com que explorava a defesa portista, com destaque para as investidas de Murillo e a capacidade técnica de Mário González. Dupla em evidência na origem do golo do Tondela marcado por João Mendes.

Foi sol de pouca dura, já que passados quatro minutos os dragões, por Marega, voltavam a estar à vantagem. Foi a 9.ª vez que Marega marca o golo da vitória do FC Porto.
Sem deslumbrar, o FC Porto assumiu rigor defensivo, compromisso e trabalho.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1338202475384483842

Foi determinante a forma como a equipa portista soube ter bola na segunda parte, não permitindo ao Tondela criar momentos de ataque, apesar das tentativas da equipa de Ayestarán, que aos 87 minutos dispôs de uma flagrante oportunidade para empatar, com Souley a atirar de cabeça por cima… só tinha Diogo Costa pela frente.

Quanto a destaques individuais, notas positivas para a dupla Taremi/Marega, o sempre irrequieto Otávio, e para a noite inspirada de Zaidu, até que foi obrigado a sair lesionado no início da segunda parte.

No Tondela, Jhon Murillo, aposta no 11 inicial, foi o grande responsável pelos lances de ataque dos beirões. 
FC Porto nos oitavos de final da Taça pela 4.ª época consecutiva.

Foi a 12.ª vitória consecutiva do FC Porto em casa na Taça de Portugal.

Passeio goleador

SL Benfica 5 (Gonçalo Ramos 11′, Pizzi 13′, Haris Seferović 15′ e 42′, Pedrinho 57′) – Vilafranquense 0

Entrada a matar no jogo por parte do Benfica, chegando aos três golos de vantagem nos primeiros 15 minutos. Fatal para a equipa de Vila Franca de Xira, de quem se esperava um pouco mais, foi presa fácil para as águias. Muitos erros, não oferecendo resistência, permitindo que a equipa de Jorge Jesus toda a iniciativa do jogo.

Terceiro jogo disputado nos últimos 10 dias, dando a Jorge Jesus a oportunidade de dar minutos a jogadores menos utilizados, casos de Pedrinho, Seferovic e Gonçalo Ramos, e, por outro lado, dar descanso a outros, como Darwin, Everton e Adel Taarabt.

O bom início benfiquista foi determinante e num abrir e fechar de olhos a situação ficava resolvida muito cedo. Gonçalo Ramos, Pizzi e Seferović, marcaram no primeiro quarto de hora. Com a vantagem a dar conforto o Benfica foi batendo na mesma tecla, enquanto que o Vilafranquense ia resistindo como podia, sem que fosse capaz de incomodar o adversário. Muito fácil para o Benfica, que teve mérito pelo expressivo resultado.

Apresentou confiança e mais inspiração.

Quanto a destaques individuais, Haris Seferović, que bisou, leva a maior nota. Gonçalo Ramos teve mais oportunidade bem aproveitada, mostrando todo o talento e mantendo-se sempre ligado ao jogo. Pedrinho foi outro dos destaques da noite, marcando um grande golo… finalmente uma exibição feliz.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1338243038418776065

Pela 5.ª época consecutiva o Benfica chega aos 1/8 da Taça de Portugal.
A vitória por 5-0 frente ao Vilafranquense é a maior da época 2020/21.

Pizzi é o melhor marcador do Benfica 2020/21 com 9 golos e é o 2.º com mais influência em golos (9 golos/2 assistências) atrás de Darwin Núñez (6 golos/6 assistências).

Jogaram como gente grande

Sporting CP 3 (Tiago Tomás 26′, Bruno Tabata 45′, João Palhinha 64′) – FC Paços de Ferreira 0

Uma exibição categórica na primeira parte. Domínio completo dos leões, com a equipa a criar diversas ocasiões de perigo, mostrando um futebol alegre e dinâmico. Foram 2 golos – e que golos – marcados na primeira etapa do jogo, mas bem podiam ter sido ainda mais. Quem joga assim merece ser feliz. Este leão tem raça.

Tabata estreou-se a titular e ocupou o lugar do castigado Pedro Gonçalves, marcando um grande golo em Alvalade.

O Paços de Ferreira esteve tímido, pouco agressivo e sem capacidade de contrariar o jogo leonino. Melhorou um pouco na segunda parte, conseguindo incomodar mais, mas o Sporting teve sempre a partida controlada, conseguindo marcar mais um golo e arrumar com a questão. Vitória bem conseguida, mostrando qualidade e uma enorme atitude.
Foi mais uma demonstração de grande nível do líder do campeonato, desta vez subindo mais um degrau na caminhada para o Jamor, passo dado com firmeza e mérito.

Continua a ser ainda muito cedo para definir que rumo levará esta equipa bem treinada por Amorim, mas o lema lançado pelo técnico ficaram bem expressas neste jogo para a Taça de Portugal: ”Onde vai um vão todos”.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1337683610296520704

Destaques individuais para a capacidade física e técnica de Tiago Tomás, deu tudo na luta pela titularidade. O dinamismo e entrega de Nuno Santos, atravessa um grande momento. A tranquilidade que a dupla João Mário e Palhinha transmitem à equipa. Ainda nota positiva para Bruno Tabata, fez a estreia a titular, dando garantias que é ma opção de muita qualidade para o plantel. 
O Sporting não perde há 10 jogos, registo que não alcançava desde 2018/19, com Marcel Keizer (2 vezes).

O Sporting continua a regularidade estatística: marcou em todos os jogos realizados esta temporada.  Nas provas nacionais, o Sporting marcou, pelo menos, 2 golos em cada jogo disputado.  Foi a 2.ª derrota consecutiva do Paços, o que acontece pela 2.ª vez esta época.

Números da Semana

  • 114. Ao vencer o Olympiakos (0-2) na última jornada do Grupo C, o FC Porto tornou-se na equipa portuguesa com mais vitória na Liga dos Campeões. No total, são 114 triunfos em 251 jogos para os dragões. Segue-se o Benfica com 113 vitórias em 259 jogos. Ambas são as únicas equipas portugueses a ultrapassarem a centena de triunfos na prova máxima da UEFA. Sporting (26 vitórias/92 jogos), SC Braga (7/18) e Boavista (7/24) completam a tabela.
  • 63. Soma e segue. 63 milhões de euros. Valor ganho pelo FC Porto na Liga dos Campeões 2020/2021. 41,8 pela entrada na fase de grupos, depois, pelos resultados alcançados, o FC Porto encaixou 10,8 milhões pelas quatro vitórias que conseguiu (2,7M€ por cada uma) e ainda 900 mil euros pelo empate com o Manchester City. A fechar, o dragão recebe ainda mais 9,5 milhões de euros pelo apuramento para os oitavos-de-final da Champions.
  • 6. Portugal vai manter o sexto lugar do ranking da UEFA no final da época 2020/21, independentemente dos resultados de FC Porto, Benfica e Sporting Braga na fase a eliminar das competições europeias. Desta forma, e a exemplo do que já era certo para 2021/22, também em 2022/23 haverá duas equipas lusas com entrada direta na Liga dos Campeões, mais uma na terceira pré-eliminatória, o que significa mais uma entrada direta em relação à presente época.
  • 2025. Sérgio Oliveira renovou com o Futebol Clube do Porto até 2025. O médio de 28 anos, um dos capitães dos dragões, tinha contrato com o FC Porto até final desta temporada. Formado nas escolas do FC Porto e, após duas temporadas em Paços de Ferreira (2013/14 e 2014/15), Sérgio Oliveira voltou novamente à equipa portista.

https://twitter.com/FCPorto/status/1337698867220013056

  • 31-0. A equipa de benjamins do Real Madrid (sub-10 e sub-11) venceram formação da SAD Villaverde San Andrés por 31-0, num jogo de 40 minutos, resultado que está a gerar muita polémica em Espanha. No site, o Real Madrid noticiou a vitória, mas não divulgou o resultado.
  • 18 anos e 141 dias. Titular na receção do Wolverhampton ao Aston Villa, o avançado Fábio Silva entrou na história do clube. Aos 18 anos e 146 dias, o jogador português torna-se no segundo mais jovem de sempre do clube a ser titular na Premier League. O antigo jogador do FC Porto só é batido por Anthony Forde, que em dezembro de 2011 foi titular contra o Arsenal, com 18 anos e 41 dias.
  • 100. Cristiano Ronaldo cumpriu o jogo 100 pela Juventus. E que melhor forma de comemorar? Marcar 2 golos. A Juve venceu por 3-1 com o bis do internacional português que chegou aos dez golos na Serie A.
  • 400. Cristiano Ronaldo tornou-se no primeiro jogador desde 2000 chegar às 400 vitórias nas cinco principais ligas. 
Lionel Messi é o segundo desta lista com 365 vitórias, mais 15 que Gianluigi Buffon, guarda-redes da Juventus.

Frases da Semana

“Já estou a pensar nos 100 golos pela Juve, assim como em todos os títulos no final da temporada! Vamos lá, malta!Cristiano Ronaldo, nas redes sociais. Jogo 100 pela Juventus, bisou frente ao Génova e alcançou o 79.º golo.

Próximo desafio: chegar ao centésimo golo pela equipa italiana.

Ainda não estamos onde queremos, podemos e devemos estar. Nenhum de nós diz que este é o Benfica que tem a dimensão do Benfica, mas temos consciência de que iremos fazer mais. Perdemos as receitas europeias, cerca de 75%, por não nos termos qualificado para a Champions. Se não houver venda de jogadores até ao final do ano, não teremos capacidade para apresentar resultados na linha do que aconteceu nos últimos anos”. Domingos Soares Oliveira, CEO do SL Benfica.

Diz treinador do mês, mas, para mim, é equipa do mês. É sobre os jogadores e todas as pessoas que não estão aqui, mas trabalham arduamente comigo: treinadores, assistentes, especialistas em medicina desportiva, analistas e outros”. José Mourinho, técnico do Tottenham, eleito treinador do mês de novembro da Premier League.

Filip Singer / EPA

Obrigado a todos”. Diogo Jota foi eleito o melhor jogador do mês de novembro da Premier League pelos adeptos. O extremo do Liverpool superou a concorrência do compatriota Bruno Fernandes (Manchester United), de Ward-Prowse (Southampton) Kane (Tottenham), Reguilón (Tottenham) e de Vardy (Leicester).

O internacional português Diogo Jota deverá estar fora dos relvados durante cerca de dois meses, depois de se ter lesionado no jogo da Liga dos Campeões

É difícil conquistar um prémio destes, portanto estou muito orgulhoso por ter chegado ao meu terceiro. Ficarei feliz quando vencer a Premier League. O objetivo de ter vindo para Inglaterra, para um clube tão grande, é vencer a Premier League. Acho que temos hipóteses de conseguir isso”. Bruno Fernandes, jogador do Manchester United, eleito Melhor Jogador do mês de novembro da Premier League, naquela que foi a terceira distinção para o médio português na temporada 2020/2021.

Se Sá Pinto tiver o mínimo de vergonha na cara, apanha o avião e vai-se embora”. Galvão Bueno, jornalista brasileiro. Um grupo de adeptos do Vasco da Gama invadiu o treino para pedir satisfações face aos maus resultados.

Estão do c… , excecionais”. Depois de uma fase negativa, o Real Madrid somou a terceira consecutiva. Após o triunfo no dérbi ante o Atlético de Madrid, Zidane elogiou, com recurso a um palavrão, as exibições de Modric e Kroos.

Obrigado pelo apoio. Vou voltar em breve”. Raúl Jiménez no Twitter. O jogador esteve na quinta-feira, 10 de dezembro, no centro de treinos do Wolverhampton pela primeira vez desde que, a 30 de novembro, sofreu uma fratura craniana no jogo com o Arsenal, em que chocou de cabeça com David Luiz.

Hugo Delgado / Lusa

Estou frustrado, porque temos de encontrar uma maneira de ganhar o jogo. A qualidade das duas equipas foi muito pobre. Parece que todos querem ser amiguinhos e populares. Mas jogam pelo Manchester United para ganhar, não para serem amiguinhos de toda a gente”. Roy Keane, antigo capitão do Manchester United, agora comentador da Sky Sports, insatisfeito pelo que viu no dérbi de Manchester. O jogo cinzento terminou 0-0.

Choro é de dor, desespero, medo, angústia, cirurgia, muletas e outras lembranças ruins. Poderia ser pior, mas mais uma vez Deus me livrou de algo sério! Recuperar e voltar o mais rápido possível.Neymar, numa mensagem nas redes sociais.

Com o jogo no período de compensação entre PSG-Lyon, Neymar foi derrubado pelo compatriota Thiago Mendes e ficou no relvado a contorcer-se com dores. O número 10 da equipa parisiense abandonou o relvado de maca e em lágrimas.

Está posta de lado a hipótese de fratura no tornozelo esquerdo, temendo-se no entanto uma lesão ligamentar. O brasileiro aguarda agora para poder realizar os restantes exames e descobrir a natureza exata da lesão.

Momentos da Semana

A bola despede-se de Maradona

A Tyc Sports, canal de televisão desportivo argentino, apresenta o “Último Adeus”, um vídeo que percorre os passos de Diego Maradona, explorando de forma intimista a relação de Maradona com o futebol, a cultura popular e as emoções provocadas por uma bola de futebol. Uma homenagem brilhante.

Desta vez é a bola que se despede de Maradona, por caminhos que fizeram parte da sua vida como a Villa Fiorito, onde viveu a infância, os estádios La Patemal e Azteca e até as ruas de Nápoles, em Itália.

A bola que surge no vídeo é a Azteca, a oficial do Mundial de 1986, no México. A prova ficou marcada pela “mão de Deus”, e pelo “Golo do Século” a Inglaterra.

As imagens são acompanhadas pela música “Vine Hasta Aquí”, da banda Los Piojos. No final, a bola deixa sua mensagem a Maradona: “Obrigado por jogar comigo”.

Notável!

Champions e Liga Europa

Tubarão dá à costa no Douro, Arsenal na Luz e Roma em Braga

A Juventus de Cristiano Ronaldo é o adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os dragões vão jogar a primeira mão em casa (17 de fevereiro) e a segunda fora (9 de março), uma vez que foram segundos classificados na fase de grupos.

É o regresso de Cristiano Ronaldo ao Dragão, onde em 2009 marcou um grande golo, que lhe valeu o Prémio Puskas. Na altura jogava no Manchester United.

A Juventus tem dois laterais brasileiros que deixaram saudades nos adeptos do FC Porto e vão regressar a uma casa que bem conhecem como adversários: Danilo e Alex Sandro.

FC Porto e Juventus já se defrontaram por cinco vezes na história, com saldo claramente favorável aos italianos: em cinco jogos, somam quatro vitórias e um empate.

A última vez que mediram forças também foi nos oitavos de final da Champions, em 2017. Nessa altura, a formação da Serie A venceu os dois jogos, 1-0 em casa e 2-0 no Porto.

O campeão português, vencedor da mais importante prova europeia de clubes em 1987 e 2004, terá pela frente a Juve, que também venceu a Champions duas vezes (1985 e 1996) e que tem como figura principal Cristiano Ronaldo.

Jogos dos Oitavos-de-Final (Liga dos Campeões):

  • Barcelona – PSG
R
  • Leipiz – Liverpool
  • Atlético Madrid – Chelsea
  • 
Lazio – Bayern Munique
  • Borussia Monchengladbach – Manchester City
  • Sevilha – Borussia Dortmund
  • Atalanta – Real Madrid

https://twitter.com/FCPorto/status/1338475585543266307

Destaque para o confronto entre o Barcelona e o PSG, assim como o Atlético Madrid de João Félix com o Chelsea, ou o Manchester City, de Bernardo Silva, Cancelo e Rúben Dias, com os alemães do Borussia Monchengladbach.

Quanto à Liga Europa, Benfica defronta o Arsenal e Sporting de Braga mede forças com a Roma de Paulo Fonseca nos 16 avos de final da prova.

Na 1.ª mão, agendada para 18 de fevereiro, as equipas lusas jogam em casa. A 2.ª mão, marcada para o dia 25 de fevereiro, o Benfica vai a Londres e o Braga a Roma.

O sorteio, realizado esta segunda-feira, ditou também o confronto do Tottenham de José Mourinho com o Wolfsberger. O Manchester United de Bruno Fernandes vai defrontar a Real Sociedad; já ao Shakhtar Donetsk de Luís Castro calhou o Maccabi Tel-Aviv.

O Olympiacos de Pedro Martins vai defrontar o PSV, enquanto o AC Milan, onde joga Rafael Leão, vai medir forçar com o Estrela Vermelha, e o Lille de José Fonte, Renato Sanches, Tiago Djaló e Xeka vai jogar com o Ajax.

Boa sorte!

Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …

António Costa garante combate à crise sem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que a resposta à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 será feita sem austeridade, e com solidariedade, prometendo “apoio aos rendimentos, ao emprego e às empresas”. “Passado ano …

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …