Lince-ibérico morre atropelado três meses após ter sido libertado

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico www.lynxexsitu.es / wikimedia

Exemplar de Lynx pardinus, o lince Ibérico

Olmo, um jovem lince ibérico libertado no Alentejo, morreu depois de ter sido atropelado na EN 122. O animal ainda foi sujeito a cirurgia, mas não sobreviveu.

Um macho de lince-ibérico, de um ano, que tinha sido libertado no Alentejo, morreu durante uma cirurgia a que foi submetido, depois de ter sido encontrado ferido com sinais de atropelamento numa estrada no Alentejo.

No dia 2 de maio, um macho de lince ibérico, de um ano, foi encontrado ferido e com sinais de atropelamento na Estrada Nacional (EN) 122, no concelho de Mértola, distrito de Beja. O jovem lince-ibérico Olmo ainda foi sujeito a operação cirúrgica, “acabando por não resistir com vida”, refere o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), num comunicado enviado à Lusa.

Segundo o ICNF, trata-se da terceira morte por atropelamento de exemplares de lince-ibérico libertados no Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), no Alentejo, estando a taxa de sobrevivência da reintrodução da espécie em Portugal “estimada em 70%”.

Olmo tinha nascido, em março do ano passado, no Centro de Cría de Lince Ibérico Granadilla, em Espanha, e libertado, a 15 de fevereiro deste ano, perto de Mértola, durante o reforço do processo de reintrodução da espécie, no âmbito do projeto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal”.

O lince foi encontrado na faixa de rodagem da EN 122, perto do cruzamento de Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola, um local já conhecido pela mortalidade de fauna selvagem.

Olmo foi encontrado por um residente e proprietário de um restaurante em Mértola, que, “de imediato, deu sinal da ocorrência” ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e permaneceu junto do animal, que, entretanto, se deslocou até uma zona de mato adjacente à estrada.

A equipa de seguimento do ICNF deslocou-se ao local e, com apoio do SEPNA, capturou Olmo, que foi transportado para uma clínica veterinária especializada em intervenções ortopédicas em Loures, onde foi sujeito a uma cirurgia.

Olmo, que acabou por morrer durante a cirurgia, tinha lesões no fígado e no baço provocadas pelo embate do atropelamento, conforme confirmou a análise pós-morte realizada na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, refere o ICNF.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente há muito animal ao volante que, podendo desviar-se ou evitar o atropelamento, não o faz. Uma vez, um motorista que trabalhava para mim, gabou-se de ter atropelado um coelho bravo porque o colega que ia ao lado “gostava de petisco”. Despedi-o na hora e soube-me que nem petisco.

  2. Dos 4 gatos que já tive nesta casa apenas 1 conseguiu aprender a lidar com o trânsito da rua morrendo os outros 3 atropelados, e agora tem 3 anos. É uma percentagem de 25% de sucesso. Talvez pôr lombas nessa estrada negra no Alentejo.

RESPONDER

PCP de volta às negociações. Bloco rejeita bluff e exige mais reuniões com Costa

Ameaçou, mas não caiu. O PCP ainda está vivo e oficialmente de volta à mesa das negociações. A comitiva do Bloco de Esquerda esteve esta terça-feira reunida com o primeiro-ministro, em São Bento. No final de …

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …