Lince-ibérico morre atropelado três meses após ter sido libertado

Programa de Conservación Ex-situ del Lince Ibérico www.lynxexsitu.es / wikimedia

Exemplar de Lynx pardinus, o lince Ibérico

Olmo, um jovem lince ibérico libertado no Alentejo, morreu depois de ter sido atropelado na EN 122. O animal ainda foi sujeito a cirurgia, mas não sobreviveu.

Um macho de lince-ibérico, de um ano, que tinha sido libertado no Alentejo, morreu durante uma cirurgia a que foi submetido, depois de ter sido encontrado ferido com sinais de atropelamento numa estrada no Alentejo.

No dia 2 de maio, um macho de lince ibérico, de um ano, foi encontrado ferido e com sinais de atropelamento na Estrada Nacional (EN) 122, no concelho de Mértola, distrito de Beja. O jovem lince-ibérico Olmo ainda foi sujeito a operação cirúrgica, “acabando por não resistir com vida”, refere o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), num comunicado enviado à Lusa.

Segundo o ICNF, trata-se da terceira morte por atropelamento de exemplares de lince-ibérico libertados no Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), no Alentejo, estando a taxa de sobrevivência da reintrodução da espécie em Portugal “estimada em 70%”.

Olmo tinha nascido, em março do ano passado, no Centro de Cría de Lince Ibérico Granadilla, em Espanha, e libertado, a 15 de fevereiro deste ano, perto de Mértola, durante o reforço do processo de reintrodução da espécie, no âmbito do projeto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal”.

O lince foi encontrado na faixa de rodagem da EN 122, perto do cruzamento de Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola, um local já conhecido pela mortalidade de fauna selvagem.

Olmo foi encontrado por um residente e proprietário de um restaurante em Mértola, que, “de imediato, deu sinal da ocorrência” ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e permaneceu junto do animal, que, entretanto, se deslocou até uma zona de mato adjacente à estrada.

A equipa de seguimento do ICNF deslocou-se ao local e, com apoio do SEPNA, capturou Olmo, que foi transportado para uma clínica veterinária especializada em intervenções ortopédicas em Loures, onde foi sujeito a uma cirurgia.

Olmo, que acabou por morrer durante a cirurgia, tinha lesões no fígado e no baço provocadas pelo embate do atropelamento, conforme confirmou a análise pós-morte realizada na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, refere o ICNF.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente há muito animal ao volante que, podendo desviar-se ou evitar o atropelamento, não o faz. Uma vez, um motorista que trabalhava para mim, gabou-se de ter atropelado um coelho bravo porque o colega que ia ao lado “gostava de petisco”. Despedi-o na hora e soube-me que nem petisco.

  2. Dos 4 gatos que já tive nesta casa apenas 1 conseguiu aprender a lidar com o trânsito da rua morrendo os outros 3 atropelados, e agora tem 3 anos. É uma percentagem de 25% de sucesso. Talvez pôr lombas nessa estrada negra no Alentejo.

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …