As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto.
A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto “Orca Toronto” que passa pela construção de nove novas torres na cidade, sendo que a maioria delas serão ligadas por pontes suspensas, de modo a permitir que as pessoas se movimentem e desfrutem de todas as comodidades existentes sem nunca chegar ao solo.
Contudo, os indivíduos que se aventurarem em terra firme poderão desfrutar de um novo e extenso parque público.
O projeto “Orca Toronto” irá ocupar uma área de 6,5 hectares a oeste da famosa CN Tower. Ainda assim, já está definido que cerca de 4,5 hectares estão reservados para um parque repleto de zonas verdes, sendo a restante área ocupada pelas nove torres.
De acordo com o New Atlas, oito das nove torres irão incluir apartamentos habitacionais que deverão acolher cerca de 3 mil casas. A única torre restante será usada para albergar escritórios.
O New Atlas revela ainda que o projeto irá incluir um hotel, instalações de transporte e uma galeria que será aberta durante o verão e poderá estar coberta com um telhado de vidro durante o inverno.
As pontes aéreas terão a função de ligar os apartamentos, aos escritórios, espaços verdes e áreas comuns.
“O projeto apresenta uma configuração inovadora de torres residenciais ligadas por pontes elevadas que acomodam unidades habitacionais, jardins e áreas de lazer, maximizando a permeabilidade do empreendimento e da área do parque”, refere a empresa num comunicado enviado ao New Atlas.
O projeto está a ser desenvolvido pela empresa de arquitetos, em conjunto com outros investidores. No entanto, ainda está a ser revisto pelas autoridades municipais.