Líderes mundiais têm sido alertados desde 2006 para os riscos de uma pandemia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante o Fórum Económico Mundial

Desde 2006, na reunião que decorre em Davos, na Suíça, para o Fórum Económico Mundial, os líderes mundiais têm recebido no relatório alertas sobre análises de riscos da propagação de um vírus e o possível colapso dos sistemas de saúde.

Segundo noticiou a Rádio Renascença esta segunda-feira, os alertas constam do Global Risk Report, um relatório anual apresentado em cada fórum.

“Nos últimos anos, foi mencionada a fragilidade dos países numa potencial pandemia, independentemente de já termos passado por várias epidemias e por uma pandemia de gripe A”, afirmou à Renascença Fernando Chaves, especialista na multinacional de gestão de risco Marsh Portugal, que participa na elaboração do relatório.

Em 2019, notou o analista, houve um capítulo inteiro no relatório dedicado à questão dos vírus, algo que “passou ao lado de quem toma decisões”. Os alertas que estão a ser lançados há mais de uma década “já deviam estar a ser discutidos e as medidas a ser implementadas ao nível global”, afirmou Fernando Chaves.

De acordo com o especialista, os motivos que podem explicar a posição dos líderes mundiais quanto aos alertas passam, primeiro, pelo facto de serem “dados em cima de uma crise económica global que obrigou a cortes – e, portanto, o investimento em termos de saúde não era propriamente o mais indicado”. Por outro lado, “foi sempre visto como algo que podia acontecer, mas na verdade não era muito facilmente tangível”.

“Estiveram [os líderes mundiais] muito focados nas doenças crónicas. Mas deveriam estar preparados para dar resposta a problemas agudos – como alertou a OMS – e não apenas às questões crónicas”, sublinhou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …