Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

Paulo Cunha / Lusa

Inês de Sousa Real

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue.

Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes sociais e já anunciou que vai apresentar queixa no Ministério Público. A deputada e líder do Pessoas Animais Natureza (PAN) denunciou o que se passou no Twitter, onde mostrou as mensagens insultuosas que tem recebido.

“Confesso que não compreendo como é que alguém se sente no direito de ofender e ameaçar outra pessoa, pelo simples facto de estar na política e de defender as causas em que acredita. Desde que fui eleita porta-voz do PAN, que passei a receber mensagens deste teor”, escreveu a deputada.

A deputada continua ao dizer que respeita quem discorda das suas ideias e das do PAN, mas reforça que não aceita ou tolera “que alguém se sinta no direito” de a ameaçar, ofender ou coagir.

“Não só não me calarei, como não serei eu a ter cuidado com o que digo, porque digo e defendo aquilo em que acredito sempre dentro do espectro democrático e do respeito pelos demais. Não posso deixar passar em branco o desrespeito profundo que vamos permitindo em sociedade que se crie em torno de quem assume funções num órgão de soberania”, acrescenta a líder do PAN.

As mensagens recebidas até agora e as que continuar a receber serão encaminhadas para o Ministério Público pelas injúrias, ameaças e tentativa de coação, não apenas na sua qualidade de cidadã, mas também como alguém no exercício de um cargo político, que é uma circunstância agravante, avisa a deputada.​

A queixa de Inês Sousa Real surge dias depois de Ferro Rodrigues ter sido insultado e ameaçado por dezenas de negacionistas que protestaram em frente a um restaurante onde o Presidente da Assembleia da República estava a almoçar. Os manifestantes chamavam “assassino” e “ordinário” à segunda figura do Estado. Gouveia e Melo, coordenador da task force da vacinação, também já foi alvo de insultos semelhantes.

A Procuradoria-Geral da República já disse que abriu um inquérito ao que aconteceu com Ferro Rodrigues depois de uma participação da PSP. O inquérito está a decorrer no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco quer acordo escrito e Costa não diz que não. PCP diz que não houve avanços

O primeiro-ministro defendeu, esta sexta-feira, que a aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) não se prende em questões formais, mas sem excluir um "acordo escrito", tal como pediram os bloquistas. "Se quiserem um acordo …

Mulher de Rendeiro tem cinco dias para entregar obras de arte em falta

A mulher do ex-banqueiro será interrogada pelo tribunal na próxima sexta-feira e tem até quarta-feira para entregar à Polícia Judiciária (PJ) 15 obras de arte apreendidas em 2010 e que em recente diligência não foram …

Vacinação simultânea contra gripe e covid-19 arranca na segunda-feira

A vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe inicia-se na segunda-feira, abrangendo cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos, adiantou à agência Lusa a diretora-geral da Saúde. "A norma vai …

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …