Líder do CDS fala em “sabotagem interna” e critica o próprio grupo parlamentar

Paulo Novais / Lusa

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, falou em “sabotagem interna”, deixando críticas aos adversários internos e ao seu próprio grupo parlamentar.

A Comissão Política Nacional (CPN) do CDS voltou a reunir-se, tentando fazer frente a uma crise interna que já gerou demissões de alguns quadros do partido. O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, criticou os seus adversários internos, classificando-os de “minorias ruidosas” que levam a “tentativas de sabotagem interna”.

“Nem sequer são muitos, nem representam muita gente”, disse o presidente do CDS, citado pelo Observador. Francisco Mendes da Silva, líder da distrital de Viseu que anunciou recentemente a sua saída do partido, foi um dos visados nas críticas.

O próprio grupo parlamentar do CDS, cujos deputados foram escolhidos pela sua antecessora Assunção Cristas, não satisfaz Francisco Rodrigues dos Santos. “[Parece que há] um partido bom no Parlamento. E um partido mau que somos nós. E quando é o partido bom que fala parece que não somos nós”, confessou ‘Chicão’.

O Observador sabe ainda que a direção dos democratas-cristãos não gostou que o líder do grupo parlamentar, Telmo Correia, não os tivesse consultado sobre o apoio à recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do SL Benfica. O assunto gerou bastante polémica pelo facto de António Costa pertencer à Comissão de Honra.

Na altura, Francisco Rodrigues dos Santos veio a público criticar o primeiro-ministro, alargando o juízo a “qualquer outro político com papel de relevo na nossa democracia”. O Observador realça que, neste caso, as críticas tinham a intenção de visar Telmo Correia.

O líder do CDS deixou ainda críticas ao PSD, dizendo que era um partido “cinzento”, e ao Chega, que não passava de um movimento radical. “Não somos tão radicais quanto o Chega, nem tão cinzentinhos quanto o PSD”, disse.

“Estivemos para morrer com o regresso de Paulo Portas, que tinha sondagens tão baixas quanto as que temos hoje, e não morremos. [A anterior direção] teve 4% e deixou crescer a Iniciativa Liberal e o Chega para representação parlamentar. Nessa altura, identificavam-se [com o partido]. Hoje não se identificam?“, questionou ainda Rodrigues dos Santos, numa crítica direta aos seus deputados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …