Líder do assalto às armas de Tancos libertado

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

João Paulino estava preso preventivamente desde 28 de setembro de 2018. Esta segunda-feira foi libertado por excesso de prisão preventiva.

O ex-fuzileiro João Paulino foi hoje libertado por excesso de prisão preventiva. A notícia foi confirmada pelo advogado do arguido, Melo Alves. João Paulino, que estava preso preventivamente desde 28 setembro de 2018, é apontado pela PJ como o cabecilha do assalto aos paióis de Tancos.

De acordo com o Expresso, teria sido necessária uma decisão instrutória até esta terça-feira para que Paulino continuasse detido – algo que acabou por não se verificar. O antigo fuzileiro foi preso no âmbito da Operação Húbris.

O arguido poderá ser novamente preso, ao abrigo do processo do furto das 55 pistolas Glock da PSP, no qual está também acusado. O seu advogado, Melo Alves, descarta esta possibilidade pelo facto de, neste caso, lhe ter sido decretada como medida de coação o termo de identidade e residência.

O caso de Tancos está ainda na fase de instrução, em que são ouvidas as defesas dos arguidos. Caberá ao juiz Carlos Alexandre, no fim desta fase, decidir se o caso segue ou não para julgamento.

João Paulino ia ser ouvido no dia 22 de janeiro, mas acabou por ficar em silêncio já que não lhe foi dado acesso ao conteúdo das duas operações encobertas levada a cabo pela Polícia Judiciária. Os relatos destas operações só foram incluídos no processo principal há cerca de três semanas. A defesa de João Paulino não teve oportunidade de os consultar na altura, recusando-se, por isso, a prestar declarações em tribunal.

O caso de Tancos tem 23 arguidos, incluindo o ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, o ex-diretor da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, o ex-porta-voz da instituição militar, Vasco Brazão, e vários elementos da GNR.

O furto do armamento de guerra dos paióis foi divulgado pelo Exército português, a 29 de junho de 2017, com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Meteoritos desconhecidos podem estar a "bombardear" a atmosfera da Terra à velocidade da luz

Não é segredo que a Terra ocasionalmente recebe rochas do Espaço que explodem na atmosfera ou causam impacto na superfície. A Terra também vê chuvas de meteoros regularmente sempre que passa por nuvens de detritos …

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …