Libra cai para novo mínimo de 31 anos. Investidores livram-se das ações

A libra esterlina voltou a cair para o nível mais baixo em mais de 30 anos, ao cotar-se a 1,3113 dólares, a segunda queda abrupta depois da vitória do Brexit no referendo de 23 de junho.

A divisa britânica caiu esta terça-feira de manhã 1,8% face ao dólar, para 1,3113 dólares, abaixo da cotação de 1,3118 dólares atingida na segunda-feira a seguir ao histórico referendo, ganho pelos partidários da saída da União Europeia (UE), com 52% dos votos a favor.

A libra também se depreciou hoje face ao euro, ao cair 1,04% para 1,18 euros, um mínimo em mais de dois anos.

A incerteza em torno do Brexit também afetava a Bolsa de Londres, cujo principal índice estava a cair 0,27% para 6.504,77 pontos, devido à urgência dos investidores em desprenderem-se das ações.

O nervosismo instalou-se na Bolsa de Londres depois da empresa de gestão de fundos Standard Life ter suspendido temporariamente a cotação do seu fundo imobiliário para travar a retirada de capital resultante do voto favorável para sair da UE.

Os setores financeiros e empresariais pediram ao Governo conservador para dar garantias sobre o processo de negociação com Bruxelas e o futuro dos cidadãos comunitários que trabalham no Reino Unido.

Riscos para estabilidade financeira já se manifestam

O Banco de Inglaterra avisou hoje que os riscos para a estabilidade financeira já “se começaram a manifestar” depois da vitória da saída do Reino Unido da União Europeia e decidiu aliviar restrições aos bancos para apoiar a economia.

De acordo com a agência de notícias France Presse, face ao “desafio” que representa o Brexit, a medida anunciada pelo banco central britânico deverá fornecer aos bancos uma capacidade de empréstimo adicional de 150 mil milhões de libras (178,9 mil milhões de euros) para as famílias e as empresas.

Em concreto, o comité de política financeira do Banco de Inglaterra decidiu baixar de 0,5% para 0% a almofada de segurança imposta aos bancos para forçá-los a se prepararem para uma eventual turbulência.

A instituição tinha decidido aumentar esta exigência específica em março e esta deveria entrar formalmente em aplicação em março de 2017, mas o Banco de Inglaterra considera agora que os bancos devem ser dispensados desta restrição adicional, a fim de poderem desempenhar o seu papel de pulmão da economia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. conseguem perceber que essa flutuação da libra é completamente marginal? certo?

    e que há uns bons anos atrás o sr Soros a fez cair com as suas negociatas, uns 15% e que parece que ninguém se mostrou assim tão preocupado com isso.

    enfim!

  2. Especulação e pressão politica é do que se trata e alguém fica a ganhar enquanto outros perdem porque na prática o dinheiro não serve sequer para fazer uma omelete, quando se saturarem invertem a situação e a comédia continua com outro cenário.

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …