Libra cai para novo mínimo de 31 anos. Investidores livram-se das ações

A libra esterlina voltou a cair para o nível mais baixo em mais de 30 anos, ao cotar-se a 1,3113 dólares, a segunda queda abrupta depois da vitória do Brexit no referendo de 23 de junho.

A divisa britânica caiu esta terça-feira de manhã 1,8% face ao dólar, para 1,3113 dólares, abaixo da cotação de 1,3118 dólares atingida na segunda-feira a seguir ao histórico referendo, ganho pelos partidários da saída da União Europeia (UE), com 52% dos votos a favor.

A libra também se depreciou hoje face ao euro, ao cair 1,04% para 1,18 euros, um mínimo em mais de dois anos.

A incerteza em torno do Brexit também afetava a Bolsa de Londres, cujo principal índice estava a cair 0,27% para 6.504,77 pontos, devido à urgência dos investidores em desprenderem-se das ações.

O nervosismo instalou-se na Bolsa de Londres depois da empresa de gestão de fundos Standard Life ter suspendido temporariamente a cotação do seu fundo imobiliário para travar a retirada de capital resultante do voto favorável para sair da UE.

Os setores financeiros e empresariais pediram ao Governo conservador para dar garantias sobre o processo de negociação com Bruxelas e o futuro dos cidadãos comunitários que trabalham no Reino Unido.

Riscos para estabilidade financeira já se manifestam

O Banco de Inglaterra avisou hoje que os riscos para a estabilidade financeira já “se começaram a manifestar” depois da vitória da saída do Reino Unido da União Europeia e decidiu aliviar restrições aos bancos para apoiar a economia.

De acordo com a agência de notícias France Presse, face ao “desafio” que representa o Brexit, a medida anunciada pelo banco central britânico deverá fornecer aos bancos uma capacidade de empréstimo adicional de 150 mil milhões de libras (178,9 mil milhões de euros) para as famílias e as empresas.

Em concreto, o comité de política financeira do Banco de Inglaterra decidiu baixar de 0,5% para 0% a almofada de segurança imposta aos bancos para forçá-los a se prepararem para uma eventual turbulência.

A instituição tinha decidido aumentar esta exigência específica em março e esta deveria entrar formalmente em aplicação em março de 2017, mas o Banco de Inglaterra considera agora que os bancos devem ser dispensados desta restrição adicional, a fim de poderem desempenhar o seu papel de pulmão da economia.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. conseguem perceber que essa flutuação da libra é completamente marginal? certo?

    e que há uns bons anos atrás o sr Soros a fez cair com as suas negociatas, uns 15% e que parece que ninguém se mostrou assim tão preocupado com isso.

    enfim!

  2. Especulação e pressão politica é do que se trata e alguém fica a ganhar enquanto outros perdem porque na prática o dinheiro não serve sequer para fazer uma omelete, quando se saturarem invertem a situação e a comédia continua com outro cenário.

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …