Leões estrelas de documentário envenenados no Quénia

Dois pastores de gado da tribo queniana Maasai foram acusados de envenenar um grupo de leões na cidade de Narok, no Quénia, segundo as autoridades locais.

Dois pastores quenianos, Simindei Naururi e Kulangash Toposat, terão colocado veneno no corpo de uma vaca morta na reserva Maasai de Mara Gam, no sudoeste do país africano.

Um grupo de leões ter-se-á então alimentado dos restos do animal, sendo envenenados.

Os leões em causa tinham participado no Big Cat Diary, série de documentários da BBC dedicado à vida destes felinos na reserva de Maasai.

Oito leões estão a ser tratados a sintomas de envenenamento, mas dois dos animais morreram.

Um dos animais mortos era Bibi, uma fêmea de 17 anos de idade. Uma equipa da BBC que se encontrava na região conta que a leoa foi encontrada ofegante e a espumar pela boca.

Depois de morrer, o outro leão foi comido por hienas, contou à BBC o porta-voz do Serviço de Conservação da Vida Selvagem do Quénia, Paul Udoto.

Uma outra leoa, Sienna, está desaparecida, segundo dados de uma organização que luta pela conservação dos animais. A sua cria, com dois anos, está a ser tratada por veterinários.

A acção dos pastores terá sido motivada pelo facto de o grupo de leões ter morto três vacas durante uma incursão à sua reserva.

Segundo Alastais Leithead, correspondente da BBC em Nairóbi, há um conflito latente entre os grandes felinos e os pastores Maasai.

Não é a primeira vez que os pastores locais envenenam leões, diz Leithead.

O Serviço de Conservação da Vida Selvagem do Quénia alertou entretanto que outros animais podem ter sido afectados pelo envenenamento.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …