Leões estrelas de documentário envenenados no Quénia

Dois pastores de gado da tribo queniana Maasai foram acusados de envenenar um grupo de leões na cidade de Narok, no Quénia, segundo as autoridades locais.

Dois pastores quenianos, Simindei Naururi e Kulangash Toposat, terão colocado veneno no corpo de uma vaca morta na reserva Maasai de Mara Gam, no sudoeste do país africano.

Um grupo de leões ter-se-á então alimentado dos restos do animal, sendo envenenados.

Os leões em causa tinham participado no Big Cat Diary, série de documentários da BBC dedicado à vida destes felinos na reserva de Maasai.

Oito leões estão a ser tratados a sintomas de envenenamento, mas dois dos animais morreram.

Um dos animais mortos era Bibi, uma fêmea de 17 anos de idade. Uma equipa da BBC que se encontrava na região conta que a leoa foi encontrada ofegante e a espumar pela boca.

Depois de morrer, o outro leão foi comido por hienas, contou à BBC o porta-voz do Serviço de Conservação da Vida Selvagem do Quénia, Paul Udoto.

Uma outra leoa, Sienna, está desaparecida, segundo dados de uma organização que luta pela conservação dos animais. A sua cria, com dois anos, está a ser tratada por veterinários.

A acção dos pastores terá sido motivada pelo facto de o grupo de leões ter morto três vacas durante uma incursão à sua reserva.

Segundo Alastais Leithead, correspondente da BBC em Nairóbi, há um conflito latente entre os grandes felinos e os pastores Maasai.

Não é a primeira vez que os pastores locais envenenam leões, diz Leithead.

O Serviço de Conservação da Vida Selvagem do Quénia alertou entretanto que outros animais podem ter sido afectados pelo envenenamento.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Moedas "tem uma costela liberal". IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um "perfil liberal", mas que o partido precisa de perceber projeto do …

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …