Grandes músicos viajam para uma ilha remota na Noruega. Porquê? Em Giske, uma ilha onde vivem apenas 700 pessoas, há um estúdio respeitável por onde já passaram lendas da música: o Ocean Sound Recording.
Giske é uma pequena ilha no noroeste da Noruega, que é cercada por fiordes e montanhas de um lado e pelo mar do outro. Com cerca de 700 habitantes, a vida é tão calma que é extraordinário que, neste local, haja um estúdio altamente respeitável que já foi visitado por lendas da música como o A-ha ou o Arcade Fire.
E porque é que estes grandes nomes viajam para tão longe e para um lugar tão remoto? De acordo com o jornal espanhol ABC, o estúdio Ocean Sound Recording, na orla do antigo porto, é especialmente projetado para gravação, com uma casa integrada onde há acomodações e refeições no mesmo local onde a música é criada.
O estúdio foi construído pelos primos e ex-músicos Ante Giskeødegård e Lars Giskeødegård, que têm uma afinidade particular pelo local. Enquanto muitos estúdios de gravação tradicionais são construídos dentro de edifícios existentes, a Ocean Sound Recording foi projetada desde o início com uma única aspiração: ser o ambiente perfeito para artistas fazerem música.
Feita de madeira para obter um ambiente acolhedor, com um design vintage cuidadoso e aconchegante, o local conecta a modernidade e a natureza.
A jóia da coroa são as suas janelas, que foram um grande desafio de design, uma vez que, nos estúdios, não há janelas, já que o vidro rebate as ondas sonoras. No entanto, foi conseguido.
Segundo o proprietário do Ocean Sound Recording, ouvido pela CNN, é essencial ver o mar. “Quando se está no estúdio de gravação, é quase como se estivesse num barco. Só se consegue ver o mar, as ondas e o céu ao seu redor e isso desperta algo. Natureza e música são realmente muito próximas uma da outra, e em algum lugar, há criatividade. Não sei o que é, mas simplesmente funciona”, disse Giskeødegård.