Lei da Uber vetada por Marcelo publicada por engano em Diário da República

A conhecida – e polémica – Lei da Uber foi publicada esta sexta-feira em Diário da República, mas com uma particularidade: um erro dos serviços fez com que fosse colocada a versão que foi vetada por Marcelo Rebelo de Sousa.

A lei que define o regime jurídico da atividade de empresas como a Uber ou a Cabify foi publicada, esta sexta-feira, em Diário da República, mas na sua versão inicial, que mereceu o veto do Presidente da República.

O diploma publicado consagra a criação da contribuição da regulação e supervisão, a pagar pelos operadores de plataforma eletrónica, correspondente a uma percentagem entre o mínimo de 0,1% e o máximo de 2% dos valores de taxa de intermediação, a definir pelo membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e dos Transportes Urbanos.

No entanto, este trata-se do valor que Marcelo da República discordou, levando os deputados a introduzirem alterações na lei. A taxa elevou em 5% e foi retirado ao Executivo a possibilidade de a definir.

De acordo com o Jornal de Negócios, a versão final, aprovada em julho pelo Parlamento, será publicada em Diário da República entre esta sexta-feira e sábado, retificando assim a versão colocada esta manhã.

A Lei n.º 45/2018 tem como nome oficial: Regime jurídico da atividade de transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica.

Foi um erro dos serviços que fez com que fosse colocada a versão vetada. O jornal avança que a Presidência da República e o Governo foram informados desta falha, que terá tido origem no suporte informático da Assembleia da República.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mais antigo queijo do mundo foi descoberto numa sepultura egípcia (e estava contaminado)

O queijo mais antigo do mundo foi encontrado numa sepultura egípcia com 3.2 mil anos de idade. Cientistas descobriram que o produto estava contaminado com uma bactéria que pode causar uma doença mortal. Um grupo de …

Cientistas identificaram destino fatal da há muito perdida 8.ª Maravilha do Mundo

Os Terraços Rosa e Branco da Nova Zelândia, conhecidos como a 8.ª Maravilha do Mundo, desaparecerem misteriosamente há mais de 130 anos. Agora, um grupo de investigadores acredita ter descoberto o que levou ao fatídico …

Foram identificadas as mais antigas galáxias do Universo (às portas da Via Láctea)

Nas profundezas do espaço, astrónomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo a orbitarem a Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas  é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os …

México investiga morte de mais de 100 tartarugas de espécies protegidas

As autoridades mexicanas do ambiente estão a investigar a morte de mais de 100 tartarugas marinhas de espécies ameaçadas, cujas carcaças deram à costa num santuário de vida selvagem no estado de Chiapas. A agência de …

Cientistas “congelam” cancro para que a doença não se espalhe

Recorrendo a uma estratégia inédita, cientistas do Instituto OHSU Knight Cancer, em Oregon, nos Estados Unidos, conseguiram "congelar" células cancerígenas em cobaias. Através de uma nova molécula, travaram o movimento das células, impedido assim que …

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …