Os votos das europeias levariam 10 partidos ao Parlamento

António Cotrim / Lusa

Se os votos obtidos nas eleições europeias deste domingo se repetissem nas eleições legislativas de outubro, teríamos o Parlamento com mais partidos da História.

A redistribuição de votos das europeias para eleições legislativas serve para efeitos meramente académicos, mas nunca se aplica, uma vez que a enorme abstenção que se verifica nas eleições para o Parlamento nunca tem paralelo nas legislativas. Além disso, votando para os governos, os portugueses têm votado menos em partidos mais pequenos.

Ainda assim, o Expresso fez o exercício e, começando pelos partidos ditos pequenos, o PAN – que foi o grande vencedor da noite eleitoral deste domingo – passaria de apenas um para seis deputados. Três eleitos por Lisboa, dois pelo Porto e ainda um por Setúbal.

Aliança, Livre e Basta, os estreantes, conseguiriam eleger um deputado cada, todos eles no círculo de Lisboa. A ordem não é aleatória, uma vez que nas europeias o partido de Santana Lopes conseguiu mais votos do que o Livre, e o Livre conseguiu mais votos do que o Basta. Assim sendo, seriam três deputados, mais um grupo parlamentar de seis – nove deputados ao todo, neste bloco.

Neste sentido, António Costa conseguiria uma maioria de governação – 107 deputados, ou seja, mais 21 do que os que conseguiu obter nas legislativas de 2015. O curioso é que o PS só conseguiu mais um ponto percentual do que há quatro anos. Todavia, no sistema eleitoral, uma forte fragmentação dos votos e um forte resultado nos maiores círculos chegam para garantir ao partido mais votado um reforço significativo de eleitos.

Com estes resultados, os mais baixos de sempre dos sociais-democratas, o PSD só teria uma bancada parlamentar com 69 deputados, perdendo 20 face aos que tem atualmente.

Sem surpresa, o terceiro partido com representação parlamentar seria o Bloco de Esquerda, que acabaria com apenas mais quatro deputados do que tem hoje, ou seja, 23 deputados.

A CDU descia dos 17 para os 14 deputados. Já o CDS não voltava a ganhar o cognome de partido do táxi (cognome que lhe ficou associado quando ficou reduzido a cinco lugares, em 1991), mas ficava perto disso: apenas oito lugares.

Apesar de ser meramente académica, a extrapolação não deixa de dar sinais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Linhas do tempo da monarquia. Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …