Os votos das europeias levariam 10 partidos ao Parlamento

António Cotrim / Lusa

Se os votos obtidos nas eleições europeias deste domingo se repetissem nas eleições legislativas de outubro, teríamos o Parlamento com mais partidos da História.

A redistribuição de votos das europeias para eleições legislativas serve para efeitos meramente académicos, mas nunca se aplica, uma vez que a enorme abstenção que se verifica nas eleições para o Parlamento nunca tem paralelo nas legislativas. Além disso, votando para os governos, os portugueses têm votado menos em partidos mais pequenos.

Ainda assim, o Expresso fez o exercício e, começando pelos partidos ditos pequenos, o PAN – que foi o grande vencedor da noite eleitoral deste domingo – passaria de apenas um para seis deputados. Três eleitos por Lisboa, dois pelo Porto e ainda um por Setúbal.

Aliança, Livre e Basta, os estreantes, conseguiriam eleger um deputado cada, todos eles no círculo de Lisboa. A ordem não é aleatória, uma vez que nas europeias o partido de Santana Lopes conseguiu mais votos do que o Livre, e o Livre conseguiu mais votos do que o Basta. Assim sendo, seriam três deputados, mais um grupo parlamentar de seis – nove deputados ao todo, neste bloco.

Neste sentido, António Costa conseguiria uma maioria de governação – 107 deputados, ou seja, mais 21 do que os que conseguiu obter nas legislativas de 2015. O curioso é que o PS só conseguiu mais um ponto percentual do que há quatro anos. Todavia, no sistema eleitoral, uma forte fragmentação dos votos e um forte resultado nos maiores círculos chegam para garantir ao partido mais votado um reforço significativo de eleitos.

Com estes resultados, os mais baixos de sempre dos sociais-democratas, o PSD só teria uma bancada parlamentar com 69 deputados, perdendo 20 face aos que tem atualmente.

Sem surpresa, o terceiro partido com representação parlamentar seria o Bloco de Esquerda, que acabaria com apenas mais quatro deputados do que tem hoje, ou seja, 23 deputados.

A CDU descia dos 17 para os 14 deputados. Já o CDS não voltava a ganhar o cognome de partido do táxi (cognome que lhe ficou associado quando ficou reduzido a cinco lugares, em 1991), mas ficava perto disso: apenas oito lugares.

Apesar de ser meramente académica, a extrapolação não deixa de dar sinais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já se sabe o que colidiu com Júpiter em agosto

No mês passado, recebemos a notícia de um raro flash de luz em Júpiter, suficientemente brilhante para ser visto através de telescópios. De acordo com uma nova análise, a causa desse acidente foi um pequeno asteróide, …

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …