Se as legislativas fossem hoje, o PS ganharia sem maioria absoluta

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

Não é uma vitória esmagadora, uma vez que com 39% fica longe da maioria absoluta. Ainda assim, se as eleições legislativas fossem hoje, o Partido Socialista ganharia.

A maioria dos inquiridos pela sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa para o Público e para a RTP, divulgada esta quarta-feira, deseja uma vitória para o PS nas próximas eleições legislativas e rveela uma preferência por uma solução governativa à esquerda.

O estudo indica que, nas próximas eleições legislativas, o PS deverá recolher 39% das intenções de voto, enquanto que o Partido Social Democrata (PSD) se ficará pelos 28%. Este é um resultado mais favorável para o partido de António Costa em relação ao divulgado na primeira parte da sondagem, divulgada no início da semana, sobre os resultados previstos para as eleições europeias. O PS ficava-se apenas pelos 33%.

Em relação aos restantes partidos, os resultados deverão ser muito semelhantes ao que foi projetado para o Parlamento Europeu. Bloco de Esquerda consegue 9%; CDU regista 8% e o CDS-PP ficam-se pelos 7%.

De acordo com a sondagem, o PAN voltaria a entrar na Assembleia da República (3%), elegendo um deputado. O recém-criado Aliança teria um resultado inferior ao das Europeias: apenas 1% das intenções de voto, contra os 3% nas eleições para Estrasburgo.

O Público destaca que este estudo revela uma tendência de subida dos socialistas. Depois de terem caído a partir de janeiro, altura em que o PS acumulava 40% das intenções de voto, os socialistas voltaram a subir. Em março, a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios colocava o PS com 34,6%.

A verdade é que os resultados não dão uma maioria absoluta ao vencedor. Por esse motivo, o estudo inquiriu os eleitores sobre qual a solução governativa que preferem.

Neste tópico, e em caso de vitória do PS, a maioria (27%) pediu uma aliança dos socialistas com pelo menos um partido da esquerda ou uma reedição da geringonça (com CDU e BE). Apenas 16% considera que PS deve governar sozinho, resultado semelhante aos que optam por um bloco central em caso de vitória dos socialistas. Só 16% considera que PS deve governar sozinho.

Quanto à possibilidade de ser o PSD a obter mais votos, a maioria (21%) volta a preferir um Governo com apoio de partidos da esquerda, por exemplo através de um bloco central com o PS.

Quase um quinto (19%) considera que o melhor cenário é que se volte a constituir uma maioria de esquerda no Parlamento, mesmo que o PSD ganhe a eleição. Logo atrás surge a opção de uma reedição da PàF (PSD + CDS), com 17% a preferir essa opção. Uma solução de Governo minoritário liderado pelo PSD agrada a apenas 14% dos inquiridos.

95% dão nota positiva a Marcelo

O mesmo estudo debruça-se ainda sobre a popularidade do presidente da República e conclui que a mesma continua em alta. Segundo o Público, entre 1.882 inquiridos, 95% dão uma nota positiva a Marcelo Rebelo de Sousa, com uma média de 15,8 valores numa escala de 0 a 20.

Apenas 5% dos inquiridos daria a Marcelo uma nota inferior a 10 valores, em linha com outra sondagem de novembro de 2016. Nessa altura, a nota média do Presidente da República era de 16,2 valores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas rochas brilhantes no lado oculto da Lua

O veículo lunar chinês Yutu-2 encontrou "rochas brilhantes" relativamente jovens durante as suas expedições de exploração no lado oculto da Lua. De acordo com o portal de divulgação científica Our Space (de língua chinesa), citado …

A famosa estrela Betelgeuse está a recuperar o seu brilho

Novas observações revelaram que a famosa estrela Betelgeuse, cujo brilho diminuiu de forma inexplicável desde outubro, está a conseguir reverter este efeito de escurecimento, recuperando o seu brilho.  A estrela, uma super-gigante vermelha pertencente à …

Sardenha vai cobrar entrada em praia invadida por turistas

Sardenha, em Itália, quer limitar a entrada de turistas numa das suas famosas praias, La Pelosa. A praia vai ter lotação limitada e a entrada vai ser paga para maiores de 12 anos. As medidas de …

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …