Se as legislativas fossem hoje, o PS ganharia sem maioria absoluta

partidosocialista / Flickr

O primeiro-Ministro António Costa

Não é uma vitória esmagadora, uma vez que com 39% fica longe da maioria absoluta. Ainda assim, se as eleições legislativas fossem hoje, o Partido Socialista ganharia.

A maioria dos inquiridos pela sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa para o Público e para a RTP, divulgada esta quarta-feira, deseja uma vitória para o PS nas próximas eleições legislativas e rveela uma preferência por uma solução governativa à esquerda.

O estudo indica que, nas próximas eleições legislativas, o PS deverá recolher 39% das intenções de voto, enquanto que o Partido Social Democrata (PSD) se ficará pelos 28%. Este é um resultado mais favorável para o partido de António Costa em relação ao divulgado na primeira parte da sondagem, divulgada no início da semana, sobre os resultados previstos para as eleições europeias. O PS ficava-se apenas pelos 33%.

Em relação aos restantes partidos, os resultados deverão ser muito semelhantes ao que foi projetado para o Parlamento Europeu. Bloco de Esquerda consegue 9%; CDU regista 8% e o CDS-PP ficam-se pelos 7%.

De acordo com a sondagem, o PAN voltaria a entrar na Assembleia da República (3%), elegendo um deputado. O recém-criado Aliança teria um resultado inferior ao das Europeias: apenas 1% das intenções de voto, contra os 3% nas eleições para Estrasburgo.

O Público destaca que este estudo revela uma tendência de subida dos socialistas. Depois de terem caído a partir de janeiro, altura em que o PS acumulava 40% das intenções de voto, os socialistas voltaram a subir. Em março, a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios colocava o PS com 34,6%.

A verdade é que os resultados não dão uma maioria absoluta ao vencedor. Por esse motivo, o estudo inquiriu os eleitores sobre qual a solução governativa que preferem.

Neste tópico, e em caso de vitória do PS, a maioria (27%) pediu uma aliança dos socialistas com pelo menos um partido da esquerda ou uma reedição da geringonça (com CDU e BE). Apenas 16% considera que PS deve governar sozinho, resultado semelhante aos que optam por um bloco central em caso de vitória dos socialistas. Só 16% considera que PS deve governar sozinho.

Quanto à possibilidade de ser o PSD a obter mais votos, a maioria (21%) volta a preferir um Governo com apoio de partidos da esquerda, por exemplo através de um bloco central com o PS.

Quase um quinto (19%) considera que o melhor cenário é que se volte a constituir uma maioria de esquerda no Parlamento, mesmo que o PSD ganhe a eleição. Logo atrás surge a opção de uma reedição da PàF (PSD + CDS), com 17% a preferir essa opção. Uma solução de Governo minoritário liderado pelo PSD agrada a apenas 14% dos inquiridos.

95% dão nota positiva a Marcelo

O mesmo estudo debruça-se ainda sobre a popularidade do presidente da República e conclui que a mesma continua em alta. Segundo o Público, entre 1.882 inquiridos, 95% dão uma nota positiva a Marcelo Rebelo de Sousa, com uma média de 15,8 valores numa escala de 0 a 20.

Apenas 5% dos inquiridos daria a Marcelo uma nota inferior a 10 valores, em linha com outra sondagem de novembro de 2016. Nessa altura, a nota média do Presidente da República era de 16,2 valores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …