Legislativas 2019: Rio feliz porque “não houve hecatombe do PSD” (mas vai ponderar se continua)

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

“Foi manifestamente exagerada a profecia da hecatombe do PSD”. Esta foi a ideia que Rui Rio, líder do PSD, quis vincar na conferência de imprensa da noite eleitoral, onde afirmou “não há desastre nenhum”, mas notando que vai “ponderar” se continuará ou não à frente do partido.

O presidente do PSD considera que o partido provou que é “a única alternativa para governar Portugal”. Quanto aos resultados, destaca que o PSD consegue um valor “idêntico ao que foi em 2015”, pelo que considera que não se pode falar em “desastre”.

Embora assuma que “o PSD não atingiu o seu principal objectivo”, Rio constata que, “analisando as condicionantes”, o resultado “é positivo”, pois “o PS não teve a maioria absoluta” e o “PSD não teve o pior resultado de sempre”.

Sobre o futuro, Rio admite que vai “ponderar” com “serenidade”, ouvindo “as pessoas”, se vai continuar ou não à frente do partido. Mas assegura que vai ocupar o seu lugar de deputado no Parlamento.

E já olhando para o futuro, admite negociar com o PS acordos pontuais para aprovar medidas “estruturais” que considera fundamentais para o país.

“As próximas eleições autárquicas são estratégicas para o futuro do PSD”, considera ainda Rio, vincando que “a base do partido está na sua implantação autárquica”. “O PSD deve olhar muito a sério para as autárquicas”, aponta.

Sobre as “condicionantes” que diz terem contribuído para o resultado do PSD, Rio cita “razões internas e externas” e fala de “um enquadramento difícil“.

Externamente, Rio fala da “conjuntura internacional favorável” que ajudou ao crescimento da economia portuguesa “sem que o Governo precisasse de fazer grande coisa”.

Internamente, o presidente social-democrata refere o “surgimento de novos pequenos partidos à direita do PSD, e alguns saídos de dentro do próprio PSD”, cujos votos terão retirado cerca de 2% dos votos ao partido.

Mas Rio queixa-se ainda da “prolongada publicação de sondagens desmotivando o voto no PSD e mobilizando o voto no PS”. “Os comentadores ainda agora diziam que era um desastre para o PSD, não é desastre nenhum”, vinca também.

O líder do PSD não se esquece dos críticos internos, notando que “houve uma instabilidade de uma dimensão nunca antes vista na historia do PSD exclusivamente motivada por ambições pessoais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase meio milhão de portugueses estão em lay-off. "Sistema é errado", diz Francisco Louçã

Uma semana depois de o Governo ter aberto a porta ao lay-off simplificado, mais de 22 mil empresas já recorreram a este novo regime. Atualmente, há 425.287 trabalhadores nessa situação. Francisco Louçã considera este sistema …

Costa "chocado" com caso da morte no aeroporto. Enfermeira, médico e polícias também investigados

Além dos três inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que são suspeitos de terem agredido um cidadão ucraniano, que acabou por morrer, também há outros elementos do SEF, um médicos e uma enfermeira, …

Reino Unido ultrapassa número de óbitos da China. Itália ainda não conseguiu inverter a curva

O Reino Unido regista agora um número de óbitos superior ao número registado na China. Em Itália, embora o pico já possa ter sido ultrapassado, o país ainda não conseguiu inverter a curva epidemiológica. Nas últimas …

Keir Starmer substitui Jeremy Corbyn e é o novo líder do Labour

Keir Starmer, de 57 anos, que tem feito parte da equipa de topo de Jeremy Corbyn nos últimos três anos, no papel de secretário sombra do Brexit, é o novo líder do Partido Trabalhista. De acordo …

Marcelo vai pedir "apoio rápido e robusto" aos cinco maiores bancos do país

Marcelo Rebelo de Sousa vai reunir-se na próxima segunda-feira com os presidentes dos cinco maiores bancos portugueses para discutir o apoio que a banca pode dar às empresas e famílias. De acordo com semanário Expresso, o …

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …