Legislativas 2019: Rio feliz porque “não houve hecatombe do PSD” (mas vai ponderar se continua)

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

“Foi manifestamente exagerada a profecia da hecatombe do PSD”. Esta foi a ideia que Rui Rio, líder do PSD, quis vincar na conferência de imprensa da noite eleitoral, onde afirmou “não há desastre nenhum”, mas notando que vai “ponderar” se continuará ou não à frente do partido.

O presidente do PSD considera que o partido provou que é “a única alternativa para governar Portugal”. Quanto aos resultados, destaca que o PSD consegue um valor “idêntico ao que foi em 2015”, pelo que considera que não se pode falar em “desastre”.

Embora assuma que “o PSD não atingiu o seu principal objectivo”, Rio constata que, “analisando as condicionantes”, o resultado “é positivo”, pois “o PS não teve a maioria absoluta” e o “PSD não teve o pior resultado de sempre”.

Sobre o futuro, Rio admite que vai “ponderar” com “serenidade”, ouvindo “as pessoas”, se vai continuar ou não à frente do partido. Mas assegura que vai ocupar o seu lugar de deputado no Parlamento.

E já olhando para o futuro, admite negociar com o PS acordos pontuais para aprovar medidas “estruturais” que considera fundamentais para o país.

“As próximas eleições autárquicas são estratégicas para o futuro do PSD”, considera ainda Rio, vincando que “a base do partido está na sua implantação autárquica”. “O PSD deve olhar muito a sério para as autárquicas”, aponta.

Sobre as “condicionantes” que diz terem contribuído para o resultado do PSD, Rio cita “razões internas e externas” e fala de “um enquadramento difícil“.

Externamente, Rio fala da “conjuntura internacional favorável” que ajudou ao crescimento da economia portuguesa “sem que o Governo precisasse de fazer grande coisa”.

Internamente, o presidente social-democrata refere o “surgimento de novos pequenos partidos à direita do PSD, e alguns saídos de dentro do próprio PSD”, cujos votos terão retirado cerca de 2% dos votos ao partido.

Mas Rio queixa-se ainda da “prolongada publicação de sondagens desmotivando o voto no PSD e mobilizando o voto no PS”. “Os comentadores ainda agora diziam que era um desastre para o PSD, não é desastre nenhum”, vinca também.

O líder do PSD não se esquece dos críticos internos, notando que “houve uma instabilidade de uma dimensão nunca antes vista na historia do PSD exclusivamente motivada por ambições pessoais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …