Legislativas 2019: Rio feliz porque “não houve hecatombe do PSD” (mas vai ponderar se continua)

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

“Foi manifestamente exagerada a profecia da hecatombe do PSD”. Esta foi a ideia que Rui Rio, líder do PSD, quis vincar na conferência de imprensa da noite eleitoral, onde afirmou “não há desastre nenhum”, mas notando que vai “ponderar” se continuará ou não à frente do partido.

O presidente do PSD considera que o partido provou que é “a única alternativa para governar Portugal”. Quanto aos resultados, destaca que o PSD consegue um valor “idêntico ao que foi em 2015”, pelo que considera que não se pode falar em “desastre”.

Embora assuma que “o PSD não atingiu o seu principal objectivo”, Rio constata que, “analisando as condicionantes”, o resultado “é positivo”, pois “o PS não teve a maioria absoluta” e o “PSD não teve o pior resultado de sempre”.

Sobre o futuro, Rio admite que vai “ponderar” com “serenidade”, ouvindo “as pessoas”, se vai continuar ou não à frente do partido. Mas assegura que vai ocupar o seu lugar de deputado no Parlamento.

E já olhando para o futuro, admite negociar com o PS acordos pontuais para aprovar medidas “estruturais” que considera fundamentais para o país.

“As próximas eleições autárquicas são estratégicas para o futuro do PSD”, considera ainda Rio, vincando que “a base do partido está na sua implantação autárquica”. “O PSD deve olhar muito a sério para as autárquicas”, aponta.

Sobre as “condicionantes” que diz terem contribuído para o resultado do PSD, Rio cita “razões internas e externas” e fala de “um enquadramento difícil“.

Externamente, Rio fala da “conjuntura internacional favorável” que ajudou ao crescimento da economia portuguesa “sem que o Governo precisasse de fazer grande coisa”.

Internamente, o presidente social-democrata refere o “surgimento de novos pequenos partidos à direita do PSD, e alguns saídos de dentro do próprio PSD”, cujos votos terão retirado cerca de 2% dos votos ao partido.

Mas Rio queixa-se ainda da “prolongada publicação de sondagens desmotivando o voto no PSD e mobilizando o voto no PS”. “Os comentadores ainda agora diziam que era um desastre para o PSD, não é desastre nenhum”, vinca também.

O líder do PSD não se esquece dos críticos internos, notando que “houve uma instabilidade de uma dimensão nunca antes vista na historia do PSD exclusivamente motivada por ambições pessoais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …