Legislativas 2019: Rio feliz porque “não houve hecatombe do PSD” (mas vai ponderar se continua)

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O presidente do PSD, Rui Rio

“Foi manifestamente exagerada a profecia da hecatombe do PSD”. Esta foi a ideia que Rui Rio, líder do PSD, quis vincar na conferência de imprensa da noite eleitoral, onde afirmou “não há desastre nenhum”, mas notando que vai “ponderar” se continuará ou não à frente do partido.

O presidente do PSD considera que o partido provou que é “a única alternativa para governar Portugal”. Quanto aos resultados, destaca que o PSD consegue um valor “idêntico ao que foi em 2015”, pelo que considera que não se pode falar em “desastre”.

Embora assuma que “o PSD não atingiu o seu principal objectivo”, Rio constata que, “analisando as condicionantes”, o resultado “é positivo”, pois “o PS não teve a maioria absoluta” e o “PSD não teve o pior resultado de sempre”.

Sobre o futuro, Rio admite que vai “ponderar” com “serenidade”, ouvindo “as pessoas”, se vai continuar ou não à frente do partido. Mas assegura que vai ocupar o seu lugar de deputado no Parlamento.

E já olhando para o futuro, admite negociar com o PS acordos pontuais para aprovar medidas “estruturais” que considera fundamentais para o país.

“As próximas eleições autárquicas são estratégicas para o futuro do PSD”, considera ainda Rio, vincando que “a base do partido está na sua implantação autárquica”. “O PSD deve olhar muito a sério para as autárquicas”, aponta.

Sobre as “condicionantes” que diz terem contribuído para o resultado do PSD, Rio cita “razões internas e externas” e fala de “um enquadramento difícil“.

Externamente, Rio fala da “conjuntura internacional favorável” que ajudou ao crescimento da economia portuguesa “sem que o Governo precisasse de fazer grande coisa”.

Internamente, o presidente social-democrata refere o “surgimento de novos pequenos partidos à direita do PSD, e alguns saídos de dentro do próprio PSD”, cujos votos terão retirado cerca de 2% dos votos ao partido.

Mas Rio queixa-se ainda da “prolongada publicação de sondagens desmotivando o voto no PSD e mobilizando o voto no PS”. “Os comentadores ainda agora diziam que era um desastre para o PSD, não é desastre nenhum”, vinca também.

O líder do PSD não se esquece dos críticos internos, notando que “houve uma instabilidade de uma dimensão nunca antes vista na historia do PSD exclusivamente motivada por ambições pessoais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …