“Legendary Glamma”. A avó africana que se tornou um ícone da moda improvável

legendary_glamma / Instagram

Uma avó de uma área rural da Zâmbia, no sul de África, tornou-se um ícone de estilo e uma sensação da internet, após investir em figurinos e brincar a vestir-se com a sua neta fashionista.

Na casa dos 80 anos, Margret Chola é conhecida mundialmente como “Legendary Glamma” (uma junção em inglês para os termos “avó”, “glamourosa” e “lendária”) e é adorada por 225 mil seguidores no Instagram pelas suas fotografias de moda marcantes e divertidas.

“Eu sinto-me diferente, sinto-me nova e viva com essas roupas, de uma forma que nunca tinha sentido antes”, diz Chola à BBC. “Sinto que posso conquistar o mundo!”

A série quinzenal Granny Series foi criada em 2023 pela sua neta, Diana Kaumba, uma estilista que vive em Nova York.

Kaumba teve a ideia enquanto visitava a Zâmbia no segundo aniversário da morte de seu pai – a pessoa que ela diz ter inspirado a sua paixão pela moda, porque ele sempre se vestia bem.

Durante essa visita, Kaumba não tinha usado todas as roupas cuidadosamente escolhidas para a viagem, então perguntou à avó – ou Mbuya, na língua bemba – se ela queria experimentá-las.

“Eu não estava a fazer nada no momento, então simplesmente disse: ‘OK. Se é isso que quer fazer, vamos fazer – por que não?‘”, disse Chola.

“Vais sentir a minha falta quando eu morrer, e pelo menos assim terás algo para te lembrares de mim.”

Kaumba vestiu o top de sua Mbuya e um “chitenge” – um pedaço de tecido estampado enrolado na cintura. E o primeiro traje da avó foi um conjunto prateado.

“Eu achei que seria interessante vestir a Mbuya com alta costura e depois tirar fotos dela no seu habitat natural”, contou Kaumba à BBC.

Esse habitat natural é uma quinta na vila de 10 Miles, a norte da capital da Zâmbia, Lusaka.

Com frequência, dona Margret Chola é fotografada em toda a sua elegância ao ar livre – muitas vezes sentada numa cadeira de madeira sofisticada ou recostada num sofá de couro.

Ao fundo, há construções de tijolos aparentes com telhados de zinco, campos arados, mangueiras e plantações de milho.

“Eu estava tão nervosa quando publiquei a primeira foto. Deixei o meu telefone por 10 minutos e, nesse tempo, já tinha mil gostos”, conta Kaumba.

“Fiquei chocada. Os comentários estavam a bombar, e as pessoas pediam mais.”

Foi em abril de 2024 que a Granny Series realmente descolou, depois de Kaumba publicar uma série de fotos da sua avó com um vestido vermelho da Adidas, vários colares dourados grandes e uma coroa brilhante com joias.

 

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“Fiquei surpresa ao saber que tantas pessoas ao redor do mundo me amam”, diz Chola, que não sabe a sua idade exata porque não possui certidão de nascimento.

“Eu não sabia que poderia causar tanto impacto nesta idade.”

Chola posa com roupas que são uma mistura de cores vibrantes, texturas e estilos.

De uma camisola verde de futebol americano, combinada com um vestido vermelho de babados usado como saia – nas cores da bandeira da Zâmbia, em homenagem aos 60 anos de independência do país.

A um top azul, preto e verde com lantejoulas, complementado por um colar dourado em formato de cobra e uma pulseira.

E o favorito pessoal de Mbuya – jeans, uma camisola estampada com a sua imagem na frente e uma peruca loira.

“Eu nunca tinha usado jeans ou peruca antes – fiquei feliz e dancei.”

Kaumba, que é estilista desde 2012, diz que a sua avó tem “coragem, elegância – e arrasa em cada look”.

Todos os looks refletem a sua estética maximalista-chique – que celebra a alegria do excesso, combinações ecléticas, o grande e o ousado, e padrões e cores que se chocam.

No centro de tudo estão acessórios chamativos – óculos de sol ousados, chapéus oversized (grandes), colares, pulseiras, pingentes, anéis, luvas, bolsas, perucas loiras, coroas.

Numa imagem especialmente divertida chamada GOAT – abreviação em inglês de greatest of all time (maior de todos os tempos) – Chola aparece com uma cabra (que é goat em inglês), adornada com as amadas pérolas.

 

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Outros acessórios também refletem a personalidade e a história de Chola.

Em algumas fotos, Mbuya está a segurar o rádio amado que carrega o dia todo e leva para a cama.

Ou ela está a segurar um “ibende” – um longo bastão de madeira que, ao longo dos anos, ela usou para socar milhete, mandioca ou milho.

Ela está a fumar um cachimbo ou a segurar uma chávena de metal cheia de chá, e pendurado no braço da cadeira está um mbaula – um braseiro de carvão que os zambianos costumam usar para cozinhar, especialmente agora que o país sofre com severos cortes de energia.

Kaumba espera que a Granny Series destaque que as pessoas mais velhas ainda têm muito a oferecer – e que fazer memórias juntas é uma maneira importante de “deixar pegadas para a próxima geração“.

“Não os descarte, ame-os da mesma forma até o fim, porque lembre-se, um dia seremos como eles.”

Como resultado das sessões de fotos de Mbuya, Kaumba já foi contratada por quatro netas que queriam estilizar as suas avós, com idades entre 70 e 96 anos.

Já Chola espera que a Granny Series inspire as pessoas “a viverem suas vidas e não se preocuparem em ser julgadas pela sociedade” e incentiva as pessoas a “sempre se perdoarem por quaisquer erros que tenham cometido. Nunca pode mudar o seu passado – mas pode mudar o seu futuro“.

As sessões de fotos aproximaram ainda mais neta e avó – e, por meio desse vínculo especial, Kaumba aprendeu muito mais sobre a vida frequentemente difícil de sua Mbuya.

Chola foi criada pelos avós, estudou até aos 12 ou 13 anos e, depois, por motivos económicos, foi forçada a casar-se com um homem na casa dos 30 anos. Teve três filhos, acabou por beber em excesso e, depois, conseguiu escapar do casamento.

Esse trauma ainda a assombra, mas a sua fama global inesperada lhe deu um novo fôlego.

“Agora sou capaz de acordar com um propósito, sabendo que pessoas ao redor do mundo gostam de me ver”, diz Chola.

ZAP // BBC

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