/

Centeno colocou a fasquia alta. Para já, Leão ainda é uma incógnita para os portugueses

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão.

Uma nova sondagem revela que o novo ministro das Finanças, João Leão, é ainda uma incógnita para os portugueses, que, na sua maioria, dizem não saber se fará ou não um melhor trabalho do que Mário Centeno.

O barómetro de junho da Intercampus para o Jornal de Negócios e CM/CMTV concluiu que João Leão, que tomou posse há pouco mais de uma semana como ministro das Finanças, ainda é uma incógnita para os portugueses. À pergunta “acha que João Leão vai ser melhor, igual ou pior do que Mário Centeno?”, 36,4% dizem que não sabem ou simplesmente não respondem.

À mesma questão, 34,6% dos inquiridos afirmam que não haverá diferença entre a atuação do ex-ministro e a do atual, que, até agora, desempenhava o cargo de secretário de Estado do Orçamento.

Aliás, a tese de continuidade foi a que António Costa tentou passar quando apresentou o novo ministro, assegurando uma passagem “tranquila” de testemunho. Mas quem não acredita nesta tese, também não dá grande crédito a Leão.

Segundo o Negócios, 18,7% afirmam que ele será pior ministro das Finanças do que Mário Centeno, mas, mesmo assim, há 10,3% que afirmam que desempenhará melhor esse papel.

Apesar de as respostas negativas serem superiores às positivas, “o que se observa, acima de tudo, é uma grande incerteza e incapacidade de adivinhação em relação ao que pode vir a acontecer”, concluem os responsáveis pela sondagem.

Já em relação à ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal, “as posições estão muito empatadas, com uma ligeira vantagem para o sim, embora as diferenças estejam cobertas pela margem de erro da sondagem”. A maioria (51,8%) diz que sim, que Centeno deve de facto assumir esse cargo, mas uma fatia de 48,2% defendem o não.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.