95 mil empresas pediram lay-off. Uma “parte significativa” foi rejeitada

Manuel de Almeida / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou que uma “parte significativa” das empresas que pediram para entrar no regime de lay-off simplificado foi rejeitada por certos “erros”.

Numa entrevista à TSF, Ana Mendes Godinho, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, falou sobre vários temas relacionados com a pandemia de covid-19, nomeadamente as empresas em lay-off e o crescimento do desemprego.

Até à tarde desta segunda-feira, o Governo tinha recebido pedidos de lay-off simplificado de 95 mil empresas, que empregam um total de um milhão e 200 mil trabalhadores (embora isso não signifique que tenham sido todos abrangidos pela medida).

À TSF, a ministra sublinhou que os serviços não estão a aceitar, “de cruz”, os pedidos feitos por todas as empresas e que “a Segurança Social não está a fazer um pagamento automático sem verificação”.

“Aliás, destes primeiros que estão a ser processados, já há uma parte significativa em que não foi feito o deferimento“, disse a governante, justificando esta situação com “erros” como a “falta de elementos preenchidos”, a “duplicação de requerimentos” ou “a não junção da certificação por parte do contabilista certificado”.

Questionada sobre se as empresas poderão ter de devolver o dinheiro, caso se verifique, num momento posterior, que os apoios recebidos foram indevidos, a ministra disse que essa é uma situação que está prevista pelo Governo.

Mendes Godinho disse ainda que, neste momento, estão no terreno 200 inspetores da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), sendo que o seu trabalho cobriu 1374 empresas, abrangendo um universo de 58 mil trabalhadores.

Pagamentos aos trabalhadores independentes

Uma das questões abordadas na entrevista foi também os trabalhadores independentes que, com a progressão da crise sanitária, se viram, de um momento para o outro, praticamente sem trabalho e sem qualquer rendimento.

170 mil trabalhadores solicitaram o apoio do Estado, que será de 292 euros. A ministra explica que isto se deve ao facto de o diploma só ter entrado em vigor no dia 13 de março. Ou seja, num mês integral, o apoio máximo é de 435 euros.

“O valor é um proporcional relativamente aos dias em que a medida esteve em vigor em março, e a medida foi desenhada no sentido de garantir um IAS (Em 2020 o Indexante dos Apoios Sociais, IAS, foi fixado nos € 438,81, nos termos da Portaria n.º 27/2020, de 31 de janeiro), mas esse valor já foi revisto porque já fizemos uma alteração à medida para criar dois escalões, de modo a diferenciar aquilo que é a carreira contributiva de cada pessoa”, sublinhou a a governante.

Este apoio extraordinário começa a ser pago esta terça-feira, confirmou a agência Lusa junto de fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Mendes Godinho disse ainda que o Governo está “ainda a fazer o levantamento de situações que possam estar a descoberto”. Um dos objetivos é trazer para dentro do sistema, nomeadamente com um plano de pagamentos, pessoas que não estejam na economia formal, “para não estarem a descoberto nestas situações”.

Como as dúvidas sobre todos estes processos são muitas, o que é expectável, uma vez que são “medidas novas para as quais ninguém estava preparado”, a ministra disse também que estão a ser preparadas “sessões de esclarecimento online, em que os próprios serviços estarão à disposição das pessoas para esclarecer as dúvidas online através de sessões em videoconferência, para chegar cada vez mais às pessoas e clarificando as dúvidas que têm surgido.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …