La Manada. Tribunal confirma pena de nove anos de prisão para cinco homens

Kai Foersterling / EPA

O Tribunal Superior de Navarra confirmou sentença de nove anos de prisão para os cinco membros do grupo “La Manada”, negando o recurso entregue pelo grupo condenado por abuso sexual a uma jovem de 18 anos em 2016.

A decisão incluiu os votos de dois magistrados que pediam uma pena ainda mais severa – de 14 anos -, considerando que houve intimidação e agressão sexual – logo, violação – do grupo, de acordo com o jornal espanhol El País na manhã desta quarta-feira.

Os cinco elementos do grupo auto-denominado “La Manada” foram acusados de violar uma jovem de 18 anos durante as celebrações de São Firmino, em Pamplona, mas o julgamento acabou por condená-los apenas por abuso sexual. Isto implicou uma pena de nove anos e ainda uma indemnização de 50 mil euros e impedimento de contactar a jovem vítima durante cinco anos.

Agustín Martínez Becerra, advogado de quatro dos cinco arguidos, confirmou que iria recorrer daquela sentença, alegando que “sacaram da manga um delito de abuso sexual com prevalência que em momento algum tinha estado na base da acusação e não nos pudemos defender” — argumentos que não terão convencido os juízes.

Os arguidos — José Ángel Prenda, Alfonso Cabezuelo, Antonio Manuel Guerrero, Jesús Escudero y Ángel Boza — tinham ficado em prisão preventiva quando foram detidos em julho de 2016. Arriscavam-se a 22 anos de prisão efetiva por crimes de agressão sexual, contra intimidade e roubo com intimidação.

Os juízes, no entanto, entenderam que não se tratou de uma violação, mas de abuso sexual, justificando-se assim as penas mais leves para os homens que têm entre 27 e 29 anos de idade.

Um dos magistrados votou, na altura, pela absolvição dos arguidos. Um dos homens do grupo foi ainda condenado pelo delito de furto, por ter retirado o telemóvel à jovem, pelo que terá a pena agravada em dois anos, num total de 11.

A decisão confirma assim a primeira avaliação em tribunal que não encontrou qualquer fundamento para condenar os cinco homens pelo crime de intimidação e violação, apesar de provado que todos eles a levaram coagida para um espaço fechado onde mantiveram relações sexuais com a vítima sem o seu consentimento.

Apesar disso, os juízes não viram no caso agressão sexual. A decisão motivou, em abril, protestos massivos em várias cidades espanholas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …