La Manada. Tribunal confirma pena de nove anos de prisão para cinco homens

Kai Foersterling / EPA

O Tribunal Superior de Navarra confirmou sentença de nove anos de prisão para os cinco membros do grupo “La Manada”, negando o recurso entregue pelo grupo condenado por abuso sexual a uma jovem de 18 anos em 2016.

A decisão incluiu os votos de dois magistrados que pediam uma pena ainda mais severa – de 14 anos -, considerando que houve intimidação e agressão sexual – logo, violação – do grupo, de acordo com o jornal espanhol El País na manhã desta quarta-feira.

Os cinco elementos do grupo auto-denominado “La Manada” foram acusados de violar uma jovem de 18 anos durante as celebrações de São Firmino, em Pamplona, mas o julgamento acabou por condená-los apenas por abuso sexual. Isto implicou uma pena de nove anos e ainda uma indemnização de 50 mil euros e impedimento de contactar a jovem vítima durante cinco anos.

Agustín Martínez Becerra, advogado de quatro dos cinco arguidos, confirmou que iria recorrer daquela sentença, alegando que “sacaram da manga um delito de abuso sexual com prevalência que em momento algum tinha estado na base da acusação e não nos pudemos defender” — argumentos que não terão convencido os juízes.

Os arguidos — José Ángel Prenda, Alfonso Cabezuelo, Antonio Manuel Guerrero, Jesús Escudero y Ángel Boza — tinham ficado em prisão preventiva quando foram detidos em julho de 2016. Arriscavam-se a 22 anos de prisão efetiva por crimes de agressão sexual, contra intimidade e roubo com intimidação.

Os juízes, no entanto, entenderam que não se tratou de uma violação, mas de abuso sexual, justificando-se assim as penas mais leves para os homens que têm entre 27 e 29 anos de idade.

Um dos magistrados votou, na altura, pela absolvição dos arguidos. Um dos homens do grupo foi ainda condenado pelo delito de furto, por ter retirado o telemóvel à jovem, pelo que terá a pena agravada em dois anos, num total de 11.

A decisão confirma assim a primeira avaliação em tribunal que não encontrou qualquer fundamento para condenar os cinco homens pelo crime de intimidação e violação, apesar de provado que todos eles a levaram coagida para um espaço fechado onde mantiveram relações sexuais com a vítima sem o seu consentimento.

Apesar disso, os juízes não viram no caso agressão sexual. A decisão motivou, em abril, protestos massivos em várias cidades espanholas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …