Kristalina Georgieva é a candidata europeia para liderar o FMI

A búlgara Kristalina Georgieva foi nomeada esta sexta-feira candidata da Europa à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI), avança a agência Reuters.

Kristalina Georgieva, atual “número dois” Banco Mundial venceu a votação final contra Jeroem Dijsselbloem, depois de, antes disso, Mário Centeno, Nadia Calviño e Olli Rehn terem ficado para trás. Jeroen Dijsselbloem, que disputava a nomeação com a diretora do Banco Mundial, também já endereçou os parabéns à búlgara.

O ministro português das Finanças, Mário Centeno, foi o primeiro a abandonar a corrida, tendo anunciado a sua decisão esta quinta-feira no Twitter. O também presidente do Eurogrupo recorreu à mesma rede social para felicitar a búlgara.

De acordo com o jornal Público, Georgieva, que desde o início contava com o apoio da França e de alguns países do Leste, terá conseguido transferir dos candidatos que se retiraram para si própria os votos suficientes para superar o seu adversário.

Ainda assim, não conseguiu alcançar maioria qualificada, definida como o apoio de mais de 55% dos Estados-membros, representando mais de 65% da população da União Europeia.

A União Europeia precisa ainda de convencer os restantes acionistas do FMI a alterar as regras de limite de idade da instituição, já que Georgieva já ultrapassou a idade máxima permitida pela instituição, recorda o mesmo jornal.

A votação para a designação do candidato europeu começou cerca das 7:00, com o processo a estender-se por quase 13 horas.

A escolha do candidato europeu não significa, contudo, que este venha a ser o futuro líder do FMI. Escreve o Público que os outros países vão ainda apresentar nomes, apesar de haver um entendimento entre a União Europeia e os Estados que estabelece que o líder do FMI seja europeu.

Christine Lagarde, que ocupa o cargo desde 2011, deixa funções a 12 de setembro para presidir ao Banco Central Europeu. Desde a sua criação em 1944, o Fundo Monetário Internacional foi sempre liderado por um europeu, enquanto a liderança do Banco Mundial é ocupada por um norte-americano.

Todas as candidaturas terão de ser entregues até 6 de setembro, devendo a escolha ser realizada nos primeiros dias de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mário Centeno ainda tem muito tempo, pela frente, para esse cargo…Seria bom continuar em Portugal para continuar a colocar as contas em ordem…É uma pessoa competente e um BOM MINISTRO…

    • É um simples cativador. A despesa deixou-a aumentar. Vai dar buraco no futuro quando as receitas fiscais caírem.

  2. mais uma sra do grupinho mafioso, bilderberg.

    acho que já são a maioria nos cargos importantes.

    a nova URSS continua a sua construção.

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …