Kristalina Georgieva é a candidata europeia para liderar o FMI

A búlgara Kristalina Georgieva foi nomeada esta sexta-feira candidata da Europa à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI), avança a agência Reuters.

Kristalina Georgieva, atual “número dois” Banco Mundial venceu a votação final contra Jeroem Dijsselbloem, depois de, antes disso, Mário Centeno, Nadia Calviño e Olli Rehn terem ficado para trás. Jeroen Dijsselbloem, que disputava a nomeação com a diretora do Banco Mundial, também já endereçou os parabéns à búlgara.

O ministro português das Finanças, Mário Centeno, foi o primeiro a abandonar a corrida, tendo anunciado a sua decisão esta quinta-feira no Twitter. O também presidente do Eurogrupo recorreu à mesma rede social para felicitar a búlgara.

De acordo com o jornal Público, Georgieva, que desde o início contava com o apoio da França e de alguns países do Leste, terá conseguido transferir dos candidatos que se retiraram para si própria os votos suficientes para superar o seu adversário.

Ainda assim, não conseguiu alcançar maioria qualificada, definida como o apoio de mais de 55% dos Estados-membros, representando mais de 65% da população da União Europeia.

A União Europeia precisa ainda de convencer os restantes acionistas do FMI a alterar as regras de limite de idade da instituição, já que Georgieva já ultrapassou a idade máxima permitida pela instituição, recorda o mesmo jornal.

A votação para a designação do candidato europeu começou cerca das 7:00, com o processo a estender-se por quase 13 horas.

A escolha do candidato europeu não significa, contudo, que este venha a ser o futuro líder do FMI. Escreve o Público que os outros países vão ainda apresentar nomes, apesar de haver um entendimento entre a União Europeia e os Estados que estabelece que o líder do FMI seja europeu.

Christine Lagarde, que ocupa o cargo desde 2011, deixa funções a 12 de setembro para presidir ao Banco Central Europeu. Desde a sua criação em 1944, o Fundo Monetário Internacional foi sempre liderado por um europeu, enquanto a liderança do Banco Mundial é ocupada por um norte-americano.

Todas as candidaturas terão de ser entregues até 6 de setembro, devendo a escolha ser realizada nos primeiros dias de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mário Centeno ainda tem muito tempo, pela frente, para esse cargo…Seria bom continuar em Portugal para continuar a colocar as contas em ordem…É uma pessoa competente e um BOM MINISTRO…

    • É um simples cativador. A despesa deixou-a aumentar. Vai dar buraco no futuro quando as receitas fiscais caírem.

  2. mais uma sra do grupinho mafioso, bilderberg.

    acho que já são a maioria nos cargos importantes.

    a nova URSS continua a sua construção.

RESPONDER

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …