Kristalina Georgieva é a candidata europeia para liderar o FMI

A búlgara Kristalina Georgieva foi nomeada esta sexta-feira candidata da Europa à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI), avança a agência Reuters.

Kristalina Georgieva, atual “número dois” Banco Mundial venceu a votação final contra Jeroem Dijsselbloem, depois de, antes disso, Mário Centeno, Nadia Calviño e Olli Rehn terem ficado para trás. Jeroen Dijsselbloem, que disputava a nomeação com a diretora do Banco Mundial, também já endereçou os parabéns à búlgara.

O ministro português das Finanças, Mário Centeno, foi o primeiro a abandonar a corrida, tendo anunciado a sua decisão esta quinta-feira no Twitter. O também presidente do Eurogrupo recorreu à mesma rede social para felicitar a búlgara.

De acordo com o jornal Público, Georgieva, que desde o início contava com o apoio da França e de alguns países do Leste, terá conseguido transferir dos candidatos que se retiraram para si própria os votos suficientes para superar o seu adversário.

Ainda assim, não conseguiu alcançar maioria qualificada, definida como o apoio de mais de 55% dos Estados-membros, representando mais de 65% da população da União Europeia.

A União Europeia precisa ainda de convencer os restantes acionistas do FMI a alterar as regras de limite de idade da instituição, já que Georgieva já ultrapassou a idade máxima permitida pela instituição, recorda o mesmo jornal.

A votação para a designação do candidato europeu começou cerca das 7:00, com o processo a estender-se por quase 13 horas.

A escolha do candidato europeu não significa, contudo, que este venha a ser o futuro líder do FMI. Escreve o Público que os outros países vão ainda apresentar nomes, apesar de haver um entendimento entre a União Europeia e os Estados que estabelece que o líder do FMI seja europeu.

Christine Lagarde, que ocupa o cargo desde 2011, deixa funções a 12 de setembro para presidir ao Banco Central Europeu. Desde a sua criação em 1944, o Fundo Monetário Internacional foi sempre liderado por um europeu, enquanto a liderança do Banco Mundial é ocupada por um norte-americano.

Todas as candidaturas terão de ser entregues até 6 de setembro, devendo a escolha ser realizada nos primeiros dias de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mário Centeno ainda tem muito tempo, pela frente, para esse cargo…Seria bom continuar em Portugal para continuar a colocar as contas em ordem…É uma pessoa competente e um BOM MINISTRO…

    • É um simples cativador. A despesa deixou-a aumentar. Vai dar buraco no futuro quando as receitas fiscais caírem.

  2. mais uma sra do grupinho mafioso, bilderberg.

    acho que já são a maioria nos cargos importantes.

    a nova URSS continua a sua construção.

RESPONDER

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …