Kristalina Georgieva é a candidata europeia para liderar o FMI

A búlgara Kristalina Georgieva foi nomeada esta sexta-feira candidata da Europa à liderança do Fundo Monetário Internacional (FMI), avança a agência Reuters.

Kristalina Georgieva, atual “número dois” Banco Mundial venceu a votação final contra Jeroem Dijsselbloem, depois de, antes disso, Mário Centeno, Nadia Calviño e Olli Rehn terem ficado para trás. Jeroen Dijsselbloem, que disputava a nomeação com a diretora do Banco Mundial, também já endereçou os parabéns à búlgara.

O ministro português das Finanças, Mário Centeno, foi o primeiro a abandonar a corrida, tendo anunciado a sua decisão esta quinta-feira no Twitter. O também presidente do Eurogrupo recorreu à mesma rede social para felicitar a búlgara.

De acordo com o jornal Público, Georgieva, que desde o início contava com o apoio da França e de alguns países do Leste, terá conseguido transferir dos candidatos que se retiraram para si própria os votos suficientes para superar o seu adversário.

Ainda assim, não conseguiu alcançar maioria qualificada, definida como o apoio de mais de 55% dos Estados-membros, representando mais de 65% da população da União Europeia.

A União Europeia precisa ainda de convencer os restantes acionistas do FMI a alterar as regras de limite de idade da instituição, já que Georgieva já ultrapassou a idade máxima permitida pela instituição, recorda o mesmo jornal.

A votação para a designação do candidato europeu começou cerca das 7:00, com o processo a estender-se por quase 13 horas.

A escolha do candidato europeu não significa, contudo, que este venha a ser o futuro líder do FMI. Escreve o Público que os outros países vão ainda apresentar nomes, apesar de haver um entendimento entre a União Europeia e os Estados que estabelece que o líder do FMI seja europeu.

Christine Lagarde, que ocupa o cargo desde 2011, deixa funções a 12 de setembro para presidir ao Banco Central Europeu. Desde a sua criação em 1944, o Fundo Monetário Internacional foi sempre liderado por um europeu, enquanto a liderança do Banco Mundial é ocupada por um norte-americano.

Todas as candidaturas terão de ser entregues até 6 de setembro, devendo a escolha ser realizada nos primeiros dias de outubro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mário Centeno ainda tem muito tempo, pela frente, para esse cargo…Seria bom continuar em Portugal para continuar a colocar as contas em ordem…É uma pessoa competente e um BOM MINISTRO…

    • É um simples cativador. A despesa deixou-a aumentar. Vai dar buraco no futuro quando as receitas fiscais caírem.

  2. mais uma sra do grupinho mafioso, bilderberg.

    acho que já são a maioria nos cargos importantes.

    a nova URSS continua a sua construção.

RESPONDER

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …