KPMG detectou esquema de obrigações próprias do BES que gerou perdas de 1,2 mil milhões

Joanjo Aguar Matoses / Flickr

-

A KPMG Portugal detetou um esquema de compra de obrigações próprias do BES através do Panamá que serviu para financiar empresas do GES, com impacto de 1,2 mil milhões de euros, já depois do fecho das contas do primeiro semestre.

“A 21 de julho, reunimos com a CMVM, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e manifestámos as nossas preocupações com as operações realizadas através das chamadas séries comerciais”, revelou hoje no parlamento o presidente da KPMG Portugal, Sikander Sattar.

Ao longo da primeira metade do ano, e já depois de terem sido detetadas irregularidades graves nas contas da Espírito Santo International, ‘holding’ de topo do Grupo Espírito Santo, o Banco Espírito Santo emitiu obrigações de longo prazo através da sua sucursal no Luxemburgo, que foram adquiridas pelo Espírito Santo Bank Panamá.

O objetivo deste esquema foi financiar o GES com dinheiro de clientes do BES, mas as operações trouxeram “perdas para o banco”, realçou Sattar.

Estes títulos foram depois vendidos, “nos dias seguintes, com mais-valias, que poderiam ter sido apropriadas pelo ES Bank Panamá num total superior a 700 milhões de euros”, relatou.

“Estas mais-valias não foram refletidas nas contas, pelo que não foram absorvidas pelo ES Bank Panamá”, assinalou o responsável.

Esta foi uma das questões de “natureza complexa” a que Sattar se referiu perante os deputados, apontando para as diferentes jurisdições em que as operações foram feitas.

No mesmo dia em que reuniu com a CMVM, a 21 de julho, a KPMG Portugal solicitou informação ao Espírito Santo Financial Group, que detinha o ES Bank Panamá.

E do ESFG a auditora recebeu a confirmação de que “estas mais-valias não foram refletidas nas contas, pelo que não foram absorvidas pelo ES Bank Panamá”, adiantou.

No dia 23 de julho, a KPMG Portugal reuniu com o Banco de Portugal e “reiterou a situação detetada e a verba de 700 milhões de euros apurada até então”, disse Sattar.

No dia seguinte, em reunião com a administração do BES, na altura liderado por Vítor Bento, a auditora alertou que “o valor a provisionar poderia ultrapassar largamente os 700 milhões de euros”, acrescentou o responsável.

No fim de semana de 26 e 27 de julho, “foi quantificado o valor global do ajustamento em 1,2 mil milhões de euros”, sublinhou o líder da KPMG Portugal.

A 28 de julho, houve uma reunião de manhã com o Banco de Portugal e, à tarde, numa reunião com o BES, “foram discutidos e comentados os resultados do semestre que seriam divulgados ao mercado”.

Depois, a 29 de julho, numa reunião com a CMVM, “também foram transmitidas as mesmas conclusões”, assinalou.

No dia 30 de julho, na reunião do Conselho de Administração do BES, as contas foram aprovadas por unanimidade, “sem intervenção dos novos administradores entretanto nomeados”, realçou, referindo-se ao presidente Vítor Bento, ao vice-presidente José Honório e ao administrador financeiro João Moreira Rato.

As imparidades de 1,2 mil milhões de euros foram contabilizadas, resultando nos prejuízos históricos de 3,6 mil milhões de euros, que colocaram em causa o cumprimento dos rácios mínimos de capital e ditaram a intervenção do Banco de Portugal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …