KPMG detectou esquema de obrigações próprias do BES que gerou perdas de 1,2 mil milhões

Joanjo Aguar Matoses / Flickr

-

A KPMG Portugal detetou um esquema de compra de obrigações próprias do BES através do Panamá que serviu para financiar empresas do GES, com impacto de 1,2 mil milhões de euros, já depois do fecho das contas do primeiro semestre.

“A 21 de julho, reunimos com a CMVM, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e manifestámos as nossas preocupações com as operações realizadas através das chamadas séries comerciais”, revelou hoje no parlamento o presidente da KPMG Portugal, Sikander Sattar.

Ao longo da primeira metade do ano, e já depois de terem sido detetadas irregularidades graves nas contas da Espírito Santo International, ‘holding’ de topo do Grupo Espírito Santo, o Banco Espírito Santo emitiu obrigações de longo prazo através da sua sucursal no Luxemburgo, que foram adquiridas pelo Espírito Santo Bank Panamá.

O objetivo deste esquema foi financiar o GES com dinheiro de clientes do BES, mas as operações trouxeram “perdas para o banco”, realçou Sattar.

Estes títulos foram depois vendidos, “nos dias seguintes, com mais-valias, que poderiam ter sido apropriadas pelo ES Bank Panamá num total superior a 700 milhões de euros”, relatou.

“Estas mais-valias não foram refletidas nas contas, pelo que não foram absorvidas pelo ES Bank Panamá”, assinalou o responsável.

Esta foi uma das questões de “natureza complexa” a que Sattar se referiu perante os deputados, apontando para as diferentes jurisdições em que as operações foram feitas.

No mesmo dia em que reuniu com a CMVM, a 21 de julho, a KPMG Portugal solicitou informação ao Espírito Santo Financial Group, que detinha o ES Bank Panamá.

E do ESFG a auditora recebeu a confirmação de que “estas mais-valias não foram refletidas nas contas, pelo que não foram absorvidas pelo ES Bank Panamá”, adiantou.

No dia 23 de julho, a KPMG Portugal reuniu com o Banco de Portugal e “reiterou a situação detetada e a verba de 700 milhões de euros apurada até então”, disse Sattar.

No dia seguinte, em reunião com a administração do BES, na altura liderado por Vítor Bento, a auditora alertou que “o valor a provisionar poderia ultrapassar largamente os 700 milhões de euros”, acrescentou o responsável.

No fim de semana de 26 e 27 de julho, “foi quantificado o valor global do ajustamento em 1,2 mil milhões de euros”, sublinhou o líder da KPMG Portugal.

A 28 de julho, houve uma reunião de manhã com o Banco de Portugal e, à tarde, numa reunião com o BES, “foram discutidos e comentados os resultados do semestre que seriam divulgados ao mercado”.

Depois, a 29 de julho, numa reunião com a CMVM, “também foram transmitidas as mesmas conclusões”, assinalou.

No dia 30 de julho, na reunião do Conselho de Administração do BES, as contas foram aprovadas por unanimidade, “sem intervenção dos novos administradores entretanto nomeados”, realçou, referindo-se ao presidente Vítor Bento, ao vice-presidente José Honório e ao administrador financeiro João Moreira Rato.

As imparidades de 1,2 mil milhões de euros foram contabilizadas, resultando nos prejuízos históricos de 3,6 mil milhões de euros, que colocaram em causa o cumprimento dos rácios mínimos de capital e ditaram a intervenção do Banco de Portugal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …