Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

(dr) Kleon Papadimitriou

Um jovem grego, “preso” na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa.

De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de 20 anos, estuda na Universidade de Aberdeen, na Escócia, e, para não faltar às aulas, decidiu prolongar ao máximo a sua estadia no país, mesmo com a chegada do novo coronavírus à Europa.

Em finais de março, quando a maioria dos seus colegas já tinha deixado a cidade, o jovem tentou marcar um voo para regressar à Grécia. Dos três ingressos comprados, não houve nenhum que não tivesse sido cancelado.

“Preso” na Escócia, foi então que Papadimitriou teve uma ideia: ir de bicicleta até casa. Inicialmente, o jovem disse que tudo não passava de um “sonho”, mas foi quando começou a comprar todo o equipamento necessário para a viagem e a contar aos seus amigos que percebeu que ia mesmo embarcar nesta aventura.

Quando deu a novidade aos pais, conta a estação televisiva, o grego diz que estes concordaram, até porque pensavam que esta seria uma ideia da qual iria desistir facilmente. E o pai colocou-lhe uma única condição: que ambos instalassem uma app que permitisse à família saber do seu paradeiro.

A 10 de maio, apetrechado com uma nova bicicleta, um saco-cama, uma tenda e alguma comida – nomeadamente pão, manteiga de amendoim e sardinhas em lata –, Papadimitriou começou a sua jornada.

Em declarações à CNN, o jovem explicou que pedalou entre 55 a 120 quilómetros todos os dias. O estudante atravessou Inglaterra, passando depois pela Holanda e Alemanha. Seguiu-se Áustria e Itália, onde apanhou um barco para o porto grego de Patras. Já em território nacional, voltou a fazer-se à estrada até ao seu bairro em Atenas. Quase 50 dias depois, a 27 de junho, chegou, finalmente, a casa.

“Só agora começo a perceber o feito que foi. Aprendi várias coisas sobre mim mesmo, os meus limites, as minhas forças e as minhas fraquezas. Espero que esta viagem tenha inspirado pelo menos mais uma pessoa a sair da sua zona de conforto e a tentar algo novo, algo em grande”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …