Da Escócia à Grécia, Kleon pedalou durante 48 dias para regressar a casa

(dr) Kleon Papadimitriou

Um jovem grego, “preso” na Escócia devido ao cancelamento dos voos por causa da pandemia de covid-19, decidiu pedalar durante 48 dias consecutivos para conseguir regressar a casa.

De acordo com a CNN, Kleon Papadimitriou, de 20 anos, estuda na Universidade de Aberdeen, na Escócia, e, para não faltar às aulas, decidiu prolongar ao máximo a sua estadia no país, mesmo com a chegada do novo coronavírus à Europa.

Em finais de março, quando a maioria dos seus colegas já tinha deixado a cidade, o jovem tentou marcar um voo para regressar à Grécia. Dos três ingressos comprados, não houve nenhum que não tivesse sido cancelado.

“Preso” na Escócia, foi então que Papadimitriou teve uma ideia: ir de bicicleta até casa. Inicialmente, o jovem disse que tudo não passava de um “sonho”, mas foi quando começou a comprar todo o equipamento necessário para a viagem e a contar aos seus amigos que percebeu que ia mesmo embarcar nesta aventura.

Quando deu a novidade aos pais, conta a estação televisiva, o grego diz que estes concordaram, até porque pensavam que esta seria uma ideia da qual iria desistir facilmente. E o pai colocou-lhe uma única condição: que ambos instalassem uma app que permitisse à família saber do seu paradeiro.

A 10 de maio, apetrechado com uma nova bicicleta, um saco-cama, uma tenda e alguma comida – nomeadamente pão, manteiga de amendoim e sardinhas em lata –, Papadimitriou começou a sua jornada.

Em declarações à CNN, o jovem explicou que pedalou entre 55 a 120 quilómetros todos os dias. O estudante atravessou Inglaterra, passando depois pela Holanda e Alemanha. Seguiu-se Áustria e Itália, onde apanhou um barco para o porto grego de Patras. Já em território nacional, voltou a fazer-se à estrada até ao seu bairro em Atenas. Quase 50 dias depois, a 27 de junho, chegou, finalmente, a casa.

“Só agora começo a perceber o feito que foi. Aprendi várias coisas sobre mim mesmo, os meus limites, as minhas forças e as minhas fraquezas. Espero que esta viagem tenha inspirado pelo menos mais uma pessoa a sair da sua zona de conforto e a tentar algo novo, algo em grande”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …