Kim Jong-un executa vice-primeiro-ministro por adormecer em reunião

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, executou o vice-primeiro-ministro e responsável máximo da Educação, Kim Yong-jin, avançou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

O político de 63 anos terá sido executado por um pelotão de fuzilamento em julho passado, disse à agência EFE uma fonte do Ministério da Unificação em Seul.

Segundo a mesma fonte, Kim Yong-jin foi executado por ter “mostrado uma atitude negativa quando participava numa importante reunião parlamentar no final de junho”.

Yong-Jin terá sido acusado pela sua “má postura quando estava sentado por baixo da tribuna” durante uma sessão do parlamento norte-coreano, tendo então sido submetido a um interrogatório que “revelou os seus outros crimes”, disse a mesma fonte.

O vice-primeiro-ministro “provocou a ira depois de ter adormecido durante a reunião, foi detido no local e questionado intensamente pelo ministério da segurança”, disse a fonte.

Após o interrogatório, a execução do político terá sido ordenada em julho, por ser considerado um “agitador anti-revolucionário, anti-partido dos Trabalhadores da Coreia”.

Onda de expurgos e execuções

Segundo a agência alemã Deutsche Welle, outros dois importantes políticos norte-coreanos foram enviados para campos de reeducação, como parte da suposta campanha de purgas do jovem ditador.

Os políticos em causa serão Kim Jong-chol, diretor do Departamento da Frente Unida, órgão de Pyongyang encarregado das relações com a vizinha Coreia do Sul, e Choi Hwi, primeiro subdiretor do Comité Central do Partido dos Trabalhadores – acusado pelo regime de abusar de sua posição.

Esta terça-feira, o jornal sul-coreano JoongAng Ilbo revelou que outros dois políticos de Pyongyang tinham sido executados num academia militar, incluindo o ex-ministro da Agricultura, Hwang Min.

A Coreia do Norte vem sendo palco de uma onda de execuções e expurgos à medida que Kim tenta consolidar seu poder após a morte do pai, em 2011.

Uma das execuções mais marcantes foi a do tio do jovem líder, o general Jang Song Thaek, em dezembro de 2013, por crimes considerados danosos à economia do país.

Jang Song Thaek era visto como o segundo homem mais poderoso do país. Foi preso durante um encontro do Partido dos Trabalhadores, considerado culpado de traição e executado imediatamente.

Em maio de 2015, também o então Ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-Chol, terá sido executado por fogo antiaéreo por adormecer num evento.

Segundo revelou na altura a agência sul-coreana Yonhap, Hyon Yong-Chol, que tinha sido nomeado para o cargo de ministro das Forças Armadas há menos de um ano, foi “visto a dormir em eventos militares formais” e terá “desrespeitado o líder norte-coreano Kim Jong-un em várias ocasiões”.

ZAP / Lusa / DW

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Sempre contra este tipo de situações mas por vezes bem precisávamos por cá de um ameaço a alguns deputados que por aqui temos que também em reuniões estão mais interessados em telemóveis e outros que nas coisas importantes que se lá passam e para o qual recebem.

  2. Apesar de saber que aquele regime da KN é aberrante, não nos podemos deixar levar e pensar que tudo o que lemos nos jornais é verdade.
    Atenção à propaganda e ainda mais vinda da Coreia do Sul… Já houve casos em que disseram a mesma coisa e as pessoas, veio-se a descobrir passado algum tempo, estavam vivas…

  3. Olha, olha a propaganda de que eu falava, nesta mesma notícia: “Em maio de 2015, também o então Ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-Chol, terá sido executado por fogo antiaéreo por adormecer num evento.” – E veio-se a descobrir que estava vivinho da silva! Procurem o artigo na Visão. E nem se importaram aqui no ZAP em rectificar este pequeno grande pormenor!!!

  4. Este Sr. domina pelo medo. No dia em que a população da Coreia do Norte, perceber que ele é só um, e que unidos podem vencê-lo, este Sr. vai ter os dias contados, é tudo uma questão de tempo…

  5. Quanto ao se deixarem dormir em reuniões ou discursos isso até nem admira porque eles são de tal maneira longos e certamente a doutrina sempre a mesma que já não dá para mais, agora se tivéssemos por cá o Kimzinho a comandar a camaradagem da CGTP nas empresas estatais isto é que seria uma razia a limpar neles diariamente uns a dormir outros com pouca vontade de trabalhar era melhor do que o Sheltox que mata que se farta.

  6. O kim se viesse pro parlamento Português e pro Europeu não sei se um contentor de balas dava pra limpar o lixo que por lá orbita a parasitar os contribuintes. Já foram vistos no parlamento europeu a dormir, a brincar na internet, a ler, etc. Tudo menos honrar e prestar o serviço OBRIGATÓRIO que têm perante o povo que os elegeu e responsabilizou pela sua representação em tal orgão democrático. São parasitas, sanguessugas sem brio, moral ou vergonha na cara. Ralé nojenta.

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …