Ministro da Defesa da Coreia do Norte executado por adormecer em evento

YONHAP / EPA

O ex-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-Chol

O ex-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-Chol

O ministro da Defesa da Coreia do Norte, Hyon Yong-Chol, foi executado a 30 de Abril por fogo antiaéreo por deslealdade e desrespeito ao líder Kim Jong-un, revelaram hoje os serviços secretos da Coreia do Sul.

Segundo a agência Yonhap, centenas de funcionários da Coreia do Norte assistiram, no passado dia 30, à execução do seu ministro da Defesa, Hyon Yong-Chol. A informação terá sido revelada pelo vice-director da agência de Informações da Coreia do Sul, Han Ki-Beom, a uma comissão parlamentar sul-coreana.

Pouco se sabe sobre Hyon Yong-Chol, nomeado para o cargo de ministro das Forças Armadas há menos de um ano, foi ao que tudo indica visto a dormir em eventos militares formais e terá desrespeitado o líder norte-coreano Kim Jong-un em várias ocasiões, acrescenta a Yonhap.

Yong-Chol pertenceu ao comitê do funeral do ex-líder Kim Jong-il, em dezembro de 2011, um indicativo de influência crescente na hierarquia do regime.

A execução do ministro foi efectuada com fogo de baterias anti-aéreas — um método destinado a altos funcionários do regime de Pyongyang, que pretende fazer destes casos exemplos para a restante hierarquia do país.

Segundo afirmaram à BBC alguns analistas, a troca de ministros é frequente na Coreia do Norte, mas a execução de uma autoridade tão próxima de Kim é surpreendente e lança dúvidas sobre a estabilidade do país.

Mike Madden, analista da North Korea Leadership Watch, organização que monitoriza o governo norte-coreano, a execução é uma “demonstração de poder e autoridade” e um sinal de que o líder norte-coreano “não se sente seguro“.

Em dezembro de 2013, foi executado o próprio tio do líder norte-coreano, Chang Song-thaek, que chegou a ser considerado a segunda pessoa mais importante do país.

Song-thaek foi preso durante um encontro do Partido dos Trabalhadores, no poder. O general foi considerado culpado de traição e executado imediatamente.

ZAP / Lusa /BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ex-diretora e delatora do caso Cambridge Analytica vai à Web Summit

Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, vai participar nas conferências da Web Summit, que se realiza entre 4 e 7 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa. A estrela do documentário “Nada …

Comprar casa à distancia de um clique. Nova app já é uma das mais descarregadas

Uma nova aplicação para smartphone permite a procura, compra ou venda de imóveis de uma forma mais prática, facilitando o agendamento de visita às casas. A Century21 anunciou recentemente o lançamento de uma nova aplicação para …

Prédio de sete andares desaba no Brasil. Há um morto e várias vítimas nos destroços

Um edifício residencial de sete andares desabou, esta terça-feira de manhã, em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, provocando pelo menos um morto e vários feridos, segundo os bombeiros. Segundo fonte dos …

Já chegaram 138 mil votos dos emigrantes portugueses (mas nenhum da África do Sul)

Já chegaram 138 mil envelopes com votos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. Foram enviadas 1.464.709 cartas com um boletim de voto para 186 países nos primeiros dias de setembro. Porém, destes 138 mil boletins, nenhum …

"Portugal tem margem" para ter défice em caso de crise

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente. Numa entrevista …

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …

Portugal é dos países da UE que mais progrediram na igualdade de género

Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que coloca o país em 16.º posição, …