/

Kim Jong-un aceita abandonar armamento nuclear

9

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

De acordo com a delegação sul-coreana que aterrou ontem em Pyongyang, Kim Jong-un mostrou-se disponível a abandonar o armamento nuclear.

Segundo o New York Times, que cita fontes oficiais da Coreia do Sul, a Coreia do Norte terá declarado “claramente a sua vontade de desnuclearização”. “Ficou claro que não há motivos para continuarem a possuir armamento nuclear se a ameaça militar ao Norte for eliminada e a sua segurança garantida.”

Mais ainda, naquela que é considerada uma visita histórica da delegação sul-coreana a Pyongyang, a primeira deste tipo em dez anos, e na qual se agendou uma cimeira para finais de abril entre Kim Jong-un e Moon Jae-In, na fronteira entre os dois países, refere também o comunicado.

Estas declarações ainda não foram oficialmente confirmadas pela Coreia do Norte mas, caso venham a ser, será a primeira vez que o país expressa vontade de proceder à desnuclearização em troca de garantias de segurança por parte dos Estados Unidos, durante a liderança de Kim Jong-un.

A cimeira realizar-se-á na localidade de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, declarou o emissário Chung Eui-yong, que é conselheiro para a segurança do presidente Moon Jae-in.

As Coreias também acordaram abrir uma linha de comunicação de emergência entre os seus dirigentes e a cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, precisou.

ZAP // Lusa

9 Comments

  1. E porque ja deve ter conseguido o objetivo…
    A tal nova bomba de putin… Se calhar os testes dele foi pra isso mesmo o russos ja tem o que querem…

    • Será que o senhor (a) ainda não conseguiu entender que o socialismo não é nem nunca foi compativel com ditadura? Será assim tão dificil entender? Será que ainda não entendeu que o Kim Jong-un nada tem de comunista ou de socialista? Só porque “alguém” diz que este ou aquele estado é comunista não quer dizer que o seja na realidade!
      Cabeça dura, talvez?

      • Só lhe resta confirmar que afinal comunismo ou socialismo não passa de mera ficção, aparte destes exemplares chefes de estado que apregoam tais virtudes não conheço outros neste planeta que tenham ou que estejam a dar provas de que tal regime existe e que comprovem ser de qualidade, o que lhe vai a si na cabeça não será por ser dura talvez mas facilmente permeável a doutrinamento ideológico mal muito difícil de remover!.

      • Pois… E fala você em “doutrinamento ideológico”… Mais do que aqui afirmou, não é possível. Essa lavagem já nem com lixívia vai…

  2. O quê? O Trump (as) vai-se demitir? É que só assim se pode garantir que não há ameaças (pelos EUA… para já…) para a Coreia do Norte!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.