Kim Jong-un aceita abandonar armamento nuclear

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

De acordo com a delegação sul-coreana que aterrou ontem em Pyongyang, Kim Jong-un mostrou-se disponível a abandonar o armamento nuclear.

Segundo o New York Times, que cita fontes oficiais da Coreia do Sul, a Coreia do Norte terá declarado “claramente a sua vontade de desnuclearização”. “Ficou claro que não há motivos para continuarem a possuir armamento nuclear se a ameaça militar ao Norte for eliminada e a sua segurança garantida.”

Mais ainda, naquela que é considerada uma visita histórica da delegação sul-coreana a Pyongyang, a primeira deste tipo em dez anos, e na qual se agendou uma cimeira para finais de abril entre Kim Jong-un e Moon Jae-In, na fronteira entre os dois países, refere também o comunicado.

Estas declarações ainda não foram oficialmente confirmadas pela Coreia do Norte mas, caso venham a ser, será a primeira vez que o país expressa vontade de proceder à desnuclearização em troca de garantias de segurança por parte dos Estados Unidos, durante a liderança de Kim Jong-un.

A cimeira realizar-se-á na localidade de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, declarou o emissário Chung Eui-yong, que é conselheiro para a segurança do presidente Moon Jae-in.

As Coreias também acordaram abrir uma linha de comunicação de emergência entre os seus dirigentes e a cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, precisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. E porque ja deve ter conseguido o objetivo…
    A tal nova bomba de putin… Se calhar os testes dele foi pra isso mesmo o russos ja tem o que querem…

    • Será que o senhor (a) ainda não conseguiu entender que o socialismo não é nem nunca foi compativel com ditadura? Será assim tão dificil entender? Será que ainda não entendeu que o Kim Jong-un nada tem de comunista ou de socialista? Só porque “alguém” diz que este ou aquele estado é comunista não quer dizer que o seja na realidade!
      Cabeça dura, talvez?

      • Só lhe resta confirmar que afinal comunismo ou socialismo não passa de mera ficção, aparte destes exemplares chefes de estado que apregoam tais virtudes não conheço outros neste planeta que tenham ou que estejam a dar provas de que tal regime existe e que comprovem ser de qualidade, o que lhe vai a si na cabeça não será por ser dura talvez mas facilmente permeável a doutrinamento ideológico mal muito difícil de remover!.

        • Pois… E fala você em “doutrinamento ideológico”… Mais do que aqui afirmou, não é possível. Essa lavagem já nem com lixívia vai…

  2. O quê? O Trump (as) vai-se demitir? É que só assim se pode garantir que não há ameaças (pelos EUA… para já…) para a Coreia do Norte!

RESPONDER

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …

João Félix e companhia com corte salarial de 70%

Os futebolistas do Atlético de Madrid, incluindo o português João Félix, viram esta quinta-feira confirmada a redução salarial de 70% devido ao Expediente Temporário de Regularização Temporário de Emprego (ERTE) requerido na semana passada pelo …

Depois da Covid-19, cidade chinesa proibe criação e consumo de animais selvagens

Uma das mais prósperas cidades chinesas, Shenzhen, emitiu a proibição mais abrangente até à data de criação e consumo de animais selvagens, num esforço para evitar um surto futuro de coronavírus. A Covid-19 foi detetada pela …

Coronavírus chega às tribos indígenas da Amazónia

No Brasil, uma mulher de 20 anos, da tribo Kokama, testou positivo à Covid-19. Este é o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus num elemento de uma tribo indígena da Amazónia. Segundo noticiou a Sábado, …