Kim Jong-un aceita abandonar armamento nuclear

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

De acordo com a delegação sul-coreana que aterrou ontem em Pyongyang, Kim Jong-un mostrou-se disponível a abandonar o armamento nuclear.

Segundo o New York Times, que cita fontes oficiais da Coreia do Sul, a Coreia do Norte terá declarado “claramente a sua vontade de desnuclearização”. “Ficou claro que não há motivos para continuarem a possuir armamento nuclear se a ameaça militar ao Norte for eliminada e a sua segurança garantida.”

Mais ainda, naquela que é considerada uma visita histórica da delegação sul-coreana a Pyongyang, a primeira deste tipo em dez anos, e na qual se agendou uma cimeira para finais de abril entre Kim Jong-un e Moon Jae-In, na fronteira entre os dois países, refere também o comunicado.

Estas declarações ainda não foram oficialmente confirmadas pela Coreia do Norte mas, caso venham a ser, será a primeira vez que o país expressa vontade de proceder à desnuclearização em troca de garantias de segurança por parte dos Estados Unidos, durante a liderança de Kim Jong-un.

A cimeira realizar-se-á na localidade de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, declarou o emissário Chung Eui-yong, que é conselheiro para a segurança do presidente Moon Jae-in.

As Coreias também acordaram abrir uma linha de comunicação de emergência entre os seus dirigentes e a cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, precisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. E porque ja deve ter conseguido o objetivo…
    A tal nova bomba de putin… Se calhar os testes dele foi pra isso mesmo o russos ja tem o que querem…

    • Será que o senhor (a) ainda não conseguiu entender que o socialismo não é nem nunca foi compativel com ditadura? Será assim tão dificil entender? Será que ainda não entendeu que o Kim Jong-un nada tem de comunista ou de socialista? Só porque “alguém” diz que este ou aquele estado é comunista não quer dizer que o seja na realidade!
      Cabeça dura, talvez?

      • Só lhe resta confirmar que afinal comunismo ou socialismo não passa de mera ficção, aparte destes exemplares chefes de estado que apregoam tais virtudes não conheço outros neste planeta que tenham ou que estejam a dar provas de que tal regime existe e que comprovem ser de qualidade, o que lhe vai a si na cabeça não será por ser dura talvez mas facilmente permeável a doutrinamento ideológico mal muito difícil de remover!.

        • Pois… E fala você em “doutrinamento ideológico”… Mais do que aqui afirmou, não é possível. Essa lavagem já nem com lixívia vai…

  2. O quê? O Trump (as) vai-se demitir? É que só assim se pode garantir que não há ameaças (pelos EUA… para já…) para a Coreia do Norte!

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …