Kim Jong-un aceita abandonar armamento nuclear

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

De acordo com a delegação sul-coreana que aterrou ontem em Pyongyang, Kim Jong-un mostrou-se disponível a abandonar o armamento nuclear.

Segundo o New York Times, que cita fontes oficiais da Coreia do Sul, a Coreia do Norte terá declarado “claramente a sua vontade de desnuclearização”. “Ficou claro que não há motivos para continuarem a possuir armamento nuclear se a ameaça militar ao Norte for eliminada e a sua segurança garantida.”

Mais ainda, naquela que é considerada uma visita histórica da delegação sul-coreana a Pyongyang, a primeira deste tipo em dez anos, e na qual se agendou uma cimeira para finais de abril entre Kim Jong-un e Moon Jae-In, na fronteira entre os dois países, refere também o comunicado.

Estas declarações ainda não foram oficialmente confirmadas pela Coreia do Norte mas, caso venham a ser, será a primeira vez que o país expressa vontade de proceder à desnuclearização em troca de garantias de segurança por parte dos Estados Unidos, durante a liderança de Kim Jong-un.

A cimeira realizar-se-á na localidade de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, declarou o emissário Chung Eui-yong, que é conselheiro para a segurança do presidente Moon Jae-in.

As Coreias também acordaram abrir uma linha de comunicação de emergência entre os seus dirigentes e a cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, precisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. E porque ja deve ter conseguido o objetivo…
    A tal nova bomba de putin… Se calhar os testes dele foi pra isso mesmo o russos ja tem o que querem…

    • Será que o senhor (a) ainda não conseguiu entender que o socialismo não é nem nunca foi compativel com ditadura? Será assim tão dificil entender? Será que ainda não entendeu que o Kim Jong-un nada tem de comunista ou de socialista? Só porque “alguém” diz que este ou aquele estado é comunista não quer dizer que o seja na realidade!
      Cabeça dura, talvez?

      • Só lhe resta confirmar que afinal comunismo ou socialismo não passa de mera ficção, aparte destes exemplares chefes de estado que apregoam tais virtudes não conheço outros neste planeta que tenham ou que estejam a dar provas de que tal regime existe e que comprovem ser de qualidade, o que lhe vai a si na cabeça não será por ser dura talvez mas facilmente permeável a doutrinamento ideológico mal muito difícil de remover!.

        • Pois… E fala você em “doutrinamento ideológico”… Mais do que aqui afirmou, não é possível. Essa lavagem já nem com lixívia vai…

  2. O quê? O Trump (as) vai-se demitir? É que só assim se pode garantir que não há ameaças (pelos EUA… para já…) para a Coreia do Norte!

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …