Kim Jong-un recebe delegação da Coreia do Sul para dialogar com os EUA

Yonhap / EPA

Esta segunda-feira, uma delegação da Coreia do Sul aterrou em Pyongyang para se reunir com Kim Jong-un, numa visita de dois dias. O objetivo é promover o diálogo entre Pyongyang e Washington.

Uma delegação de dez elementos da Coreia do Sul aterrou esta segunda-feira em Pyongyang com o objetivo de promover o diálogo entre a Coreia do Norte e… os Estados Unidos.

Segundo a BBC, a delegação, que estará na Coreia do Norte durante dois dias, vai reunir com Kim Jong-un. Ao voltarem para Seul, a delegação sul-coreana segue para os EUA para contar como correu a visita e quais as conclusões a retirar.

A relação entre as duas Coreias tem vindo a melhorar, em particular depois dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A Coreia do Norte enviou duas delegações à Coreia do Sul, incluindo a irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-jung.

Nessa altura, Pyongyang convidou Seul para uma cimeira com Kim Jong-un, mas o presidente sul-coreano considerou que era demasiado cedo para que isso acontecesse.

Chung Eui-yong avançou, numa conferência de imprensa, que iria entregar uma “resolução” do presidente Moon Jae-in para “manter o diálogo” entre as duas Coreias e para um “desarmamento nuclear na península“.

“Tenciono ter conversas aprofundadas para continuar o diálogo não só entre o Sul e o Norte, mas também entre o Norte e os Estados Unidos“, fez saber Chung Eui-yong.

O presidente dos Estados Unidos mostrou-se disponível para dialogar, mas apenas se Pyongyang acabar com as armas nucleares. Uma posição que não caiu bem à Coreia do Norte: considerou um “absurdo” Washington estar a impor pré-requisitos.

“A atitude dos EUA, depois de nós esclarecermos as nossas intenções de diálogo, leva-nos a pensar que não estão interessados em retomar o diálogo“, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E felizmente um encontro entre as duas Coreias sem os habituais americães parasitas.
    Boa sorte e muita paz que é o que falta a este planeta.

RESPONDER

Itália volta a disputar a fronteira do Monte Branco com França

Depois das autoridades francesas imporem medidas restritivas que afetaram o território italiano, o país reacendeu uma disputa antiga com França. Em causa estão os direitos de fronteira do Monte Branco. Luigi Di Maio, ministro das Relações …

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …