Kim Jong-un recebe delegação da Coreia do Sul para dialogar com os EUA

1

Yonhap / EPA

Esta segunda-feira, uma delegação da Coreia do Sul aterrou em Pyongyang para se reunir com Kim Jong-un, numa visita de dois dias. O objetivo é promover o diálogo entre Pyongyang e Washington.

Uma delegação de dez elementos da Coreia do Sul aterrou esta segunda-feira em Pyongyang com o objetivo de promover o diálogo entre a Coreia do Norte e… os Estados Unidos.

Segundo a BBC, a delegação, que estará na Coreia do Norte durante dois dias, vai reunir com Kim Jong-un. Ao voltarem para Seul, a delegação sul-coreana segue para os EUA para contar como correu a visita e quais as conclusões a retirar.

A relação entre as duas Coreias tem vindo a melhorar, em particular depois dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang. A Coreia do Norte enviou duas delegações à Coreia do Sul, incluindo a irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-jung.

Nessa altura, Pyongyang convidou Seul para uma cimeira com Kim Jong-un, mas o presidente sul-coreano considerou que era demasiado cedo para que isso acontecesse.

Chung Eui-yong avançou, numa conferência de imprensa, que iria entregar uma “resolução” do presidente Moon Jae-in para “manter o diálogo” entre as duas Coreias e para um “desarmamento nuclear na península“.

“Tenciono ter conversas aprofundadas para continuar o diálogo não só entre o Sul e o Norte, mas também entre o Norte e os Estados Unidos“, fez saber Chung Eui-yong.

O presidente dos Estados Unidos mostrou-se disponível para dialogar, mas apenas se Pyongyang acabar com as armas nucleares. Uma posição que não caiu bem à Coreia do Norte: considerou um “absurdo” Washington estar a impor pré-requisitos.

“A atitude dos EUA, depois de nós esclarecermos as nossas intenções de diálogo, leva-nos a pensar que não estão interessados em retomar o diálogo“, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

ZAP //

1 Comment

  1. E felizmente um encontro entre as duas Coreias sem os habituais americães parasitas.
    Boa sorte e muita paz que é o que falta a este planeta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.