A explosão do Kilauea que os geólogos mais temiam acabou de acontecer

O vulcão Kilauea, na ilha do Havai, voltou a entrar em actividade, desta vez com uma explosão de grande violência. A lava destruiu pelo menos 26 casas e 10 outras estruturas e as cinzas ultrapassaram a altitude do pico do monte Everest.

A cratera do vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havai, entrou novamente em erupção, projetando nuvens de cinza a mais de nove mil metros de altitude – mais alto do que o pico do Monte Everest.

O geofísico da U.S. Geological Survey, Mike Poland, confirmou a explosão, que ocorreu depois de mais de doze fissuras terem aberto a alguns quilómetros a leste da cratera e terem inundado de lava os bairros mais próximos. Todas essas áreas foram imediatamente evacuadas, mas a lava acabou por destruir 26 casas e 10 outras estruturas.

Este é o tipo de explosão que temíamos“, diz Poland, “e não vai ser a única, muito provavelmente vai ser seguida de eventos adicionais”.

Poland teme também que a violência desta nova explosão possa desencadear erupções em outros vulcões na região – nomeadamente do Mauna Loa, um dos 5 vulcões ativos no Havai, cuja última erupção ocorreu em 1984.

Estamos perante uma situação muito instável, que pode a qualquer altura tornar-se explosiva”, explicou Michelle Coombs, também geóloga do US Geological Survey, em conferência de imprensa.

A violenta erupção foi captada por uma webcam do Observatório Vulcânico do Havai, cujas imagens mostram uma paisagem caótica enquanto uma chuva lamacenta escurece o céu.

https://twitter.com/USGSVolcanoes/status/997143404806000642

A partir do cume do Mauna Loa, a cerca de 32km de distância, as câmaras captaram uma nuvem em forma de bigorna a ondular no horizonte.

USGS-HVO

Nuvem de cinzas em forma de bigorna do Kilauea vista a partir do Mauna Loa

As autoridades locais começaram entretanto a distribuir máscaras que filtram cinzas, uma vez que há risco de asfixia caso estas nuvens atinjam zonas populacionais.

As autoridades locais indicaram no entanto que não esperam que a explosão do vulcão cause vítimas, desde que as pessoas se mantenham afastadas e fora do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, encerrado desde o dia 11 de maio.

Ainda assim, avança a CNN, a população está a ser avisada para procurar abrigo caso se encontrem no sentido dos ventos que estão a levar a cinza vulcânica. Mas embora haja a possibilidade de serem expelidos projeceis, estes afetarão apenas a zona em redor do vulcão, explicou Michelle Coombs.

Desde o dia 3 de maio, as erupções do Kilauea já criaram vários tremores de terra. O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Uma erupção em 1924 matou uma pessoa e projetou pedaços de rocha, cinza e poeira no ar durante 17 dias.

PARTILHAR

RESPONDER

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …