/

A explosão do Kilauea que os geólogos mais temiam acabou de acontecer

O vulcão Kilauea, na ilha do Havai, voltou a entrar em actividade, desta vez com uma explosão de grande violência. A lava destruiu pelo menos 26 casas e 10 outras estruturas e as cinzas ultrapassaram a altitude do pico do monte Everest.

A cratera do vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havai, entrou novamente em erupção, projetando nuvens de cinza a mais de nove mil metros de altitude – mais alto do que o pico do Monte Everest.

O geofísico da U.S. Geological Survey, Mike Poland, confirmou a explosão, que ocorreu depois de mais de doze fissuras terem aberto a alguns quilómetros a leste da cratera e terem inundado de lava os bairros mais próximos. Todas essas áreas foram imediatamente evacuadas, mas a lava acabou por destruir 26 casas e 10 outras estruturas.

Este é o tipo de explosão que temíamos“, diz Poland, “e não vai ser a única, muito provavelmente vai ser seguida de eventos adicionais”.

Poland teme também que a violência desta nova explosão possa desencadear erupções em outros vulcões na região – nomeadamente do Mauna Loa, um dos 5 vulcões ativos no Havai, cuja última erupção ocorreu em 1984.

Estamos perante uma situação muito instável, que pode a qualquer altura tornar-se explosiva”, explicou Michelle Coombs, também geóloga do US Geological Survey, em conferência de imprensa.

A violenta erupção foi captada por uma webcam do Observatório Vulcânico do Havai, cujas imagens mostram uma paisagem caótica enquanto uma chuva lamacenta escurece o céu.

https://twitter.com/USGSVolcanoes/status/997143404806000642

A partir do cume do Mauna Loa, a cerca de 32km de distância, as câmaras captaram uma nuvem em forma de bigorna a ondular no horizonte.

USGS-HVO

Nuvem de cinzas em forma de bigorna do Kilauea vista a partir do Mauna Loa

As autoridades locais começaram entretanto a distribuir máscaras que filtram cinzas, uma vez que há risco de asfixia caso estas nuvens atinjam zonas populacionais.

As autoridades locais indicaram no entanto que não esperam que a explosão do vulcão cause vítimas, desde que as pessoas se mantenham afastadas e fora do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, encerrado desde o dia 11 de maio.

Ainda assim, avança a CNN, a população está a ser avisada para procurar abrigo caso se encontrem no sentido dos ventos que estão a levar a cinza vulcânica. Mas embora haja a possibilidade de serem expelidos projeceis, estes afetarão apenas a zona em redor do vulcão, explicou Michelle Coombs.

Desde o dia 3 de maio, as erupções do Kilauea já criaram vários tremores de terra. O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Uma erupção em 1924 matou uma pessoa e projetou pedaços de rocha, cinza e poeira no ar durante 17 dias.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.