A explosão do Kilauea que os geólogos mais temiam acabou de acontecer

O vulcão Kilauea, na ilha do Havai, voltou a entrar em actividade, desta vez com uma explosão de grande violência. A lava destruiu pelo menos 26 casas e 10 outras estruturas e as cinzas ultrapassaram a altitude do pico do monte Everest.

A cratera do vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havai, entrou novamente em erupção, projetando nuvens de cinza a mais de nove mil metros de altitude – mais alto do que o pico do Monte Everest.

O geofísico da U.S. Geological Survey, Mike Poland, confirmou a explosão, que ocorreu depois de mais de doze fissuras terem aberto a alguns quilómetros a leste da cratera e terem inundado de lava os bairros mais próximos. Todas essas áreas foram imediatamente evacuadas, mas a lava acabou por destruir 26 casas e 10 outras estruturas.

Este é o tipo de explosão que temíamos“, diz Poland, “e não vai ser a única, muito provavelmente vai ser seguida de eventos adicionais”.

Poland teme também que a violência desta nova explosão possa desencadear erupções em outros vulcões na região – nomeadamente do Mauna Loa, um dos 5 vulcões ativos no Havai, cuja última erupção ocorreu em 1984.

Estamos perante uma situação muito instável, que pode a qualquer altura tornar-se explosiva”, explicou Michelle Coombs, também geóloga do US Geological Survey, em conferência de imprensa.

A violenta erupção foi captada por uma webcam do Observatório Vulcânico do Havai, cujas imagens mostram uma paisagem caótica enquanto uma chuva lamacenta escurece o céu.

https://twitter.com/USGSVolcanoes/status/997143404806000642

A partir do cume do Mauna Loa, a cerca de 32km de distância, as câmaras captaram uma nuvem em forma de bigorna a ondular no horizonte.

USGS-HVO

Nuvem de cinzas em forma de bigorna do Kilauea vista a partir do Mauna Loa

As autoridades locais começaram entretanto a distribuir máscaras que filtram cinzas, uma vez que há risco de asfixia caso estas nuvens atinjam zonas populacionais.

As autoridades locais indicaram no entanto que não esperam que a explosão do vulcão cause vítimas, desde que as pessoas se mantenham afastadas e fora do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, encerrado desde o dia 11 de maio.

Ainda assim, avança a CNN, a população está a ser avisada para procurar abrigo caso se encontrem no sentido dos ventos que estão a levar a cinza vulcânica. Mas embora haja a possibilidade de serem expelidos projeceis, estes afetarão apenas a zona em redor do vulcão, explicou Michelle Coombs.

Desde o dia 3 de maio, as erupções do Kilauea já criaram vários tremores de terra. O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Uma erupção em 1924 matou uma pessoa e projetou pedaços de rocha, cinza e poeira no ar durante 17 dias.

PARTILHAR

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …