A explosão do Kilauea que os geólogos mais temiam acabou de acontecer

O vulcão Kilauea, na ilha do Havai, voltou a entrar em actividade, desta vez com uma explosão de grande violência. A lava destruiu pelo menos 26 casas e 10 outras estruturas e as cinzas ultrapassaram a altitude do pico do monte Everest.

A cratera do vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havai, entrou novamente em erupção, projetando nuvens de cinza a mais de nove mil metros de altitude – mais alto do que o pico do Monte Everest.

O geofísico da U.S. Geological Survey, Mike Poland, confirmou a explosão, que ocorreu depois de mais de doze fissuras terem aberto a alguns quilómetros a leste da cratera e terem inundado de lava os bairros mais próximos. Todas essas áreas foram imediatamente evacuadas, mas a lava acabou por destruir 26 casas e 10 outras estruturas.

Este é o tipo de explosão que temíamos“, diz Poland, “e não vai ser a única, muito provavelmente vai ser seguida de eventos adicionais”.

Poland teme também que a violência desta nova explosão possa desencadear erupções em outros vulcões na região – nomeadamente do Mauna Loa, um dos 5 vulcões ativos no Havai, cuja última erupção ocorreu em 1984.



Estamos perante uma situação muito instável, que pode a qualquer altura tornar-se explosiva”, explicou Michelle Coombs, também geóloga do US Geological Survey, em conferência de imprensa.

A violenta erupção foi captada por uma webcam do Observatório Vulcânico do Havai, cujas imagens mostram uma paisagem caótica enquanto uma chuva lamacenta escurece o céu.

https://twitter.com/USGSVolcanoes/status/997143404806000642

A partir do cume do Mauna Loa, a cerca de 32km de distância, as câmaras captaram uma nuvem em forma de bigorna a ondular no horizonte.

USGS-HVO

Nuvem de cinzas em forma de bigorna do Kilauea vista a partir do Mauna Loa

As autoridades locais começaram entretanto a distribuir máscaras que filtram cinzas, uma vez que há risco de asfixia caso estas nuvens atinjam zonas populacionais.

As autoridades locais indicaram no entanto que não esperam que a explosão do vulcão cause vítimas, desde que as pessoas se mantenham afastadas e fora do Parque Nacional dos Vulcões do Havai, encerrado desde o dia 11 de maio.

Ainda assim, avança a CNN, a população está a ser avisada para procurar abrigo caso se encontrem no sentido dos ventos que estão a levar a cinza vulcânica. Mas embora haja a possibilidade de serem expelidos projeceis, estes afetarão apenas a zona em redor do vulcão, explicou Michelle Coombs.

Desde o dia 3 de maio, as erupções do Kilauea já criaram vários tremores de terra. O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo. Uma erupção em 1924 matou uma pessoa e projetou pedaços de rocha, cinza e poeira no ar durante 17 dias.

PARTILHAR

RESPONDER

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …