Kaln “foi” uma coruja macho durante 23 anos (até pôr um ovo)

(dr) The Barn Owl Centre

Um bufo-real chamado Kaln viveu durante 23 anos num refúgio em Gloucester, na Inglaterra. Durante todo esse período de tempo, os seus cuidadores pensaram que o animal era macho.

Porém, de acordo com Vincent Jones, fundador do refúgio, a coruja pôs um ovo. Ao Live Science, Jones disse que o ovo não foi fertilizado, o que significa que Kaln não será mãe. Ainda assim, foi uma grande surpresa para os seus cuidadores.

“Eu acho que ele ficou tão chocado como nós”, disse Jones. Corujas são complicadas, porque machos e fêmeas têm corpos mais ou menos idênticos, de acordo com um estudo publicado em 24 de janeiro de 2008, no Journal of Heredity. Ao contrário dos mamíferos e outras criaturas, não há diferença óbvia entre os genitais.

Além disso, o refúgio não tem interesse nos sexos biológicos dos pássaros. A maioria deles é resgatada de vidas como animais de estimação ou pássaros que trabalham em cativeiro. O refúgio não tem interesse em criar corujas cativas, apenas reabilitando-as.

“Temos 46 pássaros”, disse Jones. “Se têm o comportamento de macho, dizemos que são machos. Se têm o comportamento de uma fêmea, dizemos que são fêmeas”.

Tipicamente, de acordo com o National Aviary, o bufo-real da Eurásia fêmea coloca até seis ovos ao longo de um período de um mês no final do inverno. Mas Kaln nunca fez isso nos seus 23 anos no refúgio. “Sempre mostrou sinais de ser macho”, acrescentou Jones.

Até os testes genéticos nem sempre mostram uma distinção clara entre corujas machos e corujas fêmeas em muitas espécies, de acordo com o artigo de 2008. As aves fêmea têm cromossomas Z e W, enquanto as aves macho têm dois cromossomas Z. Mas os cromossomas podem ser suficientemente semelhantes para serem difíceis de distinguir.

Segundo Jones, o ovo não mudou como o refúgio vê Kaln. “Não é diferente das pessoas. Não há diferença entre homens e mulheres. Somos todos indivíduos”, disse. “Kaln é um indivíduo. É um indivíduo muito especial. Agora dizemos que é um maria-rapaz.”

A maior preocupação é que, na época em que o pássaro pôs o ovo, começou a parecer “deprimido” e a exibir alguns problemas de saúde que se revelaram não relacionados com o ato. Porém, esta quinta-feira, Jones disse que Kaln parecia mais ativo e otimista.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …