Kaln “foi” uma coruja macho durante 23 anos (até pôr um ovo)

(dr) The Barn Owl Centre

Um bufo-real chamado Kaln viveu durante 23 anos num refúgio em Gloucester, na Inglaterra. Durante todo esse período de tempo, os seus cuidadores pensaram que o animal era macho.

Porém, de acordo com Vincent Jones, fundador do refúgio, a coruja pôs um ovo. Ao Live Science, Jones disse que o ovo não foi fertilizado, o que significa que Kaln não será mãe. Ainda assim, foi uma grande surpresa para os seus cuidadores.

“Eu acho que ele ficou tão chocado como nós”, disse Jones. Corujas são complicadas, porque machos e fêmeas têm corpos mais ou menos idênticos, de acordo com um estudo publicado em 24 de janeiro de 2008, no Journal of Heredity. Ao contrário dos mamíferos e outras criaturas, não há diferença óbvia entre os genitais.

Além disso, o refúgio não tem interesse nos sexos biológicos dos pássaros. A maioria deles é resgatada de vidas como animais de estimação ou pássaros que trabalham em cativeiro. O refúgio não tem interesse em criar corujas cativas, apenas reabilitando-as.

“Temos 46 pássaros”, disse Jones. “Se têm o comportamento de macho, dizemos que são machos. Se têm o comportamento de uma fêmea, dizemos que são fêmeas”.

Tipicamente, de acordo com o National Aviary, o bufo-real da Eurásia fêmea coloca até seis ovos ao longo de um período de um mês no final do inverno. Mas Kaln nunca fez isso nos seus 23 anos no refúgio. “Sempre mostrou sinais de ser macho”, acrescentou Jones.

Até os testes genéticos nem sempre mostram uma distinção clara entre corujas machos e corujas fêmeas em muitas espécies, de acordo com o artigo de 2008. As aves fêmea têm cromossomas Z e W, enquanto as aves macho têm dois cromossomas Z. Mas os cromossomas podem ser suficientemente semelhantes para serem difíceis de distinguir.

Segundo Jones, o ovo não mudou como o refúgio vê Kaln. “Não é diferente das pessoas. Não há diferença entre homens e mulheres. Somos todos indivíduos”, disse. “Kaln é um indivíduo. É um indivíduo muito especial. Agora dizemos que é um maria-rapaz.”

A maior preocupação é que, na época em que o pássaro pôs o ovo, começou a parecer “deprimido” e a exibir alguns problemas de saúde que se revelaram não relacionados com o ato. Porém, esta quinta-feira, Jones disse que Kaln parecia mais ativo e otimista.

  ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …