Kalashnikov lança um super-carro elétrico rétro para concorrer com a Tesla

A empresa russa Kalashnikov, fabricante da famosa espingarda AK-47, desenvolveu um carro elétrico rétro para competir com o veículo criado pela Tesla, companhia do bilionário Elon Musk.

O protótipo CV-1 da empresa russa foi apresentado recentemente em Moscovo. O carro é inspirado num modelo soviético que, na década de 1970, foi apontado como um “supercarro russo“.

Em comunicado, a empresa afirmou que o CV-1 é dotado de uma série de “sistemas complexos”, que coloca a empresa “entre os fabricantes globais de carros elétricos, como a Tesla”. Além disso, a empresa afirmou que o carro terá uma velocidade máxima maior do que os modelos anteriores criados pela empresa.

A nota revela ainda que o CV-1 tem uma autonomia de cerca de 350 quilómetros só com um carregamento. O projeto está ainda em fase de testes e, por isso, ainda não foram divulgados os preços do veículo.

Kalashnikov aposta na diversificação

A Kalashnikov, que se tornou conhecida pela AK-47 Kalashnikova, a mais famosa e mortífera espingarda do mundo, e cujo criador morreu em 2013, tem tentado levar a marca para áreas diferentes das que habitualmente lhe são associadas.

Depois de ter lançado em 2015 uma arma automática com ligação à internet, a lendária fabricante russa de armamento lançou uma coleção de roupas e um catálogo de itens pessoais que vão desde guarda-chuvas até capas para telemóveis.

Na Rússia, a decisão da empresa de criar um veículo elétrico dividiu opiniões. Nas páginas da empresa em redes sociais, houve quem dissesse que a resposta russa à Tesla tinha um “engraçado design de zoombie“. Outros, no entanto, elogiaram o veículo.

“Os tanques são ótimos, mas seria melhor se ficassem longe dos carros”, escreveu um utilizador nas redes sociais.

Recentemente, a Kalashnikov foi alvo de críticas depois de lançar um robô para executar “tarefas de engenharia e de combate”. O robô, apelidado de “Pequeno Igor”, tem cerca de 4,5 toneladas e foi criticado pela sua aparência, considerada antiquada.

Face às críticas, a Kalashnikov disse esperar lançar uma nova versão do robô em 2020.

(dr) Kalashnikov Media

O “Pequeno Igor” foi alvo de críticas por causa da sua aparência antiquada

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …