Kalashnikov lança um super-carro elétrico rétro para concorrer com a Tesla

A empresa russa Kalashnikov, fabricante da famosa espingarda AK-47, desenvolveu um carro elétrico rétro para competir com o veículo criado pela Tesla, companhia do bilionário Elon Musk.

O protótipo CV-1 da empresa russa foi apresentado recentemente em Moscovo. O carro é inspirado num modelo soviético que, na década de 1970, foi apontado como um “supercarro russo“.

Em comunicado, a empresa afirmou que o CV-1 é dotado de uma série de “sistemas complexos”, que coloca a empresa “entre os fabricantes globais de carros elétricos, como a Tesla”. Além disso, a empresa afirmou que o carro terá uma velocidade máxima maior do que os modelos anteriores criados pela empresa.

A nota revela ainda que o CV-1 tem uma autonomia de cerca de 350 quilómetros só com um carregamento. O projeto está ainda em fase de testes e, por isso, ainda não foram divulgados os preços do veículo.

Kalashnikov aposta na diversificação

A Kalashnikov, que se tornou conhecida pela AK-47 Kalashnikova, a mais famosa e mortífera espingarda do mundo, e cujo criador morreu em 2013, tem tentado levar a marca para áreas diferentes das que habitualmente lhe são associadas.

Depois de ter lançado em 2015 uma arma automática com ligação à internet, a lendária fabricante russa de armamento lançou uma coleção de roupas e um catálogo de itens pessoais que vão desde guarda-chuvas até capas para telemóveis.

Na Rússia, a decisão da empresa de criar um veículo elétrico dividiu opiniões. Nas páginas da empresa em redes sociais, houve quem dissesse que a resposta russa à Tesla tinha um “engraçado design de zoombie“. Outros, no entanto, elogiaram o veículo.

“Os tanques são ótimos, mas seria melhor se ficassem longe dos carros”, escreveu um utilizador nas redes sociais.

Recentemente, a Kalashnikov foi alvo de críticas depois de lançar um robô para executar “tarefas de engenharia e de combate”. O robô, apelidado de “Pequeno Igor”, tem cerca de 4,5 toneladas e foi criticado pela sua aparência, considerada antiquada.

Face às críticas, a Kalashnikov disse esperar lançar uma nova versão do robô em 2020.

(dr) Kalashnikov Media

O “Pequeno Igor” foi alvo de críticas por causa da sua aparência antiquada

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …