Kalashnikov lança um super-carro elétrico rétro para concorrer com a Tesla

A empresa russa Kalashnikov, fabricante da famosa espingarda AK-47, desenvolveu um carro elétrico rétro para competir com o veículo criado pela Tesla, companhia do bilionário Elon Musk.

O protótipo CV-1 da empresa russa foi apresentado recentemente em Moscovo. O carro é inspirado num modelo soviético que, na década de 1970, foi apontado como um “supercarro russo“.

Em comunicado, a empresa afirmou que o CV-1 é dotado de uma série de “sistemas complexos”, que coloca a empresa “entre os fabricantes globais de carros elétricos, como a Tesla”. Além disso, a empresa afirmou que o carro terá uma velocidade máxima maior do que os modelos anteriores criados pela empresa.

A nota revela ainda que o CV-1 tem uma autonomia de cerca de 350 quilómetros só com um carregamento. O projeto está ainda em fase de testes e, por isso, ainda não foram divulgados os preços do veículo.

Kalashnikov aposta na diversificação

A Kalashnikov, que se tornou conhecida pela AK-47 Kalashnikova, a mais famosa e mortífera espingarda do mundo, e cujo criador morreu em 2013, tem tentado levar a marca para áreas diferentes das que habitualmente lhe são associadas.

Depois de ter lançado em 2015 uma arma automática com ligação à internet, a lendária fabricante russa de armamento lançou uma coleção de roupas e um catálogo de itens pessoais que vão desde guarda-chuvas até capas para telemóveis.

Na Rússia, a decisão da empresa de criar um veículo elétrico dividiu opiniões. Nas páginas da empresa em redes sociais, houve quem dissesse que a resposta russa à Tesla tinha um “engraçado design de zoombie“. Outros, no entanto, elogiaram o veículo.

“Os tanques são ótimos, mas seria melhor se ficassem longe dos carros”, escreveu um utilizador nas redes sociais.

Recentemente, a Kalashnikov foi alvo de críticas depois de lançar um robô para executar “tarefas de engenharia e de combate”. O robô, apelidado de “Pequeno Igor”, tem cerca de 4,5 toneladas e foi criticado pela sua aparência, considerada antiquada.

Face às críticas, a Kalashnikov disse esperar lançar uma nova versão do robô em 2020.

(dr) Kalashnikov Media

O “Pequeno Igor” foi alvo de críticas por causa da sua aparência antiquada

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …