Kalashnikov lança um super-carro elétrico rétro para concorrer com a Tesla

A empresa russa Kalashnikov, fabricante da famosa espingarda AK-47, desenvolveu um carro elétrico rétro para competir com o veículo criado pela Tesla, companhia do bilionário Elon Musk.

O protótipo CV-1 da empresa russa foi apresentado recentemente em Moscovo. O carro é inspirado num modelo soviético que, na década de 1970, foi apontado como um “supercarro russo“.

Em comunicado, a empresa afirmou que o CV-1 é dotado de uma série de “sistemas complexos”, que coloca a empresa “entre os fabricantes globais de carros elétricos, como a Tesla”. Além disso, a empresa afirmou que o carro terá uma velocidade máxima maior do que os modelos anteriores criados pela empresa.

A nota revela ainda que o CV-1 tem uma autonomia de cerca de 350 quilómetros só com um carregamento. O projeto está ainda em fase de testes e, por isso, ainda não foram divulgados os preços do veículo.

Kalashnikov aposta na diversificação

A Kalashnikov, que se tornou conhecida pela AK-47 Kalashnikova, a mais famosa e mortífera espingarda do mundo, e cujo criador morreu em 2013, tem tentado levar a marca para áreas diferentes das que habitualmente lhe são associadas.

Depois de ter lançado em 2015 uma arma automática com ligação à internet, a lendária fabricante russa de armamento lançou uma coleção de roupas e um catálogo de itens pessoais que vão desde guarda-chuvas até capas para telemóveis.

Na Rússia, a decisão da empresa de criar um veículo elétrico dividiu opiniões. Nas páginas da empresa em redes sociais, houve quem dissesse que a resposta russa à Tesla tinha um “engraçado design de zoombie“. Outros, no entanto, elogiaram o veículo.

“Os tanques são ótimos, mas seria melhor se ficassem longe dos carros”, escreveu um utilizador nas redes sociais.

Recentemente, a Kalashnikov foi alvo de críticas depois de lançar um robô para executar “tarefas de engenharia e de combate”. O robô, apelidado de “Pequeno Igor”, tem cerca de 4,5 toneladas e foi criticado pela sua aparência, considerada antiquada.

Face às críticas, a Kalashnikov disse esperar lançar uma nova versão do robô em 2020.

(dr) Kalashnikov Media

O “Pequeno Igor” foi alvo de críticas por causa da sua aparência antiquada

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …