Eis a lendária Kalashnikov – agora com ligação à Internet

d.r. Vladimir Astapkovich / RIA Novosti

A nova Ak-47 pode agora ser equipada com um módulo de acesso à Internet

A nova Ak-47 pode agora ser equipada com um módulo de acesso à Internet

As lendárias armas automáticas russas AK-47 Kalashnikov podem agora se equipadas com um módulo especial que permite funcionalidades como monitorisar a posição e movimento de militares no terreno, receber informação útil ou treino, e até transmitir dados pela Internet.

Um consórcio composto pela Red Heat e StarNet Alliance apresentaram um módulo electrónico para o novo a famosa AK-47 Kalashnikov.

Segundo a RT, o módulo electrónico permite referenciar o posicionamento da arma no terreno, com a ajuda de sistemas de navegação como o GPS ou a versão russa, GLONASS. Registar estatísticas de uso da arma ou controlar o consumo de munição são outras das funcionalidades do módulo.

O novo módulo foi apresentado durante o forum Exército-2015, encontro internacional de inovação em novas tecnologias militares, a decorrer na cidade russa de Kubinka.

“As Kalashnikov receberam uma nova funcionalidade, com integração de sensores que funcionam com os princípios da Internet das Coisas“, declarou em comunicado a StarNet Allliance.

O sensor electrónico alimenta-se de uma bateria vulgar, e liga-se à Internet tanto na Rússia como em qualquer outro país do mundo, afirma a companhia.

A equipa de desenvolvimento sustenta que o dispositivo se pode usar tanto no âmbito militar, como em aplicações perfeitamente pacíficas – por exemplo em jogos de team building ao ar livre.

A icónica AK-47, ou Avtomat Kalashnikova – 47, é uma das mais populares armas no mundo e a mais fabricada na história da indústria de armamento.

É uma espingarda automática de assalto criada em 1947 na ex-União Soviética por Mikhail Kalashnikov, general do exército e inventor russo que morreu em 2013, aos 94 anos.

D.A.Haynes / wikimedia

-

A arma foi especialmente concebida para o exército russo, mas viria a ser adoptada por inúmeros outros exércitos no mundo. Além do seu baixo custo de produção, é considerada extremamente fiável e de fácil manutenção.

A AK-47 tornou-se também um símbolo revolucionário um pouco por todo o mundo, estando o seu famoso perfil representado em várias bandeiras nacionais — como a de Moçambique, por exemplo.

Ao que parece, brevemente será também provável encontrá-la num campo de paintball perto de si.

ZAP / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.