Eis a lendária Kalashnikov – agora com ligação à Internet

d.r. Vladimir Astapkovich / RIA Novosti

A nova Ak-47 pode agora ser equipada com um módulo de acesso à Internet

A nova Ak-47 pode agora ser equipada com um módulo de acesso à Internet

As lendárias armas automáticas russas AK-47 Kalashnikov podem agora se equipadas com um módulo especial que permite funcionalidades como monitorisar a posição e movimento de militares no terreno, receber informação útil ou treino, e até transmitir dados pela Internet.

Um consórcio composto pela Red Heat e StarNet Alliance apresentaram um módulo electrónico para o novo a famosa AK-47 Kalashnikov.

Segundo a RT, o módulo electrónico permite referenciar o posicionamento da arma no terreno, com a ajuda de sistemas de navegação como o GPS ou a versão russa, GLONASS. Registar estatísticas de uso da arma ou controlar o consumo de munição são outras das funcionalidades do módulo.

O novo módulo foi apresentado durante o forum Exército-2015, encontro internacional de inovação em novas tecnologias militares, a decorrer na cidade russa de Kubinka.

“As Kalashnikov receberam uma nova funcionalidade, com integração de sensores que funcionam com os princípios da Internet das Coisas“, declarou em comunicado a StarNet Allliance.

O sensor electrónico alimenta-se de uma bateria vulgar, e liga-se à Internet tanto na Rússia como em qualquer outro país do mundo, afirma a companhia.

A equipa de desenvolvimento sustenta que o dispositivo se pode usar tanto no âmbito militar, como em aplicações perfeitamente pacíficas – por exemplo em jogos de team building ao ar livre.

A icónica AK-47, ou Avtomat Kalashnikova – 47, é uma das mais populares armas no mundo e a mais fabricada na história da indústria de armamento.

É uma espingarda automática de assalto criada em 1947 na ex-União Soviética por Mikhail Kalashnikov, general do exército e inventor russo que morreu em 2013, aos 94 anos.

D.A.Haynes / wikimedia

-

A arma foi especialmente concebida para o exército russo, mas viria a ser adoptada por inúmeros outros exércitos no mundo. Além do seu baixo custo de produção, é considerada extremamente fiável e de fácil manutenção.

A AK-47 tornou-se também um símbolo revolucionário um pouco por todo o mundo, estando o seu famoso perfil representado em várias bandeiras nacionais — como a de Moçambique, por exemplo.

Ao que parece, brevemente será também provável encontrá-la num campo de paintball perto de si.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …