Eis a lendária Kalashnikov – agora com ligação à Internet

d.r. Vladimir Astapkovich / RIA Novosti

A nova Ak-47 pode agora ser equipada com um módulo de acesso à Internet

A nova Ak-47 pode agora ser equipada com um módulo de acesso à Internet

As lendárias armas automáticas russas AK-47 Kalashnikov podem agora se equipadas com um módulo especial que permite funcionalidades como monitorisar a posição e movimento de militares no terreno, receber informação útil ou treino, e até transmitir dados pela Internet.

Um consórcio composto pela Red Heat e StarNet Alliance apresentaram um módulo electrónico para o novo a famosa AK-47 Kalashnikov.

Segundo a RT, o módulo electrónico permite referenciar o posicionamento da arma no terreno, com a ajuda de sistemas de navegação como o GPS ou a versão russa, GLONASS. Registar estatísticas de uso da arma ou controlar o consumo de munição são outras das funcionalidades do módulo.

O novo módulo foi apresentado durante o forum Exército-2015, encontro internacional de inovação em novas tecnologias militares, a decorrer na cidade russa de Kubinka.

“As Kalashnikov receberam uma nova funcionalidade, com integração de sensores que funcionam com os princípios da Internet das Coisas“, declarou em comunicado a StarNet Allliance.

O sensor electrónico alimenta-se de uma bateria vulgar, e liga-se à Internet tanto na Rússia como em qualquer outro país do mundo, afirma a companhia.

A equipa de desenvolvimento sustenta que o dispositivo se pode usar tanto no âmbito militar, como em aplicações perfeitamente pacíficas – por exemplo em jogos de team building ao ar livre.

A icónica AK-47, ou Avtomat Kalashnikova – 47, é uma das mais populares armas no mundo e a mais fabricada na história da indústria de armamento.

É uma espingarda automática de assalto criada em 1947 na ex-União Soviética por Mikhail Kalashnikov, general do exército e inventor russo que morreu em 2013, aos 94 anos.

D.A.Haynes / wikimedia

-

A arma foi especialmente concebida para o exército russo, mas viria a ser adoptada por inúmeros outros exércitos no mundo. Além do seu baixo custo de produção, é considerada extremamente fiável e de fácil manutenção.

A AK-47 tornou-se também um símbolo revolucionário um pouco por todo o mundo, estando o seu famoso perfil representado em várias bandeiras nacionais — como a de Moçambique, por exemplo.

Ao que parece, brevemente será também provável encontrá-la num campo de paintball perto de si.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …

"São dores de crescimento". CNE admite problemas no voto antecipado, mas promete solução no futuro

Domingo foi dia de voto antecipado para 246.880 eleitores, um número recorde desde que esta modalidade foi introduzida no país. As longas filas e alguns ajuntamentos, numa altura em que o país vive um novo …

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …

Papagaios, lémures, golfinhos e cães. Há vários animais que se auto-medicam

Há vários animais que, à semelhança do Homem, procuram determinadas substâncias na natureza para tratar a dor, prevenir o sofrimento ou simplesmente para se sentirem melhor - é uma espécie de auto-medicação do mundo animal.  Este …

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …

Quão escuro é o Universo? Mais do que pensávamos, apurou a New Horizons

Novas medições levadas a cabo pela sonda espacial não tripulada da NASA New Horizons mostram que o Universo não é tão escuro como pensávamos. A escuridão do Universo é um fenómeno conhecido e estudado, sendo …

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …