Justiça proíbe cremação do corpo de suspeito da morte de Marielle Franco

midianinja / Flickr

A vereadora brasileira Marielle Franco

A justiça brasileira proibiu a cremação do corpo do alegado líder de uma milícia suspeita de ter orquestrado o assassinato de Marielle Franco, ativista e vereadora do Rio de Janeiro morta a tiro em 2018.

A juíza Maria Izabel Pena Pieranti rejeitou o pedido de cremação do corpo de Adriano Magalhães da Nóbrega, morto pela polícia no estado da Bahia, nordeste do Brasil, no último domingo, devido à falta de documentos necessários, segundo a decisão judicial.

A magistrada referiu que “a cremação impediria a polícia” de exigir uma autópsia mais completa, observando que o suspeito não morreu de causas naturais e que, segundo consta na sua certidão de óbito, sofreu “anemia aguda” e “politraumatismo” causado por “instrumento de perfuro contundente”.

A mãe e as irmãs do suspeito pediram a autorização judicial, essencial para qualquer cremação quando a causa da morte não é natural. A cremação estava prevista para esta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Conhecido como “Capitão Adriano”, o chefe da milícia, que estava em fuga desde 2019, era acusado de liderar o chamado “Escritório do Crime”, um alegado grupo de assassinos de elite suspeito de estar envolvido na morte de Marielle Franco, em março de 2018, e do seu motorista, Anderson Gomes.

Até ao momento, os dois presumíveis autores materiais do crime foram presos: os ex-polícias Élcio Queiroz e Ronnie Leça. Desconhecem-se, até à data, os autores morais.

Segundo a imprensa local, Nóbrega, antigo capitão do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (BOPE), tinha dito ao seu advogado que temia ser morto para “eliminação de provas”.

A Secretária de Segurança Pública da Bahia adiantou que Nóbrega, de 43 anos, foi localizado pelas autoridades na manhã de domingo numa casa situada numa zona rural do município de Esplanada. Quando os agentes tentaram executar a ordem de prisão, o líder da milícia apresentou resistência e respondeu com tiros.

Na operação policial, as autoridades apreenderam várias armas que estavam distribuídas por vários locais da casa.

“A intenção era executar a prisão, mas preferiu reagir com disparos”, afirmou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, citado num comunicado.

Nóbrega chegou a ser homenageado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo atualmente senador e então deputado estadual Flávio Bolsonaro, filho do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Marielle Franco, nascida e criada na favela da Maré e eleita pelo Partido Socialismo e Liberdade, vinha de um encontro com mulheres e ativistas negras quando foi assassinada. A brasileira, de 38 anos, era uma estrela política em ascensão, pré-candidata a vice-governadora e dada como eventual prefeita do Rio de Janeiro ou como deputada federal em Brasília.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …

"Tatatatatatata." A bazuca de Costa é, afinal, uma "metralhadora" que dispara de rajada

Rui Rio considera que António Costa devia chamar a bazuca de metralhadora, porque o primeiro-ministro "dispara de rajada" promessas. "HK21 tem fita, carrega-se, e aquilo dispara tatatatatatata." O presidente do PSD, Rui Rio, ironizou esta segunda-feira …

Campanha alerta população sobre cancros de sangue e apela para informação

Uma campanha para quebrar o silêncio sobre os cancros do sangue e alertar para a importância do diagnóstico precoce está nas ruas até final de setembro, lembrando que é essencial estar atento a sintomas e …

Pfizer diz que vacina é "segura" para crianças dos cinco aos 11 anos

A Pfizer/BioNTech anunciaram, esta segunda-feira, que a vacina é segura e parece gerar uma resposta imunitária robusta nas crianças dos cinco aos 11 anos. Depois de um estudo com 2.268 participantes, a Pfizer/BioNTech anunciaram que a …

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …