//

Justiça dos EUA pede 20 mil milhões de indemnização à Volkswagen

As autoridades norte-americanas decidiram processar a Volkswagen e as suas marcas de gama alta Audi e Porsche, numa acção que pede o pagamento 20 mil milhões de dólares de indemnizações.

O Departamento de Justiça e a Agência do Ambiente dos Estados Unidos anunciaram a apresentação de uma queixa comum num tribunal do Michigan contra o grupo alemão, envolvido num escândalo de manipulação das emissões de gases de automóveis.

As duas entidades norte-americanas acusam a marca de ter equipado 600 mil veículos a diesel com software permitia “poluir excessivamente”, sem que isso pudesse ser verificado, “enganando assim os consumidores e afectando a sua saúde”.

Esta acção cível é distinta do processo penal: o Ministério da Justiça dos EUA abriu um inquérito penal em paralelo.

Ao tribunal cível, o Departamento de Justiça e a Agência do Ambiente pedem uma indemnização por danos que pode chegar aos 20 mil milhões de dólares e o reembolso das despesas judiciais.

Os dois reguladores americanos esperam que a justiça imponha uma multa de pelo menos 32.500 dólares por cada veículo afectado pela fraude.

“Os Estados Unidos vão recorrer a todos os meios apropriados contra a Volkswagen para reparação das presumíveis violações das nossas leis sobre a qualidade do ar”, disse John Cruden, um dos vice-ministros da Justiça.

A Volkswagen, que gera um volume de negócios anual de 200 mil milhões de euros e emprega 600.000 pessoas, já provisionou seis mil milhões de euros para fazer face a eventuais acordos e multas.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.