Juncker eleito, agradece a Marine Le Pen não ter o seu voto

Zinneke / Wikimedia

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

O luxemburguês Jean-Claude Juncker foi hoje eleito para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo 422 votos a favor, 250 contra e 47 abstenções.

Juncker, 59 anos, foi o candidato à Comissão apresentado nas eleições europeias de maio passado pelo Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, e irá assim suceder, no final de outubro, a José Manuel Durão Barroso, que liderou o executivo comunitário ao longo dos últimos 10 anos (2004-2014).

Jean-Claude Juncker será o 12.º presidente do executivo comunitário e o terceiro luxemburguês a ocupar o cargo, sucedendo a José Manuel Durão Barroso.

Com a confirmação da designação de Juncker, o Luxemburgo passará a ser o primeiro Estado-membro a ter por três vezes a presidência da Comissão, já ocupada por Gaston Thorn, entre 1981 e 1985, e por Jacques Santer, entre 1995 e 1999.

Jean-Claude Juncker, 59 anos, sucederá no final de outubro a José Manuel Durão Barroso, o primeiro português a ocupar o cargo, que desempenhou ao longo de 10 anos (2004-2014), um recorde de longevidade apenas igualado pelo “histórico” francês Jacques Delors (1985-1995).

Durão Barroso, no seu Twitter, congratulou o novo presidente pela sua eleição.

“Agradecimento” a Marine Le Pen

Jean-Claude Juncker agradeceu a Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, por não contar com o seu voto para liderar o executivo comunitário.

No final de um debate que teve lugar no hemiciclo de Estrasburgo, imediatamente antes do Parlamento Europeu votar a designação de do luxemburguês para suceder a Durão Barroso, Jean-Claude Juncker, após ouvir os líderes das diversas bancadas, manifestou-se grato por ter ouvido a líder da Frente Nacional dar conta do seu voto contra.

“Obrigado, minha senhora, por não votar em mim. Não quero ter o apoio de quem odeia, rejeita e exclui“, declarou Jean-Claude Juncker, muito aplaudido pela maioria das bancadas.

Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …