Juncker eleito, agradece a Marine Le Pen não ter o seu voto

Zinneke / Wikimedia

Jean-Claude Juncker

Jean-Claude Juncker

O luxemburguês Jean-Claude Juncker foi hoje eleito para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo 422 votos a favor, 250 contra e 47 abstenções.

Juncker, 59 anos, foi o candidato à Comissão apresentado nas eleições europeias de maio passado pelo Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, e irá assim suceder, no final de outubro, a José Manuel Durão Barroso, que liderou o executivo comunitário ao longo dos últimos 10 anos (2004-2014).

Jean-Claude Juncker será o 12.º presidente do executivo comunitário e o terceiro luxemburguês a ocupar o cargo, sucedendo a José Manuel Durão Barroso.

Com a confirmação da designação de Juncker, o Luxemburgo passará a ser o primeiro Estado-membro a ter por três vezes a presidência da Comissão, já ocupada por Gaston Thorn, entre 1981 e 1985, e por Jacques Santer, entre 1995 e 1999.

Jean-Claude Juncker, 59 anos, sucederá no final de outubro a José Manuel Durão Barroso, o primeiro português a ocupar o cargo, que desempenhou ao longo de 10 anos (2004-2014), um recorde de longevidade apenas igualado pelo “histórico” francês Jacques Delors (1985-1995).

Durão Barroso, no seu Twitter, congratulou o novo presidente pela sua eleição.

“Agradecimento” a Marine Le Pen

Jean-Claude Juncker agradeceu a Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa, por não contar com o seu voto para liderar o executivo comunitário.

No final de um debate que teve lugar no hemiciclo de Estrasburgo, imediatamente antes do Parlamento Europeu votar a designação de do luxemburguês para suceder a Durão Barroso, Jean-Claude Juncker, após ouvir os líderes das diversas bancadas, manifestou-se grato por ter ouvido a líder da Frente Nacional dar conta do seu voto contra.

“Obrigado, minha senhora, por não votar em mim. Não quero ter o apoio de quem odeia, rejeita e exclui“, declarou Jean-Claude Juncker, muito aplaudido pela maioria das bancadas.

Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …