/

Julie morreu aos 16 anos com Covid-19. É a vítima mortal mais jovem de França

Jean-Christophe Bott / EPA

Julie A., uma jovem de 16 anos, morreu esta semana em França com Covid-19, tornando-se na vítima mortal mais jovem do novo coronavírus oriundo da China em território francês.

A jovem, que vivia nos subúrbios de Paris, só foi diagnosticada com a doença ao terceiro teste realizado. Os dois primeiros deram negativo para a Covid-19, doença que já infetou mais de 500.000 pessoas e já fez mais de 24.000 mortes em todo o mundo.

Em declarações à agência noticiosa AFP, a mãe da jovem, Sabine, contou que a sua filha só teve sintomas ligeiros associados à doença. “Só tinha tosse”, disse.

A tosse surgiu há cerca de uma semana, aparecendo depois no sábado, dia 21 de março, os primeiros problemas respiratórios. “Começou a ficar sem fôlego”, contou a mãe de Julie, detalhando que no domingo, dia 22, levou a sua filha a uma clínica privada, onde lhe foi diagnosticado uma insuficiência respiratória “aceitável”.

Ainda assim, conta o jornal Observador, foi chamada uma ambulância e Julie foi levada para um hospital generalista e, no mesmo dia, para um Hospital Pediátrico Necker, onde fez dois testes à Covid-19 que se revelaram ambos negativos.

Dois dias depois, na terça-feira, dia 24 de março, Julie foi transferida para a unidade de cuidados intensivos da unidades hospitalar e, nesse mesmo dia à noite, a família foi informada que o terceiro teste à Covid-19 tinha sido positivo.

“Não acreditámos. Pensávamos que se tinham enganado“, contou Sabine à agência, detalhando que se dirigiu para o hospital nesse mesmo dia, por volta da meia noite.

Quanto chegou ao hospital, a sua filha já tinha falecido.

“Nunca teremos uma resposta, é insuportável”, disse Sabine.

Em conferência de imprensa, o diretor-geral de Saúde de França, Jerôme Salomon, confirmou a morte de Sabine, frisando não poder adiantar “detalhes”  e referindo que a morte de uma pessoa tão jovem com a doença é algo “extremamente raro”.

Na passada quarta-feira, uma jovem de 18 anos morreu no Reino Unido com a Covid-19, apesar de ser uma jovem saudável.

Os jovens “não são invencíveis”

Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde deixou um alerta aos jovens.

Apesar de se saber que esta é uma doença particularmente letal entre as pessoas mais idosas, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, deixou um aviso aos mais jovens perante um aumento dos casos de jovens infetados.

“Vocês não são invencíveis. Este vírus pode deixar-vos no hospital durante semanas ou até matar-vos. E, mesmo que não fiquem doentes, quando decidem se vão ou não a um sítio isso pode significar a diferença entre outra pessoa morrer ou sobreviver”.

A OMS salienta que “os mais novos não são poupados” à doença e que as pessoas com menos de 50 anos são “uma percentagem significativa dos infetados”.

“Cada morte é uma tragédia e uma motivação para impedir o contágio e salvar vidas”, referiu Ghebreyesus. “Solidariedade, solidariedade, solidariedade” entre países e grupos etários diferentes é “a chave para derrotar” a doença.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.