“Sou culpado”. Começaram os julgamentos de crimes de guerra na Ucrânia

5

Oleg Petrasyuk/EPA

Vadim Shishimarin, soldado em julgamento

Soldado russo de 21 anos foi o primeiro a comparecer em tribunal. E admitiu ter matado um civil ucraniano desarmado, na região de Sumy.

Pouco menos de três meses depois do início da guerra, começaram os julgamentos de crimes de guerra na Ucrânia.

O primeiro acusado a comparecer em tribunal foi Vadim Shishimarin. O jovem soldado russo tem 21 anos e nesta quarta-feira, no retomar do julgamento, admitiu que matou um civil ucraniano, desarmado, na região de Sumy, na Ucrânia.

O civil assassinado tinha 62 anos e o crime ocorreu em Chupakhivka, poucos dias depois do início da invasão. A sentença poderá ser prisão perpétua.

Perante a viúva, que também estava no tribunal em Kiev, Vadim apareceu “nervoso” e sempre a olhar para o chão, relata a BBC.

O jovem russo estava numa unidade da divisão de tanques. Foram atacados por ucranianos e, depois, roubaram um carro particular. Aí viram o civil a andar de bicicleta e recebeu ordens para matá-lo. Obedeceu.

Logo após o momento em que Vadim admitiu que foi o autor do homicídio, a sessão foi suspensa. O julgamento será retomado nesta quinta-feira.

“Tenho muita pena dele. Mas não consigo perdoar um crime destes“, comentou a viúva.

Vadim Shishimarin nasceu em Irkutsk e foi líder de esquadrão na 4.ª Divisão Panzer Kantemirovskaya, na região de Moscovo.

Será o primeiro de 41 julgamentos de crimes de guerra já preparados pelas autoridades ucranianas. Todos envolvem soldados russos.

O Governo russo nega ter conhecimento de qualquer homicídio de civis.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

  1. Enfim. Duas vidas perdidas. A do civil assassinado, a do assassino (mesmo que a cumprir ordens).
    Este tipo deve ser apenas um puto amedrontado por um superior criminoso.
    A guerra é uma estupidez.
    Quem deveria estar no banco dos réus seria, além do ordenante, o criminoso que começou isto tudo: Putin.

      • Claro que toda a gente sabe que quem começou isto foi o país invadido, essa horda de nazis!!! E claro, instigados pelos criminosos de guerra dos Estados Unidos, da União Europeia e da NATO. Para quem não souber isso, o Jerónimo de Sousa, o António Filipe, e outros ensinam. Desta vez, valha a verdade, não foi o 44…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.