Julgamento pode estar prestes a desmascarar a identidade de Satoshi Nakamoto, o pai da bitcoin

(dr) cointelegraph.com

O misterioso Satoshi Nakamoto afinal é o empresário australiano Craig Steven Wright

Satoshi Nakamoto, o misterioso criador da bitcoin, pode ser desmascarado no julgamento que arrancou na semana passada em Miami, nos Estados Unidos.

Ninguém sabe quem está por trás do nome fictício Satoshi Nakamoto que criou a bitcoin. O debate, que até agora se fazia na Internet, passou para o campo judicial, num processo que envolve uma herança de cerca de um milhão de bitcoins, o equivalente a cerca de 64 mil milhões de dólares (quase 56 mil milhões de euros).

À primeira vista, o julgamento parece um procedimento recorrente: a família de um homem já falecido, David Kleiman, está a processar o seu antigo parceiro de negócios, Craig Wright, pelo controlo dos bens comuns.

O que torna este caso diferente dos demais é o facto de os bens em causa serem cerca de um milhão de bitcoins, pertencentes ao alegado criador da criptomoeda, Satoshi Nakamoto.

Wright é um programador australiano, de 51 anos, que tem vindo a alegar, desde 2016, que é o criador da criptomoeda. Mas a família de Kleiman garante que o falecido e Wright eram parceiros no negócio Bitcoin, o que daria direito, a cada um, a cerca de metade dos 64 mil milhões de dólares.

“Acreditamos que as provas vão mostrar que houve uma parceria para criar e explorar mais de um milhão de bitcoins”, disse Vel Freedman, advogado da família Kleiman, ao The Wall Street Journal.

Já Wright está disposto a provar que é o único inventor da criptomoeda. “Acreditamos que o tribunal não encontrará nada que indique ou registe que estiveram numa parceria”, disse Andrés Rivero, advogado do programador.

O pseudónimo Satoshi Nakamoto tem sido um dos mistérios mais duradouros do mundo financeiro. Ninguém sabe se o o nome se refere a uma pessoa, se a várias, ou se ele (ou ela) tocou na fortuna.

Para os bitcoiners, existe apenas um indício que poderia provar a identidade de Satoshi Nakamoto: a chave privada que controla a conta onde Nakamoto armazenou um milhão de bitcoins.

Desta forma, Craig Wright será obrigado a aceder a estas carteiras, principalmente se o juiz determinar que a família de Kleiman tem direito a metade das bitcoins. Só Satoshi tem acesso a essas moedas, pelo que Wright terá duas opções: ou acede às bitcoins e prova que é Satoshi, ou mostra que não tem acesso a essas carteiras e revela ser uma fraude.

Para cada uma das mais de 650 milhões de transações de bitcoin, existem duas cadeias de números que controlam a forma como a moeda digital é movimentada: uma chave pública e uma chave privada.

Qualquer pessoa pode enviar bitcoins para a chave pública, ou para o endereço de destino, que é semelhante a uma conta bancária. Mas só uma pessoa terá a chave privada para controlar a conta e será, essencialmente, a proprietária.

O julgamento, que arrancou na semana passada em Miami, nos Estados Unidos, vai durar pelo menos três semanas.

No final, um júri de 10 membros deliberará, para efeitos desta herança, quem é o criador ou criadores da bitcoin.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.