Juízes acusam PS e PSD de querer aumentar “controlo político” sobre investigação criminal

António Cotrim / Lusa

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses alerta para a possibilidade de o PS e do PSD se alinharem contra a Justiça e de descredibilizarem os titulares de cargos públicos.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses está preocupada com as mudanças que o PS e o PSD querem fazer no estatuto das magistraturas. No Dia Internacional Contra a Corrupção, a associação diz que as alterações propostas por estes partidos vão resultar num maior “controlo político” nos processos judiciais.

Num comunicado, citado pelo Observador, a associação refere que o timing das propostas de alterações não é inocente. De acordo com a ASJP, há várias investigações e processos em curso que “envolvem figuras públicas muito relevantes na área da política, das finanças e da economia”.

Além disso, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses relembra ainda os atos praticados por deputados que podem envolver responsabilidade criminal – é o exemplo dos casos de atribuição de ajudas de custo por viagens indevidos e às ausências que foram confirmadas recentemente.

Perante estes dois casos específicos, os dois maiores partidos decidiram então defender-se “contra a justiça”, tentando alterar os estatutos de procuradores e juízes que as associações sindicais já tinham consensualizado com o Ministério da Justiça. Para a associação, esta atitude “mina a confiança na integridade de todos os titulares de cargos públicos”.

As medidas apontadas pela associação sindical têm a ver com as propostas do PS e do PSD em aumentar os elementos do Conselho Superior da Magistratura que são nomeados pelo Parlamento e pelo Governo, como já acontece com o Conselho Superior dos Magistrados Judiciais.

Esta semana, na Assembleia da República, o social-democrata Carlos Peixoto defendeu que deve ser introduzida uma alteração à composição do Conselho Superior do Ministério Público, uma proposta também defendida por Jorge Lacão, do PS.

Atualmente, dos 18 lugares do CSMP, cinco são escolhidos pelo Parlamento, enquanto outros dois pelo Governo. Há outros sete membros eleitos pelos procuradores do Ministério Público e os restantes quatro lugares são ocupados por magistrados de órgãos de relevo no Ministério Público.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …