Juízes acusam PS e PSD de querer aumentar “controlo político” sobre investigação criminal

António Cotrim / Lusa

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses alerta para a possibilidade de o PS e do PSD se alinharem contra a Justiça e de descredibilizarem os titulares de cargos públicos.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses está preocupada com as mudanças que o PS e o PSD querem fazer no estatuto das magistraturas. No Dia Internacional Contra a Corrupção, a associação diz que as alterações propostas por estes partidos vão resultar num maior “controlo político” nos processos judiciais.

Num comunicado, citado pelo Observador, a associação refere que o timing das propostas de alterações não é inocente. De acordo com a ASJP, há várias investigações e processos em curso que “envolvem figuras públicas muito relevantes na área da política, das finanças e da economia”.

Além disso, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses relembra ainda os atos praticados por deputados que podem envolver responsabilidade criminal – é o exemplo dos casos de atribuição de ajudas de custo por viagens indevidos e às ausências que foram confirmadas recentemente.

Perante estes dois casos específicos, os dois maiores partidos decidiram então defender-se “contra a justiça”, tentando alterar os estatutos de procuradores e juízes que as associações sindicais já tinham consensualizado com o Ministério da Justiça. Para a associação, esta atitude “mina a confiança na integridade de todos os titulares de cargos públicos”.

As medidas apontadas pela associação sindical têm a ver com as propostas do PS e do PSD em aumentar os elementos do Conselho Superior da Magistratura que são nomeados pelo Parlamento e pelo Governo, como já acontece com o Conselho Superior dos Magistrados Judiciais.

Esta semana, na Assembleia da República, o social-democrata Carlos Peixoto defendeu que deve ser introduzida uma alteração à composição do Conselho Superior do Ministério Público, uma proposta também defendida por Jorge Lacão, do PS.

Atualmente, dos 18 lugares do CSMP, cinco são escolhidos pelo Parlamento, enquanto outros dois pelo Governo. Há outros sete membros eleitos pelos procuradores do Ministério Público e os restantes quatro lugares são ocupados por magistrados de órgãos de relevo no Ministério Público.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …