Juízes acusam PS e PSD de querer aumentar “controlo político” sobre investigação criminal

António Cotrim / Lusa

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses alerta para a possibilidade de o PS e do PSD se alinharem contra a Justiça e de descredibilizarem os titulares de cargos públicos.

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses está preocupada com as mudanças que o PS e o PSD querem fazer no estatuto das magistraturas. No Dia Internacional Contra a Corrupção, a associação diz que as alterações propostas por estes partidos vão resultar num maior “controlo político” nos processos judiciais.

Num comunicado, citado pelo Observador, a associação refere que o timing das propostas de alterações não é inocente. De acordo com a ASJP, há várias investigações e processos em curso que “envolvem figuras públicas muito relevantes na área da política, das finanças e da economia”.

Além disso, a Associação Sindical dos Juízes Portugueses relembra ainda os atos praticados por deputados que podem envolver responsabilidade criminal – é o exemplo dos casos de atribuição de ajudas de custo por viagens indevidos e às ausências que foram confirmadas recentemente.

Perante estes dois casos específicos, os dois maiores partidos decidiram então defender-se “contra a justiça”, tentando alterar os estatutos de procuradores e juízes que as associações sindicais já tinham consensualizado com o Ministério da Justiça. Para a associação, esta atitude “mina a confiança na integridade de todos os titulares de cargos públicos”.

As medidas apontadas pela associação sindical têm a ver com as propostas do PS e do PSD em aumentar os elementos do Conselho Superior da Magistratura que são nomeados pelo Parlamento e pelo Governo, como já acontece com o Conselho Superior dos Magistrados Judiciais.

Esta semana, na Assembleia da República, o social-democrata Carlos Peixoto defendeu que deve ser introduzida uma alteração à composição do Conselho Superior do Ministério Público, uma proposta também defendida por Jorge Lacão, do PS.

Atualmente, dos 18 lugares do CSMP, cinco são escolhidos pelo Parlamento, enquanto outros dois pelo Governo. Há outros sete membros eleitos pelos procuradores do Ministério Público e os restantes quatro lugares são ocupados por magistrados de órgãos de relevo no Ministério Público.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …