Juíza deixa sair em liberdade um dos maiores traficantes de droga portugueses

António Cotrim / Lusa

Franklim Lobo, um dos maiores traficantes de drogas portugueses, foi libertado esta segunda-feira, uma vez que a juíza considera que não existe perigo de fuga.

O narcotraficante estava em prisão preventiva desde março após ter sido detido em Málaga, no âmbito de um mandado de detenção europeu. No entanto, a juíza Ana Peres, do Tribunal Central de Instrução Criminal mandou libertar Franklim Lobo, não considerando que havia perigo de fuga do arguido da Operação Aquiles.

A Operação Aquiles, que envolve crimes de tráfico de droga, associação criminosa e corrupção passiva e ativa, conta com 27 arguidos, entre os quais dois inspetores da PJ.

Segundo a acusação, elementos da Unidade de Prevenção e Apoio Tecnológico da PJ transmitiram à sua hierarquia informações resultantes de vigilâncias e recolha de informações que “evidenciavam fortes suspeitas de ligações ao mundo do crime”.

Após ter sido capturado em Espanha, Franklim Lobo tentou requerer a abertura de instrução, procurando evitar que o processo chegasse a julgamento em tribunal. Segundo avança o jornal Público, a juíza Ana Peres acabou por levá-lo a tribunal, mas apenas julgando o narcotraficante pelos crimes de tráfico de droga — excluindo o crime de associação criminosa.

Franklim Lobo tem um percurso de entradas e saídas da prisão, com algumas fugas pelo meio. Em 1999, tornou-se famoso depois de ter fugido de um hotel onde estava a ser vigiado pela PJ. Foi condenado à revelia em 2000 a 25 anos de prisão. As autoridades só o apanharam de novo em 2004, também em Espanha, mas na repetição do julgamento, em 2007, acabou absolvido devido a um erro processual.

A juíza Ana Peres explicou que a revogação da sua prisão preventiva é devido ao facto de as autoridades se terem enganado na morada para notificar o arguido e, por essa mesma razão, é que não se apresentou atempadamente à justiça portuguesa. Assim, a magistrada entendeu que não haveria perigo de fuga de Franklim Lobo.

Apesar disso, reconhece que há o risco de Franklim continuar a traficar estupefacientes, mas não o suficiente para o manter em prisão preventiva.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um intocável estilo Mustafá, que mete a cocaína nas grandes festas do PSD-CDS e lidera as milícias paramilitares de extrema-direita que são as claques de futebol e os intervenientes dos negócios da noite.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …