Juíza deixa sair em liberdade um dos maiores traficantes de droga portugueses

António Cotrim / Lusa

Franklim Lobo, um dos maiores traficantes de drogas portugueses, foi libertado esta segunda-feira, uma vez que a juíza considera que não existe perigo de fuga.

O narcotraficante estava em prisão preventiva desde março após ter sido detido em Málaga, no âmbito de um mandado de detenção europeu. No entanto, a juíza Ana Peres, do Tribunal Central de Instrução Criminal mandou libertar Franklim Lobo, não considerando que havia perigo de fuga do arguido da Operação Aquiles.

A Operação Aquiles, que envolve crimes de tráfico de droga, associação criminosa e corrupção passiva e ativa, conta com 27 arguidos, entre os quais dois inspetores da PJ.

Segundo a acusação, elementos da Unidade de Prevenção e Apoio Tecnológico da PJ transmitiram à sua hierarquia informações resultantes de vigilâncias e recolha de informações que “evidenciavam fortes suspeitas de ligações ao mundo do crime”.

Após ter sido capturado em Espanha, Franklim Lobo tentou requerer a abertura de instrução, procurando evitar que o processo chegasse a julgamento em tribunal. Segundo avança o jornal Público, a juíza Ana Peres acabou por levá-lo a tribunal, mas apenas julgando o narcotraficante pelos crimes de tráfico de droga — excluindo o crime de associação criminosa.

Franklim Lobo tem um percurso de entradas e saídas da prisão, com algumas fugas pelo meio. Em 1999, tornou-se famoso depois de ter fugido de um hotel onde estava a ser vigiado pela PJ. Foi condenado à revelia em 2000 a 25 anos de prisão. As autoridades só o apanharam de novo em 2004, também em Espanha, mas na repetição do julgamento, em 2007, acabou absolvido devido a um erro processual.

A juíza Ana Peres explicou que a revogação da sua prisão preventiva é devido ao facto de as autoridades se terem enganado na morada para notificar o arguido e, por essa mesma razão, é que não se apresentou atempadamente à justiça portuguesa. Assim, a magistrada entendeu que não haveria perigo de fuga de Franklim Lobo.

Apesar disso, reconhece que há o risco de Franklim continuar a traficar estupefacientes, mas não o suficiente para o manter em prisão preventiva.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um intocável estilo Mustafá, que mete a cocaína nas grandes festas do PSD-CDS e lidera as milícias paramilitares de extrema-direita que são as claques de futebol e os intervenientes dos negócios da noite.

RESPONDER

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …