Judite de Sousa revoltada com a TVI (a gota de água foi António Costa)

Judite de Sousa

A jornalista Judite de Sousa não gostou de ser afastada da condução da entrevista ao primeiro-ministro António Costa, no passado dia  20 de Outubro, e está revoltada com o director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo.

A informação é divulgada pelo Correio da Manhã, que sustenta que a relação entre Judite de Sousa e Sérgio Figueiredo “está cada vez mais tensa”.

A gota de água no relacionamento profissional que já seria desconfortável terá sido o facto de o director de informação da TVI ter decidido apostar em José Alberto Carvalho para conduzir a entrevista a António Costa ao seu lado.

Judite de Sousa tem sido a habitual jornalista das entrevistas da TVI, e aproveitou as redes sociais para sublinhar esse dado, através de uma publicação no Facebook que é transcrita pelo CM.

Numa espécie de desabafo, a jornalista escreveu que, “durante 14 anos”, conduziu o programa “Grande Entrevista” na RTP1 e que fez “dezenas de entrevistas” na TVI.

“Essa área estava-me confiada pelo José Alberto Carvalho. Entretanto, muita coisa aconteceu”, apontou ainda Judite de Sousa, numa publicação que entretanto apagou do Facebook.

A jornalista publicou seguidamente um comentário mais enigmático, mas ainda assim, bem ilustrativo do desconforto e da tristeza que atravessa na TVI.

O CM realça que Judite de Sousa “há muito se mostra descontente com as suas funções na TVI” e salienta que a jornalista tem estado pouco presente na redacção e que “o mal-estar com alguns colegas tem sido constante”.

Perante este cenário, a hipótese de Judite de Sousa ser afastada do ecrã “está em cima da mesa”, garante o CM.

A jornalista já esteve afastada dos espaços informativos do canal após a morte do seu único filho, André Bessa, a 29 de Junho de 2014, na sequência de uma queda numa piscina.

Há agora quem critique a TVI, acusando o canal de se ter aproveitado de Judite de Sousa para aumentar as audiências quando voltou ao ecrã, após o período de luto pelo filho, para conduzir várias entrevistas.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. A Judite como jornalista não vale nada. Teve o seu tempo áureo. Agora não tem perfil, não sabe falar apresenta-se de uma forma pouco profissional. Penso que as portas do CM estarão abertas para ela. Ela que mude

  2. Efectivamente são os sinais dos tempos em que a TVI e muitas outras estações deixaram de se lembrar de quem lhes fez aumentar as audiências e é na realidade uma grande mulher e profissional gostem ou não esses caes danados, caes raivosos, caes pulgentos ou marias que vão com todos.
    Pela minha parte só tenho que lhe agradecer o seu profissionalismo e, se puder, mude de estação pois certamente irá ganhar mais financeiramente e reconquistar o prestigio que lhe querem tirar. Confesso que é apenas a sua maneira de vestir que não se coaduna com a sua personalidade mas cada um é livre de se vestir como quiser e para isso certamente devem ter uma palavra os elementos do decor
    .

  3. olhó espanto é uma empresa privada é tudo (leia-se pessoas) pa descartar.
    Mas ela acólita dessa escola não se deveria surpreender
    Creio que reina muito ressabiamento na cabeça dela
    Pensava que ia ser uma starlette do seu ai jesus quando este fosse para belem

  4. Eu também acho que a Judite pode sempre mudar de canal. Afinal ela é da linha que defende que os contratos de trabalho podem sempre ser precários. Às vezes, quando se sente na pele, aprende-se qualquer coisa.

  5. Pois tem sempre a oportunidade de sair, os tempos em que era boa jornalista já lá vão , está muito longe em termos de apresentadora ou jornalista, tem tido uma prestação péssima, má dicção, veste mal, e há muito devia ter sido afastada, há muito trabalho atrás das camãras que poderia fazer sem termos de levar com ela.
    Por mim era muito bem afastada, desde que o filho faleceu a Judite é 1/3 do que era antigamente, devia ter a decência para se afastar sem desiludir ninguém.

  6. Parabéns a Judite, pois conseguiu fazer uma boa carreira de jornalista. Bons contratos, bem remunerados, boas entrevistas e boas moderações de debates. Gostos de vestuário e maquilhagem não deixaram ninguém indiferente, mas teve também o privilégio de poder ter as suas opções. Agora começa a fase descendente da carreira, a idade não perdoa e esta é uma profissão de desgaste e constante exposição. Há que procurar novas opções, não há lugares reservados, e as novas jornalistas estão a espreita da oportunidade. Boa sorte Judite.

  7. Sempre me pareceu uma jornalista competente. Considero que, após a morte do filho, houve um assinalável declinio nas suas capacidades, o que compreendo, visiveis em diversos momentos. Recentemente acompanhando o telejornal da TVI, que raramente vejo ( vejo normalmente o jornal da SIC ), achei-a em certos momentos exitante, a “comer” ou trocar palavras, enfim, achei que ainda não está bem e provavelmente haverá ali também alguma medicação, eventualmente antidepressiva.
    Não penso que a questão tenha que ver com António Costa (quem pensa devem ser venenosos) até porque a senhora, pelo que parece, desenvolve uma certa conflitualidade mesmo com colegas (já dava para ser despedida se a TVI assim o desejasse), o que significa que o problema está mesmo nela, há ali uma depressão ou algo do género que ainda não ultrapassou.
    Volto a dizer que acho que é uma excelente jornalista e espero que se recomponha, apesar de saber que a perda de um filho/filha deixa um profundo vazio por dentro de qualquer pai/mãe.

  8. Antes de comentar, tenho a dizer que ela é bonita de morrer… penso que será por essa razão que a afastaram, pois desconcentra qualquer entrevistado… na sua profissão é uma das melhores… como dizem alguns comentadores, quem nos dera muitos profissionais como ela…

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …