Judite de Sousa revoltada com a TVI (a gota de água foi António Costa)

Judite de Sousa

A jornalista Judite de Sousa não gostou de ser afastada da condução da entrevista ao primeiro-ministro António Costa, no passado dia  20 de Outubro, e está revoltada com o director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo.

A informação é divulgada pelo Correio da Manhã, que sustenta que a relação entre Judite de Sousa e Sérgio Figueiredo “está cada vez mais tensa”.

A gota de água no relacionamento profissional que já seria desconfortável terá sido o facto de o director de informação da TVI ter decidido apostar em José Alberto Carvalho para conduzir a entrevista a António Costa ao seu lado.

Judite de Sousa tem sido a habitual jornalista das entrevistas da TVI, e aproveitou as redes sociais para sublinhar esse dado, através de uma publicação no Facebook que é transcrita pelo CM.

Numa espécie de desabafo, a jornalista escreveu que, “durante 14 anos”, conduziu o programa “Grande Entrevista” na RTP1 e que fez “dezenas de entrevistas” na TVI.

“Essa área estava-me confiada pelo José Alberto Carvalho. Entretanto, muita coisa aconteceu”, apontou ainda Judite de Sousa, numa publicação que entretanto apagou do Facebook.

A jornalista publicou seguidamente um comentário mais enigmático, mas ainda assim, bem ilustrativo do desconforto e da tristeza que atravessa na TVI.

O CM realça que Judite de Sousa “há muito se mostra descontente com as suas funções na TVI” e salienta que a jornalista tem estado pouco presente na redacção e que “o mal-estar com alguns colegas tem sido constante”.

Perante este cenário, a hipótese de Judite de Sousa ser afastada do ecrã “está em cima da mesa”, garante o CM.

A jornalista já esteve afastada dos espaços informativos do canal após a morte do seu único filho, André Bessa, a 29 de Junho de 2014, na sequência de uma queda numa piscina.

Há agora quem critique a TVI, acusando o canal de se ter aproveitado de Judite de Sousa para aumentar as audiências quando voltou ao ecrã, após o período de luto pelo filho, para conduzir várias entrevistas.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. A Judite como jornalista não vale nada. Teve o seu tempo áureo. Agora não tem perfil, não sabe falar apresenta-se de uma forma pouco profissional. Penso que as portas do CM estarão abertas para ela. Ela que mude

  2. Efectivamente são os sinais dos tempos em que a TVI e muitas outras estações deixaram de se lembrar de quem lhes fez aumentar as audiências e é na realidade uma grande mulher e profissional gostem ou não esses caes danados, caes raivosos, caes pulgentos ou marias que vão com todos.
    Pela minha parte só tenho que lhe agradecer o seu profissionalismo e, se puder, mude de estação pois certamente irá ganhar mais financeiramente e reconquistar o prestigio que lhe querem tirar. Confesso que é apenas a sua maneira de vestir que não se coaduna com a sua personalidade mas cada um é livre de se vestir como quiser e para isso certamente devem ter uma palavra os elementos do decor
    .

  3. olhó espanto é uma empresa privada é tudo (leia-se pessoas) pa descartar.
    Mas ela acólita dessa escola não se deveria surpreender
    Creio que reina muito ressabiamento na cabeça dela
    Pensava que ia ser uma starlette do seu ai jesus quando este fosse para belem

  4. Eu também acho que a Judite pode sempre mudar de canal. Afinal ela é da linha que defende que os contratos de trabalho podem sempre ser precários. Às vezes, quando se sente na pele, aprende-se qualquer coisa.

  5. Pois tem sempre a oportunidade de sair, os tempos em que era boa jornalista já lá vão , está muito longe em termos de apresentadora ou jornalista, tem tido uma prestação péssima, má dicção, veste mal, e há muito devia ter sido afastada, há muito trabalho atrás das camãras que poderia fazer sem termos de levar com ela.
    Por mim era muito bem afastada, desde que o filho faleceu a Judite é 1/3 do que era antigamente, devia ter a decência para se afastar sem desiludir ninguém.

  6. Parabéns a Judite, pois conseguiu fazer uma boa carreira de jornalista. Bons contratos, bem remunerados, boas entrevistas e boas moderações de debates. Gostos de vestuário e maquilhagem não deixaram ninguém indiferente, mas teve também o privilégio de poder ter as suas opções. Agora começa a fase descendente da carreira, a idade não perdoa e esta é uma profissão de desgaste e constante exposição. Há que procurar novas opções, não há lugares reservados, e as novas jornalistas estão a espreita da oportunidade. Boa sorte Judite.

  7. Sempre me pareceu uma jornalista competente. Considero que, após a morte do filho, houve um assinalável declinio nas suas capacidades, o que compreendo, visiveis em diversos momentos. Recentemente acompanhando o telejornal da TVI, que raramente vejo ( vejo normalmente o jornal da SIC ), achei-a em certos momentos exitante, a “comer” ou trocar palavras, enfim, achei que ainda não está bem e provavelmente haverá ali também alguma medicação, eventualmente antidepressiva.
    Não penso que a questão tenha que ver com António Costa (quem pensa devem ser venenosos) até porque a senhora, pelo que parece, desenvolve uma certa conflitualidade mesmo com colegas (já dava para ser despedida se a TVI assim o desejasse), o que significa que o problema está mesmo nela, há ali uma depressão ou algo do género que ainda não ultrapassou.
    Volto a dizer que acho que é uma excelente jornalista e espero que se recomponha, apesar de saber que a perda de um filho/filha deixa um profundo vazio por dentro de qualquer pai/mãe.

  8. Antes de comentar, tenho a dizer que ela é bonita de morrer… penso que será por essa razão que a afastaram, pois desconcentra qualquer entrevistado… na sua profissão é uma das melhores… como dizem alguns comentadores, quem nos dera muitos profissionais como ela…

RESPONDER

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …

Voto prévio no Senado aponta para absolvição de Trump

Na terça-feira, 45 dos 50 republicanos no Senado votaram contra a continuidade do julgamento ao ex-Presidente Donald Trump, considerando inconstitucional que um chefe de Estado que já terminou o mandato seja julgado no Congresso. De acordo …