Judeus celebram Páscoa para lembrar saída do Egito

KleinOnline.com

Os judeus celebram a Páscoa para marcar a libertação do povo do cativeiro no Egipto.

Os judeus celebram a Páscoa para marcar a libertação do povo do cativeiro no Egipto.

Tal como os cristãos, a comunidade judaica também se prepara para celebrar a Páscoa (Pessach), a mais importante das suas festividades que assinala a libertação dos judeus do Egito e não a ressurreição de um judeu chamado Jesus.

“O facto mais importante, com o qual todos concordam e que não devem esquecer, é a história da Pessach (passagem, ou Páscoa) e o valor de liberdade que nos foi concedido. Qualquer que seja o tipo de judeu, esta história une-nos e lembra-nos dos melhores dias que virão”, explicou à Lusa o presidente da Comunidade Israelita do Porto (CIP), Dale Jeffries.

Também o rabino da CIP, Daniel Litvak, destacou que “a comunidade judia do Porto conta não só com judeus muito devotos mas também com os menos praticantes, trabalhando todos num esforço conjunto para preservar a identidade, a tradição e a mensagem de liberdade que representa a festa da Pessach”.

Os portugueses, tradicionalmente cristãos, preparam-se para celebrar a Semana Santa, a culminar no domingo de Páscoa, e manda a tradição que o almoço seja cordeiro assado; o mesmo alimento que, reza o livro do Êxodo da Torá (o mesmo do Antigo Testamento da Bíblia), Deus terá dito para os judeus comerem, antes de lançar a sua décima praga sobre o Egito, há cerca de 3.500 anos, assinalando-se então a primeira Pessach.

Seder

Atualmente nas comunidades religiosas, os judeus não comem cordeiro “assado” (ritual reservado para a época do Templo de Jerusalém) mas no jantar cerimonial de Seder – o ponto alto da festividade de Pessach – é colocado simbolicamente num prato especial um osso de cordeiro ou frango (Zeroá).

No mesmo prato é também colocado um ovo cozido (Beitzá) que representa a vida, a roda do destino e a tristeza pela destruição do Templo, ervas amargas (Maror) que simbolizam a amargura provocada pelos egípcios aos antepassados dos judeus, argamassa (Charosset) semelhante àquela com que os escravos judeus fizeram as pirâmides, cebola/batata/salsa (Karpas), simbolizando a esperança da libertação que se renova e alface (Chazeret), como as verduras que cresciam na Terra de Israel.

Toda a cerimónia de Seder, durante a qual é narrado o Hagadá – o texto que contém a história da libertação, conforme descrito no livro do Êxodo – é regada a vinho e manda a tradição que em quantidade suficiente para que cada um possa ter a sua taça cheia quatro vezes.

Páscoa Judaica

Os alimentos fermentados (Chamets) estão proibidos em todo o período da Pessach, sendo retirados das casas e simbolicamente queimados, devendo-se comer Matza (pão ou bolacha sem fermento).

Este ano a comemoração da Páscoa Judaica inicia-se a 14 de abril e estende-se até dia 21, sendo nos dois primeiros e nos dois últimos que se realizam os serviços religiosos nas sinagogas, nomeadamente o Seder.

Na CIP, o jantar cerimonial de Seder de dia 14 irá contar com cerca de 60 pessoas e a comida será Casher, ou seja, produzida e confecionada de acordo com a lei judaica e sob a supervisão do rabino Daniel Litvak.

Os membros mais devotos da CIP permanecem em Portugal apenas nos dois primeiros dias de Pessach, vivendo o resto das festividades em comunidades maiores e mais religiosas como as de Londres ou Israel.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …