Jovens confessam danos nas gravuras de Foz Côa (só queriam registar passeio de bicicleta)

(dr) Fundação Côa Parque

Gravuras rupestres de Foz Côa.

Gravuras rupestres de Foz Côa.

Já foram identificados os autores dos actos de vandalismo sobre uma das mais importantes gravuras rupestres de Foz Côa, o chamado “Homem de Piscos”. Dois jovens admitiram o acto e arriscam agora uma pena de prisão até 8 anos.

A figura do pré-histórico “Homem de Piscos”, uma das mais importantes gravuras rupestres do Parque de Foz Côa, com mais de dez mil anos, foi vandalizada com a inscrição da palavra “BIK” e o desenho de uma bicicleta.

A SIC apurou que os autores do acto já foram identificados e que confessaram ter feito as inscrições, aquando de um passeio de bicicleta com amigos.

“São duas pessoas na casa dos 25-30 anos que faziam um passeio de bicicleta, juntamente com outros colegas, e que terão passado naquele local e resolveram deixar ficar ali também uma inscrição alusiva ao passeio que faziam”, explica à SIC o Coordenador Superior da Polícia Judiciária da Guarda, José Monteiro.

Os dois homens serão naturais de Torre de Moncorvo e vão responder pelo crime de dolo qualificado que é punível com pena de prisão até oito anos.

Os desenhos foram parcialmente apagados mas os danos na gravura são irreversíveis, conforme refere à SIC a arqueóloga Dalila Correia.

“Não queremos que volte a acontecer uma situação semelhante e o Governo português não pode permitir que isso aconteça”, sustenta ainda a arqueóloga, frisando a importância de recuperar a vigilância nas zonas do Parque onde cessou, no seguimento da crise económica.

“Esperemos que seja reposta a segurança nos três sítios que estão abertos ao público, de forma a assegurar a conservação e preservação das rochas que é a primeira prioridade da Fundação Côa Parque e do Governo português perante a UNESCO”, acrescenta.

José Monteiro destaca ainda que neste tipo de situações há sempre “risco de algum mimetismo” e que, por isso, é importante que haja uma “sensibilização geral” de modo a evitar que volte a acontecer o mesmo, já que se pode estar “a causar um dano irreparável na cultura e no património mundial”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. E pronto… é o que temos infelizmente registar. Uma geração de betinhos chamados homens pior que os do paleolítico de não saberem estar em sociedade, já para não citar universitários quando entrevistados sobre perguntas banais sobre história e o contemporâneo.

  2. O crime será de Dano qualificado (praticado com dolo)…

    Dolo, significa practica intencional dos factos.

    Qualificação, significa presença de circunstâncias agravantes na practica do crime (neste caso por ter sido algo pertencente ao património cultural e ter assim importância acrescida).

  3. Isso do trabalho social, só quem conhece, sabe que é uma hipocrisia!!!
    Trabalho forçado, esse sim, fazia efeito…

  4. Irresponsáveis que devem ser severamente punidos, ao privarem a humanidade duma das mais valiosas artes rupestres do planeta. Pena máxima pelo acto miserável. Que sirva de exemplo para outros eventuais “tergloditas”, que provaram serem mais atrasados que os nossos antepassados de há 20 000 anos!!

  5. Dois cérebros paleolíticos de bicicleta destroem património da humanidade. Será que os Juízes, irão aplicar as mesmas penas, como o fazem aos outros igualmente restantes cérebros paleolíticos, que incendeiam as florestas?

  6. Coitadinhos. Eles são ainda jovens e não têm culpa nenhuma do que fazem nem podem ser punidos. A culpa é da sociedade. Eles têm direitos para isto, para aquilo e para aqueloutro. Direito a casa e à educação, direito ao trabalho e à greve, direito ao subsídio e desemprego, direito ao preservativo à pílula e à pílula do dia seguinte. Direito às casa de chuto e a tudo o mais. Deveres e obrigações alguém as viu? Grande Portugal… de Abril…!!!

  7. Se é verdade que estes imbecis são licenciados em engenharia, é duplamente preocupante. Como é possível um palerma tirar um curso superior sem nunca lhe ser acessível a ideia de que o património arqueológico é uma memória e um bem pertença de toda a humanidade e preciosos ??

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …