Jovens confessam danos nas gravuras de Foz Côa (só queriam registar passeio de bicicleta)

(dr) Fundação Côa Parque

Gravuras rupestres de Foz Côa.

Gravuras rupestres de Foz Côa.

Já foram identificados os autores dos actos de vandalismo sobre uma das mais importantes gravuras rupestres de Foz Côa, o chamado “Homem de Piscos”. Dois jovens admitiram o acto e arriscam agora uma pena de prisão até 8 anos.

A figura do pré-histórico “Homem de Piscos”, uma das mais importantes gravuras rupestres do Parque de Foz Côa, com mais de dez mil anos, foi vandalizada com a inscrição da palavra “BIK” e o desenho de uma bicicleta.

A SIC apurou que os autores do acto já foram identificados e que confessaram ter feito as inscrições, aquando de um passeio de bicicleta com amigos.

“São duas pessoas na casa dos 25-30 anos que faziam um passeio de bicicleta, juntamente com outros colegas, e que terão passado naquele local e resolveram deixar ficar ali também uma inscrição alusiva ao passeio que faziam”, explica à SIC o Coordenador Superior da Polícia Judiciária da Guarda, José Monteiro.

Os dois homens serão naturais de Torre de Moncorvo e vão responder pelo crime de dolo qualificado que é punível com pena de prisão até oito anos.

Os desenhos foram parcialmente apagados mas os danos na gravura são irreversíveis, conforme refere à SIC a arqueóloga Dalila Correia.

“Não queremos que volte a acontecer uma situação semelhante e o Governo português não pode permitir que isso aconteça”, sustenta ainda a arqueóloga, frisando a importância de recuperar a vigilância nas zonas do Parque onde cessou, no seguimento da crise económica.

“Esperemos que seja reposta a segurança nos três sítios que estão abertos ao público, de forma a assegurar a conservação e preservação das rochas que é a primeira prioridade da Fundação Côa Parque e do Governo português perante a UNESCO”, acrescenta.

José Monteiro destaca ainda que neste tipo de situações há sempre “risco de algum mimetismo” e que, por isso, é importante que haja uma “sensibilização geral” de modo a evitar que volte a acontecer o mesmo, já que se pode estar “a causar um dano irreparável na cultura e no património mundial”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. E pronto… é o que temos infelizmente registar. Uma geração de betinhos chamados homens pior que os do paleolítico de não saberem estar em sociedade, já para não citar universitários quando entrevistados sobre perguntas banais sobre história e o contemporâneo.

  2. O crime será de Dano qualificado (praticado com dolo)…

    Dolo, significa practica intencional dos factos.

    Qualificação, significa presença de circunstâncias agravantes na practica do crime (neste caso por ter sido algo pertencente ao património cultural e ter assim importância acrescida).

  3. Isso do trabalho social, só quem conhece, sabe que é uma hipocrisia!!!
    Trabalho forçado, esse sim, fazia efeito…

  4. Irresponsáveis que devem ser severamente punidos, ao privarem a humanidade duma das mais valiosas artes rupestres do planeta. Pena máxima pelo acto miserável. Que sirva de exemplo para outros eventuais “tergloditas”, que provaram serem mais atrasados que os nossos antepassados de há 20 000 anos!!

  5. Dois cérebros paleolíticos de bicicleta destroem património da humanidade. Será que os Juízes, irão aplicar as mesmas penas, como o fazem aos outros igualmente restantes cérebros paleolíticos, que incendeiam as florestas?

  6. Coitadinhos. Eles são ainda jovens e não têm culpa nenhuma do que fazem nem podem ser punidos. A culpa é da sociedade. Eles têm direitos para isto, para aquilo e para aqueloutro. Direito a casa e à educação, direito ao trabalho e à greve, direito ao subsídio e desemprego, direito ao preservativo à pílula e à pílula do dia seguinte. Direito às casa de chuto e a tudo o mais. Deveres e obrigações alguém as viu? Grande Portugal… de Abril…!!!

  7. Se é verdade que estes imbecis são licenciados em engenharia, é duplamente preocupante. Como é possível um palerma tirar um curso superior sem nunca lhe ser acessível a ideia de que o património arqueológico é uma memória e um bem pertença de toda a humanidade e preciosos ??

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …