Jovens confessam danos nas gravuras de Foz Côa (só queriam registar passeio de bicicleta)

(dr) Fundação Côa Parque

Gravuras rupestres de Foz Côa.

Gravuras rupestres de Foz Côa.

Já foram identificados os autores dos actos de vandalismo sobre uma das mais importantes gravuras rupestres de Foz Côa, o chamado “Homem de Piscos”. Dois jovens admitiram o acto e arriscam agora uma pena de prisão até 8 anos.

A figura do pré-histórico “Homem de Piscos”, uma das mais importantes gravuras rupestres do Parque de Foz Côa, com mais de dez mil anos, foi vandalizada com a inscrição da palavra “BIK” e o desenho de uma bicicleta.

A SIC apurou que os autores do acto já foram identificados e que confessaram ter feito as inscrições, aquando de um passeio de bicicleta com amigos.

“São duas pessoas na casa dos 25-30 anos que faziam um passeio de bicicleta, juntamente com outros colegas, e que terão passado naquele local e resolveram deixar ficar ali também uma inscrição alusiva ao passeio que faziam”, explica à SIC o Coordenador Superior da Polícia Judiciária da Guarda, José Monteiro.

Os dois homens serão naturais de Torre de Moncorvo e vão responder pelo crime de dolo qualificado que é punível com pena de prisão até oito anos.

Os desenhos foram parcialmente apagados mas os danos na gravura são irreversíveis, conforme refere à SIC a arqueóloga Dalila Correia.

“Não queremos que volte a acontecer uma situação semelhante e o Governo português não pode permitir que isso aconteça”, sustenta ainda a arqueóloga, frisando a importância de recuperar a vigilância nas zonas do Parque onde cessou, no seguimento da crise económica.

“Esperemos que seja reposta a segurança nos três sítios que estão abertos ao público, de forma a assegurar a conservação e preservação das rochas que é a primeira prioridade da Fundação Côa Parque e do Governo português perante a UNESCO”, acrescenta.

José Monteiro destaca ainda que neste tipo de situações há sempre “risco de algum mimetismo” e que, por isso, é importante que haja uma “sensibilização geral” de modo a evitar que volte a acontecer o mesmo, já que se pode estar “a causar um dano irreparável na cultura e no património mundial”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. E pronto… é o que temos infelizmente registar. Uma geração de betinhos chamados homens pior que os do paleolítico de não saberem estar em sociedade, já para não citar universitários quando entrevistados sobre perguntas banais sobre história e o contemporâneo.

  2. O crime será de Dano qualificado (praticado com dolo)…

    Dolo, significa practica intencional dos factos.

    Qualificação, significa presença de circunstâncias agravantes na practica do crime (neste caso por ter sido algo pertencente ao património cultural e ter assim importância acrescida).

  3. Isso do trabalho social, só quem conhece, sabe que é uma hipocrisia!!!
    Trabalho forçado, esse sim, fazia efeito…

  4. Irresponsáveis que devem ser severamente punidos, ao privarem a humanidade duma das mais valiosas artes rupestres do planeta. Pena máxima pelo acto miserável. Que sirva de exemplo para outros eventuais “tergloditas”, que provaram serem mais atrasados que os nossos antepassados de há 20 000 anos!!

  5. Dois cérebros paleolíticos de bicicleta destroem património da humanidade. Será que os Juízes, irão aplicar as mesmas penas, como o fazem aos outros igualmente restantes cérebros paleolíticos, que incendeiam as florestas?

  6. Coitadinhos. Eles são ainda jovens e não têm culpa nenhuma do que fazem nem podem ser punidos. A culpa é da sociedade. Eles têm direitos para isto, para aquilo e para aqueloutro. Direito a casa e à educação, direito ao trabalho e à greve, direito ao subsídio e desemprego, direito ao preservativo à pílula e à pílula do dia seguinte. Direito às casa de chuto e a tudo o mais. Deveres e obrigações alguém as viu? Grande Portugal… de Abril…!!!

  7. Se é verdade que estes imbecis são licenciados em engenharia, é duplamente preocupante. Como é possível um palerma tirar um curso superior sem nunca lhe ser acessível a ideia de que o património arqueológico é uma memória e um bem pertença de toda a humanidade e preciosos ??

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …