Um em cada três jovens adultos pode vir a enfrentar a forma mais grave de covid-19

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA

Um em cada três jovens adultos pode vir a enfrentar a forma mais grave de covid-19. Os fumadores são os principais afetados, numa lista que inclui ainda asmáticos e pessoas com obesidade.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alerta que, embora os pacientes com mais de 65 anos estejam mais vulneráveis do que os jovens a serem hospitalizados devido à covid-19, este fosso está a diminuir.

Conforme o número de casos vai aumentando, os jovens podem já não estar tão protegidos como estavam anteriormente, concluem os cientistas. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista científica Journal of Adolescent Health.

Uma equipa de investigadores determinou a vulnerabilidade através de indicadores como diabetes, asma, doenças imunológicas, doença hepáticas, doenças cardíacas, obesidade e tabagismo nos últimos 30 dias.

Através da análise destes indicadores foi possível aferir, por exemplo, que todos os fumadores estão vulneráveis à forma mais severa de covid-19. Quanto aos não-fumadores, a sua vulnerabilidade ficou-se pelos 16,1%. Ao todo foram analisados 8.400 homens e mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. A vulnerabilidade médica foi de 33% para homens e 30% para mulheres.

“Evidências recentes indicam que o tabagismo está associado a uma maior probabilidade de progressão da covid-19, incluindo aumento da gravidade da doença, admissão nas unidades de cuidados intensivos ou morte. O tabagismo pode ter efeitos significativos em jovens adultos, que geralmente apresentam taxas baixas para a maioria das doenças crónicas”, disse Sally Adams, autora principal do artigo, citada pelo Tech Explorist.

“O risco de ser medicamente vulnerável a doenças graves é reduzido para metade quando os fumadores são removidos da amostra. Os esforços para reduzir o uso de cigarros e cigarros eletrónicos entre jovens adultos provavelmente reduziriam a sua vulnerabilidade a doenças graves”, disse também o coautor Charles Irwin Jr.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será bom que todos se convençam que isto é uma luta de todos e que não cabe apenas aos governos fazer a sua parte, a luta vai ser difícil e devastadora!

    • Pois vai, vai, porque até agora andou quase toda a gente a brincar. Pena é que venha a pagar o justo pelo pecador.
      Há que exigir, impor as regras que se justificam e punir quem não as respeita, antes que o caos se instale e encontre as respostas que ninguém de pleno juízo deseja.

  2. Primeiro sai um estudo que diz que os fumadores parecem ser menos afectados agora já são os + afectados… rsss, já não sei em que aldrabões acreditar…

  3. A realidade e os dados já recolhidos não lhes interessam nada! “Podem vir” … então porque não vieram??? 6 meses de pandemia e nada – mesmo nada – aponta para isso ou sequer coisa parecida – todos os dias vêm com supostos estudos novos e noticias alarmistas, mas na prática continua tudo como sempre – pouquíssimos têm sequer sintomas e casos graves ou mortes são 99,99% em indivíduos com 80 e mais anos ou pessoas com gravíssimos problemas de saúde …. Porque querem assustar e dar uma imagem muito pior que a realidade??? é mau? é grave? Claro que sim, mas é o que é – não vale a pena tentar fazer pior do que é ..

    Pode vir – pode ser – pode …. eu também posso ganhar o euromilhões, sem dúvida nenhuma – é mas é muitíssimo improvável ….. porque é que existe tanta dificuldade em perceber isto? Quem está interessado em arruinar o país para sempre??

RESPONDER

Ordem dos Médicos apresenta seis recomendações para combater o coronavírus

A Ordem dos Médicos divulgou esta segunda-feira um documento com seis recomendações que "visam melhorar o combate à pandemia no imediato e preparar também o inverno". Uma das medidas propostas pelos médicos é impor o …

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …