Um em cada três jovens adultos pode vir a enfrentar a forma mais grave de covid-19

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA

Um em cada três jovens adultos pode vir a enfrentar a forma mais grave de covid-19. Os fumadores são os principais afetados, numa lista que inclui ainda asmáticos e pessoas com obesidade.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alerta que, embora os pacientes com mais de 65 anos estejam mais vulneráveis do que os jovens a serem hospitalizados devido à covid-19, este fosso está a diminuir.

Conforme o número de casos vai aumentando, os jovens podem já não estar tão protegidos como estavam anteriormente, concluem os cientistas. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista científica Journal of Adolescent Health.

Uma equipa de investigadores determinou a vulnerabilidade através de indicadores como diabetes, asma, doenças imunológicas, doença hepáticas, doenças cardíacas, obesidade e tabagismo nos últimos 30 dias.

Através da análise destes indicadores foi possível aferir, por exemplo, que todos os fumadores estão vulneráveis à forma mais severa de covid-19. Quanto aos não-fumadores, a sua vulnerabilidade ficou-se pelos 16,1%. Ao todo foram analisados 8.400 homens e mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. A vulnerabilidade médica foi de 33% para homens e 30% para mulheres.

“Evidências recentes indicam que o tabagismo está associado a uma maior probabilidade de progressão da covid-19, incluindo aumento da gravidade da doença, admissão nas unidades de cuidados intensivos ou morte. O tabagismo pode ter efeitos significativos em jovens adultos, que geralmente apresentam taxas baixas para a maioria das doenças crónicas”, disse Sally Adams, autora principal do artigo, citada pelo Tech Explorist.

“O risco de ser medicamente vulnerável a doenças graves é reduzido para metade quando os fumadores são removidos da amostra. Os esforços para reduzir o uso de cigarros e cigarros eletrónicos entre jovens adultos provavelmente reduziriam a sua vulnerabilidade a doenças graves”, disse também o coautor Charles Irwin Jr.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será bom que todos se convençam que isto é uma luta de todos e que não cabe apenas aos governos fazer a sua parte, a luta vai ser difícil e devastadora!

    • Pois vai, vai, porque até agora andou quase toda a gente a brincar. Pena é que venha a pagar o justo pelo pecador.
      Há que exigir, impor as regras que se justificam e punir quem não as respeita, antes que o caos se instale e encontre as respostas que ninguém de pleno juízo deseja.

  2. Primeiro sai um estudo que diz que os fumadores parecem ser menos afectados agora já são os + afectados… rsss, já não sei em que aldrabões acreditar…

  3. A realidade e os dados já recolhidos não lhes interessam nada! “Podem vir” … então porque não vieram??? 6 meses de pandemia e nada – mesmo nada – aponta para isso ou sequer coisa parecida – todos os dias vêm com supostos estudos novos e noticias alarmistas, mas na prática continua tudo como sempre – pouquíssimos têm sequer sintomas e casos graves ou mortes são 99,99% em indivíduos com 80 e mais anos ou pessoas com gravíssimos problemas de saúde …. Porque querem assustar e dar uma imagem muito pior que a realidade??? é mau? é grave? Claro que sim, mas é o que é – não vale a pena tentar fazer pior do que é ..

    Pode vir – pode ser – pode …. eu também posso ganhar o euromilhões, sem dúvida nenhuma – é mas é muitíssimo improvável ….. porque é que existe tanta dificuldade em perceber isto? Quem está interessado em arruinar o país para sempre??

RESPONDER

Segurança Social baixa apoios a Recibos Verdes. Maioria só vai receber 219 euros

A fórmula de cálculo definida pelo Governo para o "apoio extraordinário à redução da actividade económica", que é concedido a trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, devido ao novo confinamento geral, leva a que muitos …

No primeiro telefonema com um líder estrangeiro, Biden liga a Trudeau

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou na sexta-feira com o seu homólogo canadiano, Justin Trudeau, na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro desde que tomou posse na quarta-feira, anunciou a Casa Branca. Os …

PS alarga vantagem sobre PSD. Chega recupera terceiro lugar (mas apenas 1% das mulheres apoia o partido)

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Observador e para a TVI, se as eleições legislativas fossem hoje, o PS teria a preferência de 42,6% dos portugueses. O partido de António Costa continua com grande …

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …