Um em cada três jovens adultos pode vir a enfrentar a forma mais grave de covid-19

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA

Um em cada três jovens adultos pode vir a enfrentar a forma mais grave de covid-19. Os fumadores são os principais afetados, numa lista que inclui ainda asmáticos e pessoas com obesidade.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) alerta que, embora os pacientes com mais de 65 anos estejam mais vulneráveis do que os jovens a serem hospitalizados devido à covid-19, este fosso está a diminuir.

Conforme o número de casos vai aumentando, os jovens podem já não estar tão protegidos como estavam anteriormente, concluem os cientistas. Os resultados do estudo foram publicados esta segunda-feira na revista científica Journal of Adolescent Health.

Uma equipa de investigadores determinou a vulnerabilidade através de indicadores como diabetes, asma, doenças imunológicas, doença hepáticas, doenças cardíacas, obesidade e tabagismo nos últimos 30 dias.

Através da análise destes indicadores foi possível aferir, por exemplo, que todos os fumadores estão vulneráveis à forma mais severa de covid-19. Quanto aos não-fumadores, a sua vulnerabilidade ficou-se pelos 16,1%. Ao todo foram analisados 8.400 homens e mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos. A vulnerabilidade médica foi de 33% para homens e 30% para mulheres.

“Evidências recentes indicam que o tabagismo está associado a uma maior probabilidade de progressão da covid-19, incluindo aumento da gravidade da doença, admissão nas unidades de cuidados intensivos ou morte. O tabagismo pode ter efeitos significativos em jovens adultos, que geralmente apresentam taxas baixas para a maioria das doenças crónicas”, disse Sally Adams, autora principal do artigo, citada pelo Tech Explorist.

“O risco de ser medicamente vulnerável a doenças graves é reduzido para metade quando os fumadores são removidos da amostra. Os esforços para reduzir o uso de cigarros e cigarros eletrónicos entre jovens adultos provavelmente reduziriam a sua vulnerabilidade a doenças graves”, disse também o coautor Charles Irwin Jr.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Será bom que todos se convençam que isto é uma luta de todos e que não cabe apenas aos governos fazer a sua parte, a luta vai ser difícil e devastadora!

    • Pois vai, vai, porque até agora andou quase toda a gente a brincar. Pena é que venha a pagar o justo pelo pecador.
      Há que exigir, impor as regras que se justificam e punir quem não as respeita, antes que o caos se instale e encontre as respostas que ninguém de pleno juízo deseja.

  2. Primeiro sai um estudo que diz que os fumadores parecem ser menos afectados agora já são os + afectados… rsss, já não sei em que aldrabões acreditar…

  3. A realidade e os dados já recolhidos não lhes interessam nada! “Podem vir” … então porque não vieram??? 6 meses de pandemia e nada – mesmo nada – aponta para isso ou sequer coisa parecida – todos os dias vêm com supostos estudos novos e noticias alarmistas, mas na prática continua tudo como sempre – pouquíssimos têm sequer sintomas e casos graves ou mortes são 99,99% em indivíduos com 80 e mais anos ou pessoas com gravíssimos problemas de saúde …. Porque querem assustar e dar uma imagem muito pior que a realidade??? é mau? é grave? Claro que sim, mas é o que é – não vale a pena tentar fazer pior do que é ..

    Pode vir – pode ser – pode …. eu também posso ganhar o euromilhões, sem dúvida nenhuma – é mas é muitíssimo improvável ….. porque é que existe tanta dificuldade em perceber isto? Quem está interessado em arruinar o país para sempre??

RESPONDER

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …