José Veiga e irmão de Santana Lopes detidos por suspeitas de corrupção

(dr)

-

O ex-empresário do Benfica e o irmão de Santana Lopes foram detidos esta quarta-feira pela PJ por alegados crimes de natureza fiscal.

Foram detidos esta quarta-feira José Veiga, ex-empresário dos encarnados, e Paulo Santana Lopes, irmão do ex-primeiro ministro e atual provedor da Santa Casa, avança a TVI24.

Os dois foram detidos pela Polícia Judiciária esta quarta-feira, juntamente com uma advogada de nacionalidade portuguesa com quem trabalham.

Em causa estarão crimes de natureza fiscal, tal como branqueamento de capitais, crimes de corrupção no comércio internacional, tráfico de influências, participação económica em negócio e fraude fiscal.

De acordo com informações recolhidas pela TVI, o branqueamento de capitais seria feito através de negócios da construção civil e petrolíferos no continente africano.

Segundo o Correio da Manhã, a operação, batizada de “Rota do Atlântico”, está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e ocorreu nas zonas de Lisboa, Braga e Fátima.

Foram realizadas 35 buscas, tendo estado envolvidos cerca de 120 elementos da PJ e 10 magistrados.

A investigação remonta ao final de 2014, num caso que envolve dezenas de milhares de euros, com origem no Congo, de valores não declarados às autoridades portuguesas.

“Os proventos gerados com esta atividade eram utilizados na aquisição de imóveis, veículos de gama alta, sociedades não residentes e outros negócios, utilizando para o efeito pessoas com conhecimentos especiais e colocadas em lugares privilegiados, ocultando a origem do dinheiro e integrando-o na atividade económica licita”, refere a PJ, citada pelo CM.

Recentemente, o Diário de Notícias lançou um artigo sobre José Veiga, no qual relatava os novos negócios do empresário que antes estava fortemente ligado ao futebol.

O diário dava conta de que Veiga se tornou um empresário de sucesso no continente africano, no qual tem negócios, além do Congo, em países como Cabo Verde, Guiné Equatorial, Benim, Nigéria, Costa do Marfim, Togo e Guiné-Conacri.

O ex-empresário do Benfica emprega nesses países mais de seis mil pessoas, entre as quais 1500 são portugueses, e voltou a ser notícia por querer comprar o Banco Internacional de Cabo Verde.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um português de pechisbeque a merecer a honra de comendador. É disto que temos vivido nos últimos anos e não consta que alguém tenha sido condenado a penas que sirvam de exemplo e que leve a pessoas a pensar duas vezes. Há que retirar a nacionalidade a estes ernergúmenos e pô-los na condição de apátridas por talvez só assim aprendem alguma coisa com a vida. E que lhes expropriem os bens que são dos esfomeados deste país. Percebeu sr. veiga e sr. Lopes. Bandidos.

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …