/

José Sócrates quer voltar a prestar declarações a Ivo Rosa

Manuel Fernando Araújo / Lusa

O antigo primeiro-ministro José Sócrates quer voltar a prestar declarações a Ivo Rosa, o juiz responsável pela instrução da Operação Marquês.

De acordo com o Observador, que avança a notícia, o antigo governante pediu oralmente para voltar a ser ouvido dias antes do arranque do debate instrutório, esta quarta-feira.

Sócrates, que já foi ouvido durante cinco dias – mais um do que o previsto – na fase de instrução quer voltar a falar. Contudo, e caso venha a prestar novas declarações, o contexto é diferente: poderá contar com a presença do público e da comunicação social.

As declarações prestadas em novembro do ano passado foram, à porta fechada, por se tratar da fase de produção de prova, tal como recorda o mesmo jornal.

Já o debate instrutório, é, por norma, aberto ao público.

Sabe o Observador que Ivo Rosa não fez qualquer alteração ao despacho de há duas semanas, no qual autorizou e definiu as regras para a entrada dos jornalistas no debate instrutório, que decorrerá no Campus de Justiça a partir desta quarta-feira.

Entretanto, o Tribunal Central de Instrução Criminal confirmou que Sócrates vai mesmo falar, mas antes do arranque dos trabalhos, que se mantém agendado para as 14 horas.

“O interrogatório subsequente de arguido precede ao debate”, pode ler-se na resposta do tribunal ao Observador, que deixa implícito que as declarações de Sócrates serão feitas à porta fechada, sem a presença de público e/ou comunicação social.

O antigo governante é o principal arguido da Operação, que arrancou a 19 de julho de 2013 e culminou na acusação de 28 arguidos (19 pessoas e nove empresas) pela prática de quase duas centenas de ilícitos económico-financeiros.

Ivo Rosa decidirá, no final da fase de instrução, se José Sócrates, que está acusado dos crimes de corrupção, branqueamento, falsificação de documentos e fraude fiscal, vai ou não a julgamento no âmbito da Operação Marquês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.