José Manuel Bolieiro reeleito líder do PSD/Açores (com 99% dos votos)

José Manuel Bolieiro

O presidente do Governo Regional dos Açores, que não tinha oposição, alcançou 99% dos votos, sendo que no total participaram no escrutínio 1.778 militantes.

José Manuel Bolieiro, líder do PSD/Açores, foi eleito para um segundo mandato à frente do partido, conseguindo 99% dos votos nas diretas realizadas este sábado, nas quais não teve oposição.

Em comunicado, a estrutura regional do partido indicou que Bolieiro, também presidente do Governo Regional dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, conseguiu 99% dos votos. Participaram 1.778 militantes no escrutínio.

Foram igualmente eleitos 140 delegados ao 25.º Congresso Regional do PSD/Açores, que se realiza entre 15 e 17 de julho, na ilha de São Miguel, segundo o comunicado.

José Manuel Bolieiro expressou a vontade de a próxima reunião magna do partido “consolidar a opção reformista para a governação dos Açores no quadro da coligação de Governo”, quando exerceu o seu direito de voto

Citado no comunicado, o social-democrata destacou igualmente a importância de, “com humildade democrática, continuar a assegurar estabilidade política e governativa através da solução parlamentar plural que existe”.

O atual presidente do Governo dos Açores foi eleito pela primeira vez líder da estrutura regional a 15 de dezembro de 2019. Nessas eleições, votaram 1.550 pessoas, tendo assegurado 1.526 votos.

O social-democrata foi o sucessor de Alexandre Gaudêncio, alvo de investigação da Polícia Judiciária por suspeita de violação de regras de contratação pública, de urbanismo e ordenamento do território, enquanto desempenhava a função de presidente da Câmara da Ribeira Grande.

“Sem surpresa, mas com renovado espírito de missão e sentido de responsabilidade democrática e política, sou recandidato a presidente do PSD/Açores”, anunciou o também líder do executivo açoriano.

José Manuel Bolieiro referiu, na altura, que “o futuro não pode parar ou inverter o rumo reformista nas prioridades do sucesso na agenda social de desenvolvimento que se propõe para a governação”.

Em outubro de 2020, o social-democrata candidatou-se às eleições legislativas regionais, nas quais o PS foi o partido mais votado, elegendo 25 parlamentares, mas perdeu a maioria absoluta.

PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representam 26 deputados, assinaram um acordo para formar governo, contando ainda com o apoio parlamentar de Chega e Iniciativa Liberal, terminando com 24 anos de governação do PS nos Açores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.