Jornalistas descobrem cidade subterrânea que guarda segredos do Estado Islâmico

Um grupo de jornalistas russos descobriu uma cidade subterrânea cheia de trincheiras e túneis, usados pelo Estado Islâmico para esconder armas e pessoas.

A cidade subterrânea, descoberta por jornalistas do canal televisivo Russia Today, era usada para guardar armas, como esconderijo em caso de ataques aéreos e para transportar petróleo da cidade síria de Al Shaddali – tomada há mais de dois anos pelo DAESH e libertada em fevereiro.

Em fevereiro, o Estado Islâmico abandonou Al Shaddali, deixando para trás um conjunto de documentos – que incluem facturas detalhadas que podem ajudar a esclarecer os negócios e a vida quotidiana dos terroristas.

Os jornalistas encontraram estruturas fortificadas subterrâneas em várias casas da localidade.

Os militantes tinham acesso a diferentes destas fortificações, consoante a sua posição na hierarquia do grupo extremista: os jihadistas mais experientes escondiam-se em abrigos mais protegidos, enquanto os mais novos permaneciam em lugares menos seguros.

Esta mesma táctica foi usada pelo Estado Islâmico em outras cidades ocupadas. Em dezembro, os curdos peshmerga descobriram mais de 70 túneis na cidade de Sinjar no norte do Iraque.

A cidade de Al Shaddali é muito importante estrategicamente, por estar localizada numa área rica em óleo e gás. Mais de 40% das receitas do DAESH foram ganhas com vendas ilegais de petróleo.

Além disso, a cidade faz ligação entre Raqqa, de facto a capital do Estado Islâmico, e Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, que esteve sob o controle dos militantes desde junho de 2014.

ZAP / Abr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Racqa a capital…do Estado Islâmico? Capital? Mas o daesh é algum país? O isis é alguma nação? Quem o afirma não deve ter a noção do que é um país, um Estado, uma nação. Agora, toda a gente sabe que o petróleo é uma das suas fontes de rendimento. Mas, eles vendem o petróleo a quem? Quem é que o compra? Não é o meu vizinho, é um país ou um intermediário que encha os bolsos à custa do sacrificio de milhares de vidas. Eu não acredito que ninguém saiba quem são os compradores. Aí é que é de atacar porque esses criminosos, sem fontes de receita, vão decaindo na sua influência até chegar à derrota final.

    • Caro Cabinda,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Usámos a expressão “de facto a capital do Estado Islâmico” precisamente para realçar a diferença entre o que é “de direito” e o que é “de facto”.

    • Já pensou que quem sabe desse negócio da venda do petróleo a quem não o deve comprar, pode estar a receber mto dinheiro para se calar? Pense nisso, pois todos sabemos que o nosso mundo é um mundo corrupto e há mto quem se venda por quaisquer patacos. O dinheiro corrompe toda a gente, é preciso é ter oportunidade para ser corrompido.

RESPONDER

CDS critica PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa

O CDS está "chocado" por a TAP ir abandonar as quatro rotas que opera no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e critica o PS por obrigar portugueses a pagar "buraco" da TAP para servir apenas Lisboa. O …

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …