Jornalistas descobrem cidade subterrânea que guarda segredos do Estado Islâmico

Um grupo de jornalistas russos descobriu uma cidade subterrânea cheia de trincheiras e túneis, usados pelo Estado Islâmico para esconder armas e pessoas.

A cidade subterrânea, descoberta por jornalistas do canal televisivo Russia Today, era usada para guardar armas, como esconderijo em caso de ataques aéreos e para transportar petróleo da cidade síria de Al Shaddali – tomada há mais de dois anos pelo DAESH e libertada em fevereiro.

Em fevereiro, o Estado Islâmico abandonou Al Shaddali, deixando para trás um conjunto de documentos – que incluem facturas detalhadas que podem ajudar a esclarecer os negócios e a vida quotidiana dos terroristas.

Os jornalistas encontraram estruturas fortificadas subterrâneas em várias casas da localidade.

Os militantes tinham acesso a diferentes destas fortificações, consoante a sua posição na hierarquia do grupo extremista: os jihadistas mais experientes escondiam-se em abrigos mais protegidos, enquanto os mais novos permaneciam em lugares menos seguros.

Esta mesma táctica foi usada pelo Estado Islâmico em outras cidades ocupadas. Em dezembro, os curdos peshmerga descobriram mais de 70 túneis na cidade de Sinjar no norte do Iraque.

A cidade de Al Shaddali é muito importante estrategicamente, por estar localizada numa área rica em óleo e gás. Mais de 40% das receitas do DAESH foram ganhas com vendas ilegais de petróleo.

Além disso, a cidade faz ligação entre Raqqa, de facto a capital do Estado Islâmico, e Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, que esteve sob o controle dos militantes desde junho de 2014.

ZAP / Abr

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Racqa a capital…do Estado Islâmico? Capital? Mas o daesh é algum país? O isis é alguma nação? Quem o afirma não deve ter a noção do que é um país, um Estado, uma nação. Agora, toda a gente sabe que o petróleo é uma das suas fontes de rendimento. Mas, eles vendem o petróleo a quem? Quem é que o compra? Não é o meu vizinho, é um país ou um intermediário que encha os bolsos à custa do sacrificio de milhares de vidas. Eu não acredito que ninguém saiba quem são os compradores. Aí é que é de atacar porque esses criminosos, sem fontes de receita, vão decaindo na sua influência até chegar à derrota final.

    • Caro Cabinda,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Usámos a expressão “de facto a capital do Estado Islâmico” precisamente para realçar a diferença entre o que é “de direito” e o que é “de facto”.

    • Já pensou que quem sabe desse negócio da venda do petróleo a quem não o deve comprar, pode estar a receber mto dinheiro para se calar? Pense nisso, pois todos sabemos que o nosso mundo é um mundo corrupto e há mto quem se venda por quaisquer patacos. O dinheiro corrompe toda a gente, é preciso é ter oportunidade para ser corrompido.

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …