Jornalista que namorou com Sócrates quer proibir notícias sobre Operação Marquês

(cv) TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio avançou com uma acção judicial contra várias publicações, esperando que sejam proibidas de publicar factos que a envolvam no âmbito das escutas telefónicas feitas a José Sócrates na Operação Marquês.

A ex-namorada do primeiro-ministro intentou uma “acção especial de tutela de personalidade, do nome e da correspondência” no Tribunal Cível de Lisboa, conforme noticia o Sol, uma das publicações visadas.

Além do semanário, Fernanda Câncio tem ainda na mira os jornais i e Correio da Manhã, as revistas Sábado e Flash! e a CMTV.

A jornalista do Diário de Notícias solicita ao Tribunal que estes órgãos de informação sejam “proibidos de noticiarem quaisquer factos respeitantes ao relacionamento pessoal com José Sócrates, de que não resulte qualquer relevância penal”, que constem nas escutas telefónicas efectuadas ao ex-governante e a ela própria no domínio da Operação Marquês.

Esta ideia aplica-se a “cartas, e-mails, mensagens de telemóvel, fotografias e/ou filmes, autos de vigilância e conversas telefónicas”, cita o mesmo jornal.

Através do seu perfil do Twitter, a jornalista já veio dizer que não quer “impedir notícias”, mas sim “impedir não notícias baseadas em coscuvilhice, devassa e voyeurismo“.

Este tipo de “acção especial de tutela de personalidade, do nome e da correspondência” preconiza uma decisão célere, uma vez que está em causa a defesa dos direitos de personalidade.

O caso vai ser apreciado a 13 de Novembro. A jornalista espera que o Tribunal lhe dê razão e quer ver cada notícia publicada indevidamente punida com uma multa de 200 mil euros.

Fernanda Câncio anexa à acção vários artigos publicados nos últimos tempos, nos quais é referida como a “namorada” ou “ex-namorada” de Sócrates, facto que ela entende ser “achincalhante e desprimoroso” e um “desrespeito pela sua vida privada”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ó rica, esta com medo de ser apanhada a pedir benesses ao Zé? Também deve ter mamado pouco deve, do bolo . Escreva uns pasquins sobre a quinta da tvi.

  2. Deixa ver, é a primeira tentativa para as escutas serem destruídas, já vimos essa pouca vergonha. Mas os Portugueses lembram-se.

  3. essa mulherzinha…agraciada com um belo tacho pelo seu suposto namoro com essa figurinha que governou o pais entre as mãos da palla e dos amigos banqueiros, ainda tem lata para vir a publico exigir o que quer que seja????
    para quando saber como é que essa fulana conseguiu o lugar que tem neste momento? também fez prova oral a algum examinador ao domingo????

RESPONDER

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …