Jornalista que namorou com Sócrates quer proibir notícias sobre Operação Marquês

(cv) TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio avançou com uma acção judicial contra várias publicações, esperando que sejam proibidas de publicar factos que a envolvam no âmbito das escutas telefónicas feitas a José Sócrates na Operação Marquês.

A ex-namorada do primeiro-ministro intentou uma “acção especial de tutela de personalidade, do nome e da correspondência” no Tribunal Cível de Lisboa, conforme noticia o Sol, uma das publicações visadas.

Além do semanário, Fernanda Câncio tem ainda na mira os jornais i e Correio da Manhã, as revistas Sábado e Flash! e a CMTV.

A jornalista do Diário de Notícias solicita ao Tribunal que estes órgãos de informação sejam “proibidos de noticiarem quaisquer factos respeitantes ao relacionamento pessoal com José Sócrates, de que não resulte qualquer relevância penal”, que constem nas escutas telefónicas efectuadas ao ex-governante e a ela própria no domínio da Operação Marquês.

Esta ideia aplica-se a “cartas, e-mails, mensagens de telemóvel, fotografias e/ou filmes, autos de vigilância e conversas telefónicas”, cita o mesmo jornal.

Através do seu perfil do Twitter, a jornalista já veio dizer que não quer “impedir notícias”, mas sim “impedir não notícias baseadas em coscuvilhice, devassa e voyeurismo“.

Este tipo de “acção especial de tutela de personalidade, do nome e da correspondência” preconiza uma decisão célere, uma vez que está em causa a defesa dos direitos de personalidade.

O caso vai ser apreciado a 13 de Novembro. A jornalista espera que o Tribunal lhe dê razão e quer ver cada notícia publicada indevidamente punida com uma multa de 200 mil euros.

Fernanda Câncio anexa à acção vários artigos publicados nos últimos tempos, nos quais é referida como a “namorada” ou “ex-namorada” de Sócrates, facto que ela entende ser “achincalhante e desprimoroso” e um “desrespeito pela sua vida privada”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ó rica, esta com medo de ser apanhada a pedir benesses ao Zé? Também deve ter mamado pouco deve, do bolo . Escreva uns pasquins sobre a quinta da tvi.

  2. Deixa ver, é a primeira tentativa para as escutas serem destruídas, já vimos essa pouca vergonha. Mas os Portugueses lembram-se.

  3. essa mulherzinha…agraciada com um belo tacho pelo seu suposto namoro com essa figurinha que governou o pais entre as mãos da palla e dos amigos banqueiros, ainda tem lata para vir a publico exigir o que quer que seja????
    para quando saber como é que essa fulana conseguiu o lugar que tem neste momento? também fez prova oral a algum examinador ao domingo????

RESPONDER

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …

Governo espanhol aprova indultos a nove líderes independentistas catalães na prisão

O governo espanhol aprovou esta terça-feira a concessão de indultos a nove líderes independentistas catalães a cumprir penas de prisão pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação daquela região espanhola em 2017, anunciou o primeiro-ministro …