Jornalista que namorou com Sócrates quer proibir notícias sobre Operação Marquês

(cv) TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio na TVI24

A jornalista Fernanda Câncio avançou com uma acção judicial contra várias publicações, esperando que sejam proibidas de publicar factos que a envolvam no âmbito das escutas telefónicas feitas a José Sócrates na Operação Marquês.

A ex-namorada do primeiro-ministro intentou uma “acção especial de tutela de personalidade, do nome e da correspondência” no Tribunal Cível de Lisboa, conforme noticia o Sol, uma das publicações visadas.

Além do semanário, Fernanda Câncio tem ainda na mira os jornais i e Correio da Manhã, as revistas Sábado e Flash! e a CMTV.

A jornalista do Diário de Notícias solicita ao Tribunal que estes órgãos de informação sejam “proibidos de noticiarem quaisquer factos respeitantes ao relacionamento pessoal com José Sócrates, de que não resulte qualquer relevância penal”, que constem nas escutas telefónicas efectuadas ao ex-governante e a ela própria no domínio da Operação Marquês.

Esta ideia aplica-se a “cartas, e-mails, mensagens de telemóvel, fotografias e/ou filmes, autos de vigilância e conversas telefónicas”, cita o mesmo jornal.

Através do seu perfil do Twitter, a jornalista já veio dizer que não quer “impedir notícias”, mas sim “impedir não notícias baseadas em coscuvilhice, devassa e voyeurismo“.

Este tipo de “acção especial de tutela de personalidade, do nome e da correspondência” preconiza uma decisão célere, uma vez que está em causa a defesa dos direitos de personalidade.

O caso vai ser apreciado a 13 de Novembro. A jornalista espera que o Tribunal lhe dê razão e quer ver cada notícia publicada indevidamente punida com uma multa de 200 mil euros.

Fernanda Câncio anexa à acção vários artigos publicados nos últimos tempos, nos quais é referida como a “namorada” ou “ex-namorada” de Sócrates, facto que ela entende ser “achincalhante e desprimoroso” e um “desrespeito pela sua vida privada”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ó rica, esta com medo de ser apanhada a pedir benesses ao Zé? Também deve ter mamado pouco deve, do bolo . Escreva uns pasquins sobre a quinta da tvi.

  2. Deixa ver, é a primeira tentativa para as escutas serem destruídas, já vimos essa pouca vergonha. Mas os Portugueses lembram-se.

  3. essa mulherzinha…agraciada com um belo tacho pelo seu suposto namoro com essa figurinha que governou o pais entre as mãos da palla e dos amigos banqueiros, ainda tem lata para vir a publico exigir o que quer que seja????
    para quando saber como é que essa fulana conseguiu o lugar que tem neste momento? também fez prova oral a algum examinador ao domingo????

RESPONDER

"Onde estão as provas?". Advogado de Brueckner diz que o seu cliente "nunca" irá a julgamento no caso de Maddie McCann

Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse este domingo estar "certo" de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, "nunca" chegará a julgamento. "Onde estão as provas? Porque que …

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …