/

Jornal de Angola critica Portugal pela segunda vez em três dias

4

d.r. Jornal de Angola

-

O Jornal de Angola volta esta quinta-feira a criticar Portugal, pela segunda vez em três dias, e novamente sobre a Guiné Equatorial, acusando os portugueses de darem “lições de democracia” quando no país “há crianças a morrer de fome”.

Em causa está a adesão da Guiné Equatorial, antiga colónia espanhola em África, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), concretizada quarta-feira na Cimeira de Díli, em Timor-Leste, apesar das dúvidas lançadas a partir de Portugal.

“Os portugueses têm um grande orgulho na expansão marítima da qual resultou o seu império. Mas agora há países e povos que guardam a memória desse passado comum e querem pertencer à CPLP. Alguns renegam esse passado e opõem-se ao alargamento da organização. São demasiado pequenos para a grandeza da Língua Portuguesa”, afirma o editorial.

No editorial, intitulado “A grandeza da língua“, o diário estatal recorda que parte do território da Guiné Equatorial “já foi colónia portuguesa” e que a ilha de Fernando Pó, atual Bioko, recebeu o nome do navegador português, o mesmo acontecendo com a ilha de Ano-Bom.

“Mas na pequena ilha Ano-Bom está um tesouro da lusofonia: fala-se crioulo (fá d’ambô) que tem por base o português arcaico e que chegou quase incólume aos nossos dias”, diz o jornal.

Afirma que “está provado” que aquelas ilhas “foram povoadas por escravos angolanos” e que Angola pretende “ir lá render homenagem” aos antepassados.

“Agora que Fernando Pó e Ano-Bom fazem parte da CPLP, mais facilmente podemos cumprir esse dever. Mas sem a companhia das elites estrábicas, que nem sequer foram capazes de defender a dulcíssima língua portuguesa do Acordo Ortográfico“, lê-se.

Sobre as dúvidas em torno da adesão da Guiné Equatorial, o Jornal de Angola já tinha criticado Portugal no editorial de terça-feira, o mesmo dia em que o vice-primeiro-ministro Paulo Portas foi recebido em Luanda pelo Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

Hoje é a vez de o ministro da Economia, António Pires de Lima, visitar a capital angolana.

“Os angolanos querem saber mais sobre a Língua Portuguesa. Os portugueses deviam ter o mesmo interesse, mas pelos vistos só estão interessados em dar lições de democracia, quando dentro das suas portas há crianças a morrer de fome“, diz o editorial.

O matutino volta a referir-se às “elites portuguesas ignorantes e corruptas“, afirmando que com a introdução do português como língua oficial no país “esse argumento deixou de valer”.

Num dos artigos mais críticos de Portugal dos últimos meses, aquele jornal diz que “em Lisboa surgiram numerosas vozes contra a adesão” mas que “nunca chegarão aos céus”, provenientes de “políticos e líderes de opinião”.

“O que revela uma contradição insanável eivada de ignorância e uma tendência inquietante para criar um apartheid nas relações internacionais”, escreve o matutino.

Diz por isso que não se “compreende a soberba com que em Portugal tratam a Guiné Equatorial e o Presidente Obiang“.

O editorial classifica o tema da pena de morte, invocado por Lisboa, como muito débil, tendo em conta que os Estados Unidos “executam todos os dias condenados à pena capital” e que “nem por isso os porta-vozes dessas elites querem expulsar o seu aliado da NATO”.

“Pelo contrário, quando Washington anunciou que ia sair da Ilha Terceira, nos Açores, por já não ter interesse na Base das Lajes, todos se puseram de joelhos, implorando que a base aérea continue”, crítica, em editorial, o Jornal de Angola.

/Lusa

4 Comments

  1. Talvez esteja na hora de Portugal sair da CPLP e deixar isso para Angolanos, Brasileiros, Timorenses e outros países que estejam agarrados a essa comunidade.
    Se não conseguirmos “enterrar” o passado, jamais seremos capazes de seguir o caminho em frente.
    E a verdade é que aquele grupo de países, em que muitos dos nativos nem sabem manter um diálogo em português, ou o fazem e uma forma pouco correcta, só nos vêm como trampolim para uma entrada na Europa.

  2. É bem verdade o que diz amigo, é pena que os nossos governantes não os tenham no sitio para responderem a estas criticas dos angolanos, e que se andem a rebaixar a ir a luanda pedir dinheiro e investimentos para Portugal, isto porque eles delapidaram os nossos cofres até ao fundo. Essas criticas vindas de angolas são engraçadas, vindas de um pais em que a democracia funciona em pleno, eu mando e tu obedeces, é mais ou menos isso, mas para mim que sou Português isso pouco me interessa, quero lá saber do bem estar ou não dos angolanos, agora não falem mal do meu pais pois há uns anos atras sabia-lhes bem virem para cá para matarem a fome.

  3. COMENTÁRIO – ITACA. 1 – JULHO 2014
    Nunca escrevi nenhum comentário sobre qualquer tema publicado, mas ao fim de muitos anos acho que será interessante uma opinião sem hipocrisias sobre temas , comentário este que nunca terá qualquer efeito mas de qualquer forma acho que deve ser feito , conforme abaixo.
    Não tenho qualquer ligação política ou ligada a lobies de qualquer espécie , sendo apenas uma peça num universo de milhões de indivíduos por todo o mundo.

    ANGOLA – As criticas do jornal de Angola tem validade , pois Portugal e os seus muitos medíocres iluminados, tende a pensar que o mundo pertence a essa sua mediania , sem pensar que os outros países incluindo os Africanos tem vontade própria , pensam de per si e tem o direito de optar pelas soluções mais apropriadas para a sua existência.

    PORTUGAL – é um país de boa gente na sua maioria , mas tem uma grande quantidade , dos chamados DEMOCRATAS , que conhecem pouco do mundo , nunca saíram de Portugal, são altamente provincianos ,egoístas e, invejosos podendo ainda dize-lo com autoridade pois vivi em vários países por todo o mundo , ias como – INGLATERRA / FRANÇA / ESPANHA / BRASIL / ANGOLA / NIGERIA, TENDO CONVIVIDO i com diversas culturas e acho que em todos os países há também COMO EM Portugal e/ou Angola muito boa gente . Digamos em todos os países do mundo há com mais ou menos intensidade : FOME / ANALFABETISMO / CORRUPÇÃO / INJUSTIÇAS e todo o tipo de ABUSOS DE LIBERDADE .
    Como diz o jornal de Angola , nos Estados Unidos há PENA DE MORTE e Portugal nada comenta , sendo como é lógico e conveniente um parceiro altamente credível , porque os interesses naturais na nação assim o exigem.
    Diz-se que os países africanos são 3º mundistas e é verdade , mas o que não se diz é que Portugal é um País de 4º mundo , pois os africanos conhecem o novo mundo há muito menos tempo que os portuguese e por tal fazem as suas asneiritas e Portugal que conhece o novo mundo há muito tempo faz coisas infinitamente piores que os 3º mundistas. Ora sendo assim como sabem e fazem pior que os 3º mundistas que não sabem melhor ,então acho que são 4º mundistas e acima de todo convencidos e ignorantes.
    O mundo está de pernas para o ar.
    Dou como exemplo universal uma situação conhecida de todos, exemplo esse , entre milhões de situações gritantes de injustiças ou opiniões viciadas perante os povos .

    SEM QUALQUER CONOTAÇÃO POLÍTICA OU RELIGIOSA
    – a Princesa Diana , foi uma mulher mundana , que fez todo o tipo de atos deploráveis , prejudicando o bom nome de uma família Real , conspurcando o nome da coroa Inglesa. Morreu após uma loucura de excitamento , conforme se viu no filme da vídeo vigilância. Declarou numa entrevista televisiva , ainda em vida , que tinha tido amantes que era uma mulher de mau porte etc.. e não se diga que não foi assim pois eu tenho uma gravação dessa entrevista vergonhosa para qualquer mulher decente e corrente sem responsabilidades politico sociais. Foi para Angola dar uma voltinha num qualquer local com óculos e protetores de explosões , dizendo que estava a fazer bem aos pobres meninos de Angola mutilados por minas que infelizmente existiam devido naturalmente a uma guerra que felizmente acabou para o bem de Angola e seu bom Povo. Por tudo aquilo que fez , MAL , teve honras de PRINCESA DO POVO , e imensas publicações como tendo sido uma coitadinha que faleceu num infeliz acidente de viação , isto sem falar em todas as manifestações mundiais , para meu espanto principalmente de mulheres , que acharam que aquela pessoa desprezível era o exemplo de ser mulher , criando-se à altura certos tipos de tendência de moda feminina . Um verdadeiro descalabro civilizacional .

    -a MADRE TERESA DE CALCUTÁ , foi uma rainha , a todos os títulos , uma alma de ser humano impar , desinteressada que dedicou toda a sua vida , com risco da mesma, aos pobres ,leproso, doentes e populações desprotegidas , tendo como se sabe feito ouvir a sua voz por todo o mundo incluindo em sede das Nações Unidas . Poderia estar aqui a mencionar milhares de situações em que aquela mulher atuou em prole do próximo o que é desnecessário pois todos sabemos a obra efetuada pela aquela VERDADEIRA PRINCESA e RAINHA da humanidade e de todas as mulheres que se prezam de o ser . O mundo as sociedades e os media , após sua morte na época em que a diana também morreu , pouco ou nada disseram ,achando eu que foi uma verdadeira injustiça humana , muito embora tenha a certeza que MADRE TERESA DE CALCUTA , se fosse viva nada se importaria com tais mordomias , pois não foi para isso que se aplicou à causa comum universal durante uma vida inteira .

    É realmente uma miséria ,os tempos em que vivemos já há bastantes anos a esta parte.

    Haveria muito mas mesmo muito para falar e comentar , mas certamente o espaço de uma só vez não o permitiria.

    Se tiver oportunidade ou disposição num outro qualquer ,dia voltarei à liça

    ITACA

  4. Vou ser muito curto e directo.
    É com tristeza e vergonha que leio estas palavras do jornal Angolano, sendo que sou obrigado a concordar com elas.
    Continuamos a ter uma classe politica que não mereciamos ter, ou será que merecemos?
    Bem pensando, talvez sim.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.