Jornal alemão que reproduziu caricaturas de Maomé atacado

Um jornal alemão da cidade de Hamburgo que reproduziu caricaturas do profeta Maomé do jornal francês Charlie Hebdo foi alvo de um incêndio criminoso na manhã de hoje, revelou a polícia.

O jornal alemão “Hamburger Morgenpost” foi alvo esta madrugada de um ataque, com uma bomba incendiária caseira, que foi atirada do pátio interno do edifício.

“Foram atiradas pedras e, de seguida, objectos incendiários às janelas do jornal”, disse um porta-voz da polícia, citado pela agência AFP.

O ataque, perpetrado por desconhecidos, não provocou feridos, mas destruiu parte do arquivo do jornal, acrescentaram as autoridades.

O mesmo porta-voz salientou que o fogo foi rapidamente extinto.

O “Hamburger Morgenpost” foi um dos diários alemães que no dia seguinte ao atentado contra o Charlie Hebdo publicou algumas das caricaturas de Maomé do jornal satírico francês.

Detido suspeito de pertencer ao Estado Islâmico

O Ministério Público alemão anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de pertencer ao Estado Islâmico, portador de passaporte alemão e que regressou em novembro da Síria.

Segundo um comunicado oficial, o suspeito, de 24 anos, foi detido por uma unidade especial do corpo de polícia em Dinsalken, num estado da zona oeste, e tinha viajado para a Síria em outubro de 2013, tendo regressado à Alemanha em finais de 2014.

Na Síria, há suspeitas de que pudesse ter ingressado nas fileiras do jihadismo.

De acordo com a nota do Ministério Público, não há provas de que planeasse realizar ataques e a sua prisão não está relacionada com os atentados recentes em Paris, que vitimaram 17 pessoas mais os três supostos autores dos ataques.

Segundo a imprensa alemã, as autoridades foram alertadas pelos serviços secretos norte-americanos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …