/

Jornal alemão que reproduziu caricaturas de Maomé atacado

Um jornal alemão da cidade de Hamburgo que reproduziu caricaturas do profeta Maomé do jornal francês Charlie Hebdo foi alvo de um incêndio criminoso na manhã de hoje, revelou a polícia.

O jornal alemão “Hamburger Morgenpost” foi alvo esta madrugada de um ataque, com uma bomba incendiária caseira, que foi atirada do pátio interno do edifício.

“Foram atiradas pedras e, de seguida, objectos incendiários às janelas do jornal”, disse um porta-voz da polícia, citado pela agência AFP.

O ataque, perpetrado por desconhecidos, não provocou feridos, mas destruiu parte do arquivo do jornal, acrescentaram as autoridades.

O mesmo porta-voz salientou que o fogo foi rapidamente extinto.

O “Hamburger Morgenpost” foi um dos diários alemães que no dia seguinte ao atentado contra o Charlie Hebdo publicou algumas das caricaturas de Maomé do jornal satírico francês.

Detido suspeito de pertencer ao Estado Islâmico

O Ministério Público alemão anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de pertencer ao Estado Islâmico, portador de passaporte alemão e que regressou em novembro da Síria.

Segundo um comunicado oficial, o suspeito, de 24 anos, foi detido por uma unidade especial do corpo de polícia em Dinsalken, num estado da zona oeste, e tinha viajado para a Síria em outubro de 2013, tendo regressado à Alemanha em finais de 2014.

Na Síria, há suspeitas de que pudesse ter ingressado nas fileiras do jihadismo.

De acordo com a nota do Ministério Público, não há provas de que planeasse realizar ataques e a sua prisão não está relacionada com os atentados recentes em Paris, que vitimaram 17 pessoas mais os três supostos autores dos ataques.

Segundo a imprensa alemã, as autoridades foram alertadas pelos serviços secretos norte-americanos.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.