Jony Ive, designer do iPhone, abandona a Apple após 30 anos

O designer industrial responsável pelo iPhone, Mac e iPod, Jony Ive, está de saída do seu cargo na Apple para criar a sua própria empresa. Estava na firma americana há 30 anos.

O profissional agora vai investir numa empresa de design independente, que deve contar com a Apple como um de seus primeiros clientes. Batizada de LoveFrom, a empresa será comandada por Ive ao lado do famoso designer Marc Newson.

No entanto, mesmo com a sua saída da firma, o designer ainda deve prestar serviços a uma série de projetos da Apple, na qual trabalhou por cerca de 30 anos.

“A Apple vai continuar a beneficiar do talento de Jony, trabalhando diretamente com ele em projetos exclusivos e continuando o trabalho em curso com a brilhante e dedicada equipa de design que ele criou”, disse Tim Cook, CEO da Apple, num comunicado oficial.

Cook diz ainda que, depois de tanto tempo em parceria com Ive, está feliz que a relação continue a evoluir e está ansioso para trabalhar com o designer por um muito mais tempo no futuro.

Jony Ive é um dos mais reconhecidos designers industriais do mundo, ostentando no seu currículo produtos de sucesso da Apple, como iPhone, Mac, iPod, iPad, Apple Watch, entre outros. Criou ainda o design do campus Apple Park, conhecido como “nave espacial”.

Ive também ajudou a reinventar o iOS com a versão 7, lançada em 2013, assim como o macOS. O seu trabalho mais recente na empresa aconteceu com o novo Mac Pro, que chega ao mercado até o fim deste ano.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …