O ator norte-americano John Malkovich recebe, este sábado, a medalha de ouro atribuída pela autarquia de Lisboa, na antestreia do filme “As variações de Casanova”, na Fundação Calouste Gulbenkian, revelou o Lisbon & Estoril Film Festival.
John Malkovich, que receberá a Medalha Municipal, Grau Ouro, é umas das personalidades homenageadas nesta edição do festival. Contará com uma retrospetiva do trabalho, como ator e produtor, e com uma exposição de fotografia de Sandro Miller, que inaugura hoje no Casino Estoril.
No final de outubro a autarquia de Lisboa aprovou por unanimidade a atribuição da medalha municipal, proposta pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.
A vereadora justificou a homenagem pelo envolvimento de John Malkovich com o cinema português, através do qual “estabelece e aprofunda a sua ligação afetiva com Lisboa e com o país”.
“A paixão de John Malkovich por Lisboa e por Portugal é reconhecida e o ator mantém-se um porta-voz internacional encantado com a afabilidade local, a geografia e o clima da cidade, a arquitetura e a diversidade cultural”, defendia Catarina Vaz Pinto na proposta.
John Malkovich receberá a medalha municipal na Fundação Calouste Gulbenkian, antes da projeção de “As variações de Casanova”, de Michael Sturminger, no qual interpreta o papel de Giacomo Casanova. O filme foi totalmente rodado em Portugal.
O ator norte-americano, de 60 anos, tinha estado em 2010 no Lisbon & Estoril Film Festival, onde revelou a faceta de designer de moda.
John Malkovich fez parte do elenco de três dos filmes de Manoel de Oliveira – “O Convento”, “Filme Falado” e “Vou para Casa”, participou ainda em “As linhas de Wellington”, de Valeria Sarmiento – também rodado em Portugal -, e é sócio da discoteca Lux e do restaurante Bica do Sapato, ambos em Lisboa.
/Lusa