John Malkovich recebe medalha de ouro de Lisboa

eyeline-imagery / Flickr

O actor John Malkovich

O actor John Malkovich

O ator norte-americano John Malkovich recebe, este sábado, a medalha de ouro atribuída pela autarquia de Lisboa, na antestreia do filme “As variações de Casanova”, na Fundação Calouste Gulbenkian, revelou o Lisbon & Estoril Film Festival.

John Malkovich, que receberá a Medalha Municipal, Grau Ouro, é umas das personalidades homenageadas nesta edição do festival. Contará com uma retrospetiva do trabalho, como ator e produtor, e com uma exposição de fotografia de Sandro Miller, que inaugura hoje no Casino Estoril.

No final de outubro a autarquia de Lisboa aprovou por unanimidade a atribuição da medalha municipal, proposta pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

A vereadora justificou a homenagem pelo envolvimento de John Malkovich com o cinema português, através do qual “estabelece e aprofunda a sua ligação afetiva com Lisboa e com o país”.

A paixão de John Malkovich por Lisboa e por Portugal é reconhecida e o ator mantém-se um porta-voz internacional encantado com a afabilidade local, a geografia e o clima da cidade, a arquitetura e a diversidade cultural”, defendia Catarina Vaz Pinto na proposta.

John Malkovich receberá a medalha municipal na Fundação Calouste Gulbenkian, antes da projeção de “As variações de Casanova”, de Michael Sturminger, no qual interpreta o papel de Giacomo Casanova. O filme foi totalmente rodado em Portugal.

O ator norte-americano, de 60 anos, tinha estado em 2010 no Lisbon & Estoril Film Festival, onde revelou a faceta de designer de moda.

John Malkovich fez parte do elenco de três dos filmes de Manoel de Oliveira – “O Convento”, “Filme Falado” e “Vou para Casa”, participou ainda em “As linhas de Wellington”, de Valeria Sarmiento – também rodado em Portugal -, e é sócio da discoteca Lux e do restaurante Bica do Sapato, ambos em Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …